Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificados de cada curso realizado. Ao fim, o diploma será emitido após a realização e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Partimos do princípio de que se pode aprender a escrever melhor, no sentido de desenvolver recursos para construir narrativas e efeitos de acordo com intenções, ou seja, do modo mais consciente possível, ainda que a leitura seja naturalmente incontrolável.
360 horas
11/03/2025
EAD ao Vivo
24 x R$ 450,00
Dias úteis – normalmente 2 dias/semana – de 19hs as 21h10
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
Entendemos por escritores não somente as pessoas que criam e têm textos autorais publicados (romancistas, poetas, contistas, cronistas), mas também biógrafos, ghostwriters (que organizam em texto livros pensados por outras pessoas), roteiristas de audiovisual para filmes, séries, novelas ou documentários, jornalistas e demais produtores de conteúdo, nas diversas plataformas, entre outras atuações profissionais nas artes, comunicações e ciências.
O desenvolvimento da escrita, no entanto, tem como potência alcançar além de seu uso profissional imediato: ele supõe o aguçamento da leitura, ou seja, que a pessoa aumente sua capacidade de análise, de conexão de conhecimentos diversos. Tal habilidade afeta positivamente toda atividade humana porque amplia a capacidade de ordenar o pensamento, contribui para a documentação de cada existência humana, com pontos de vista absolutamente únicos, e tende a tornar as pessoas capazes de ler melhor textos e situações da vida. “Ler é ler o mundo”, escreve o professor universitário, poeta e ensaísta Affonso Romano de Sant’Anna, que foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional entre 1990 e 1996.
Partimos do princípio de que se pode aprender a escrever melhor, no sentido de desenvolver recursos para construir narrativas e efeitos de acordo com intenções, ou seja, do modo mais consciente possível, ainda que a leitura seja naturalmente incontrolável. É bastante disseminado o senso comum de que a escrita seja um dom natural, uma qualidade de pessoas “criativas”. No entanto, a neurociência comprova que criatividade é uma característica humana inata.
Esta PÓS-GRADUAÇÃO EM ESCRITA CRIATIVA E CARREIRA LITERÁRIA é composta por cursos que: 1) desenvolvem a criação dos principais gêneros literários, para ampliar os horizontes e capacidades de cada pessoa; 2) demonstram o funcionamento do mercado editorial em que se insere o escritor, explorando as principais questões da edição e publicação de textos, assim como o posicionamento do profissional de escrita nesse contexto.
Revisores de textos que desejam atuar em um novo nicho. Professores de língua portuguesa que desejam atuar como revisores.
A Pós-Graduação em Escrita Criativa e Carreira Literária tem como objetivos formar pessoas que:
1 – Escritor Profissional: escolhas de atuação no mercado e as bases da criação autoral
2 – Diário, Memórias e Autoficção – a escrita de si: oficina literária
3 – Como Escrever um Romance: oficina literária
4 – Crônicas e Ensaios: oficina literária
5 – A Escrita da Poesia: oficina literária
6 – A Escrita do Conto: oficina literária
7 – Literatura Infantojuvenil: oficina literária
8 – Ghostwriting & Biografia
9 – Oficina de Criação de Roteiros para Histórias em Quadrinhos e Audiovisual
10 – Heróis, heroínas e vilões: oficina de criação de personagens e textos – Jornada do herói
11 – Formação de Crítico Literário
12 – Marketing para Escritores: Construindo uma Carreira Literária de Sucesso
13 – Direitos Autorais aplicado ao Mercado Editorial
14 – Gramática para editores
15 – Oficina de Escrita
Conclusão em até 2,5 anos – podendo ser concluído em 12 meses
Nossas pós-graduações foram elaboradas para que os alunos possam conclui-las em 12 meses. Em um ano de dedicação, já é possível colocar no currículo uma formação que fará diferença no mercado.
100% a distância
Todas as aulas são no formato EAD, sendo que a maioria é ao vivo, para que o aluno tenha interação com professores e outros alunos no momento da aula. Porém, todas as aulas ficam gravadas caso não seja possível assistir ao vivo
Professores atuantes no mercado
Todos os nossos professores* são profissionais de destaque das suas áreas. Com isso, o foco das aulas é a teoria aplicada nos processos reais do mercado editorial. O objetivo é que após uma aula, o aluno consiga aplicar imediatamente o conhecimento na sua carreia.
Avaliação
A avaliação da aprendizagem, na LabPub, consiste em ação educativa capaz de otimizar os
percursos formativos do estudante, de organizar as oportunidades e as experiências
significativas de aprendizagem, em função desempenho obtido pelo estudante.
As Atividades serão realizadas no final do curso e consistirão em dois trabalhos distintos:
1. Livro original
2. Artigo: estudo crítico-genético
O pós-graduando deverá entregar à Secretaria da LabPub, nos prazos a serem oportunamente
informados, com antecedência de 6 meses:
1. um livro por ela/ele composto (original), de ficção ou não ficção, com no mínimo 50
páginas e máximo de 150 (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).
2. o estudo crítico a respeito de seu processo criativo, em forma de artigo, contendo as
motivações dessa escrita, as escolhas a respeito de forma e conteúdo, como se deu a produção
em termos de organização de horários e metas (incluindo o que não deu certo e como se
resolveu), uma proposta editorial para o livro e como entende o posicionamento do livro tanto
no mercado editorial quanto literariamente, no gênero a que corresponde.
É considerado aprovado, no curso, o estudante que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete).
Além da apresentação dos trabalhos finais, o aluno deverá ter frequentado, no mínimo, 75%
(setenta e cinco por cento) das aulas ministradas.
A Pós-Graduação em Escrita Criativa e Carreira Literária é autorizada pelo Ministério da Educação. O diploma será emitido pela Faculdade LabPub.
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificados de cada curso realizado. Ao fim, o diploma será emitido após a realização e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
É tradutor, jornalista e professor. Como tradutor, colabora com as editoras Companhia das Letras, Panini, Darkside, HarperCollins Brasil e outras, tendo assinado mais de 300 obras. Como jornalista, tem colunas nos websites Omelete e Blog da Companhia, assim como colabora com os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e a revista QuatroCincoUm. Também mantém o podcast Notas dos Tradutores (junto a Mario Luiz C. Barroso e Carlos Rutz) e o website A Pilha. Foi professor universitário da área de Comunicação e dá cursos esporádicos de tradução. É doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro Balões de Pensamento. http://www.ericoassis.com.br/
Jornalista pela Cásper Líbero, com experiência de vinte anos de mercado, especializou-se em HQ e é premiado diversas vezes com o HQ Mix. Após passar pela Abril Jovem, foi editor na histórica Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Em seguida ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQ com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as brasileiras Pixel e Ediouro. Foi gerente de conteúdo da Editora JBC onde participou da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, além da criação do Concurso Nacional de Mangás. Atualmente é Gerente Editorial da Conrad.
Com formação em editoração pela ECA-USP, é editor e sócio fundador da Balão Editorial, editora que publica obras variadas, como HQs, literatura e acadêmicos. A editora tem uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Além disso, teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba. Guilherme já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; já prestou serviços em todas as áreas editoriais e traduziu títulos para diversas editoras.
Trabalha como tradutora literária há mais de quinze anos e já traduziu obras de Jane Austen, Virginia Woolf, Charlotte Brontë, William Faulkner, Chimamanda Adichie e Elif Shafak, entre muitos outros autores. Suas traduções fazem parte do catálogo de editoras como Companhia das Letras, Record, Harper Collins e Cosac Naify. Atualmente, trabalha num livro intitulado Um lugar só dela: O feminismo em Jane Austen que sairá pela Bazar do Tempo no segundo semestre de 2021. Também é autora de teatro e de uma biografia infantil de Carmen Miranda, Carmen: A Grande Pequena Notável, escrita em parceria com Heloisa Seixas e publicada pela Pequena Zahar. É bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio e doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ, onde atua como docente.
Editora de Aquisição e Publishing Manager na Storytel Brasil. Atua há quase duas décadas no mercado editorial. Já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco, Leya e HarperCollins Brasil. Possui experiência na criação de selos e no lançamento de best-sellers, como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”.
Psicanalista em formação, fez filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também cursou o mestrado em filosofia contemporânea, com estudos sobre a psicanálise na obra de Michel Foucault, sob a orientação de Salma Tanus Muchail. É editor e sócio proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística. Atua também como tradutor, com mais de 80 obras traduzidas. É o atual curador do Prêmio do Jabuti.
Editor Chefe do PublishNews. Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-GO. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla.