Um livro didático só vira conteúdo didático quando alguém o usa para ensinar

Quando tinha cerca de nove anos, Julito Ibrahim abriu o livro que havia recebido na escola e encontrou a letra de “João e Maria”, de Chico Buarque e Sivuca. No meio daqueles versos, uma palavra o interrompeu: “bodoc”.

Ele não sabia o que significava e levou a dúvida para a professora. Descobriu que bodoc era um estilingue, mas a resposta trouxe outra pergunta. Se existia a palavra “estilingue”, por que alguém escolheria aquela outra?

A professora mostrou que “bodoc” rimava com “rock”. A palavra que parecia estranha começou então a revelar uma escolha de linguagem e, com ela, uma primeira percepção de como a rima organiza um texto.

Anos depois, já trabalhando com conteúdos didáticos, Julito passou a contar essa história às equipes editoriais. Alguém havia selecionado aquela canção e decidido incluí-la no material. O livro passou por edição, revisão e projeto gráfico, mas a descoberta sobre poesia aconteceu depois, quando uma criança encontrou uma palavra desconhecida e uma professora percebeu ali uma possibilidade de ensino.

É a partir dessa distância entre o material produzido e o material em uso que Julito pensa o trabalho com conteúdos didáticos.

O professor como coautor

Dentro de uma editora, a conclusão de um livro encerra um processo longo. Quando a equipe anuncia que acabou, Julito costuma responder que, dali em diante, começa outra parte do trabalho.

Na sala de aula, o professor pode dedicar mais tempo a uma passagem, alterar uma atividade ou aproximar o conteúdo de algo que aconteceu com aquela turma. Também pode abandonar uma proposta prevista quando percebe que outro caminho funciona melhor.

Por isso, Julito descreve o professor como coautor do conteúdo didático. A formulação desloca parte da autoria para o uso, porque nenhuma equipe editorial consegue antecipar completamente o que uma turma fará com aquilo que recebeu.

Marisa Lajolo desenvolve uma ideia próxima ao discutir a relação entre professor e livro didático. Em Livro didático: um (quase) manual de usuário, publicado em 1996, ela observa que esses materiais podem influenciar aquilo que se ensina e as estratégias adotadas em sala, mas atribui ao professor a tarefa de estabelecer relações com a experiência dos alunos e adaptar o material às necessidades da turma.

A palavra “coautor” ajuda justamente porque evita tratar o professor como alguém que apenas aplica um conteúdo pronto. O livro organiza possibilidades; a aula decide como elas serão mobilizadas.

Até onde um material deve planejar a aula?

Essa questão aparece com mais clareza quando o conteúdo tenta orientar demais o professor.

Julito lembra de materiais que chegavam a indicar que o docente deveria apagar a lousa, fazer a chamada e escrever determinada frase antes de prosseguir. O apoio, nesses casos, começava a se aproximar de um roteiro de execução.

Algum grau de planejamento faz parte do próprio trabalho editorial. Uma atividade precisa de um encaminhamento, e as orientações ao professor podem explicitar objetivos que não aparecem diretamente para o aluno. A dificuldade surge quando o material tenta incorporar decisões que dependem da situação concreta da aula.

Uma turma pode chegar a determinado assunto com repertório diferente daquele previsto no livro. Uma pergunta pode mudar a direção da conversa, e uma referência trazida pelo professor pode aproximar um conceito que permanecia distante no texto.

Lajolo já chamava atenção para o peso que o livro didático pode assumir em contextos nos quais ele passa a condicionar conteúdos e estratégias de ensino. O problema, então, não está na existência de orientação, mas no quanto ela deixa espaço para julgamento pedagógico.

Produzir um bom material envolve pensar também nessa medida. Há momentos em que o professor precisa de mais contexto para compreender a proposta de uma atividade; em outros, a melhor decisão editorial consiste em não fechar o percurso antes que a aula aconteça.

A história de “bodoc” mostra bem esse limite. O livro levou a canção até a sala, mas não continha a pergunta que Julito faria nem a resposta que a professora encontraria para ela. Foi nesse pequeno desvio que o conteúdo ganhou outra dimensão e virou uma aula sobre linguagem.

Essa relação entre planejamento editorial, intenção pedagógica e uso em sala atravessa o curso Conteúdos Didáticos, da LabPub. A proposta parte justamente das decisões envolvidas na criação de materiais para educação e acompanha o caminho entre o que se concebe na editora e o que efetivamente chega ao professor e ao aluno.

Está gostando do conteúdo, compartilhe!

Posts recentes

plugins premium WordPress