Descrição
Há alguns anos o mercado editorial vem passando por diversos desafios. A última Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, apresentou um recuo de 8% no volume de livros vendidos frente ao ano anterior. Os números também apontam que os cinco maiores canais de distribuição de livros são respectivamente livrarias exclusivamente virtuais, livrarias, distribuidores, escolas e, por fim, sites próprios de editoras.
Dados como esses, somados às crescentes mudanças na forma de consumo no ambiente digital, exigem dos profissionais de marketing das editoras uma necessidade de criar e fomentar uma comunidade fiel em torno do negócio em que atua e um olhar atento às métricas de performance e custos, bem como a busca constante pelo aperfeiçoamento e crescimento.
Este curso tem como objetivo capacitar os alunos nas diferentes frentes do marketing digital, passando pelo conceito de funil de vendas, criação de conteúdo para cada etapa do funil e analisar de forma prática como a inteligência artificial pode colaborar com o dia a dia do setor.
Objetivo
O objetivo deste curso é capacitar os participantes a dominar as principais estratégias de marketing digital, gestão de funil de vendas e criação de conteúdo, com foco em ferramentas de inteligência artificial e gestão de comunidade. Durante o curso, serão abordados conceitos essenciais de marketing, técnicas de criação de conteúdo direcionado para diferentes etapas do funil de vendas, e práticas de mensuração de resultados para otimizar campanhas em diversos canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios em plataformas como Google, Meta e Amazon.
Além disso, o curso ensinará como utilizar influenciadores de maneira estratégica, através do mapeamento prático, criação de parcerias e análise de media kits. Também serão explorados hábitos de consumo da Geração Z e melhores práticas para campanhas de tráfego e conversão, com insights valiosos de profissionais de marketing renomados, culminando em uma visão completa e prática para aumentar o impacto das ações de marketing.
Conteúdo
Aula 1 – Marketing digital, funil de vendas e gestão de comunidade (Vinícius Barreto)
- Conceitos
- Funil de vendas e conteúdos para cada etapa
- Canais de comunicação e suas métricas (Meta, YouTube, Podcasts, Canais de Transmissão etc)
- Hábitos de consumo da Gen Z e criação de conteúdo dedicado
Aula 2 – Criação de conteúdo com inteligência artificial e ferramentas (Anna Carolina Castro)
- Planejamento estratégico de redes sociais e criação de conteúdo com IA
- Melhores ferramentas de IA para marketing e suas funcionalidades práticas
- E-mail marketing, newsletter e automações
- Metrificação de resultados
Aula 3 – Criação e gestão de comunidade (Vinícius Barreto)
- Criação de campanhas para a comunidade
- Estratégias para canais de distribuição
- Metrificação de resultados
- Bate-papo com Marília Cotrim (Gerente de Marketing da TIM)
Aula 4 – Desvendando Ads (Anna Carolina Castro)
- Campanhas de tráfego e conversão no Google, Meta e Amazon
- Melhores práticas de A+ (Amazon)
- Metrificação de resultados
Aula 5 – Vendendo com influenciadores (Vinícius Barreto)
- Mapeamento de influenciadores na prática
- Tipos de conteúdo para cada etapa da jornada de compra
- Análise de media kit e perfis reais
- Criação de parceria com influenciadores
- Parceria entre editoras e livrarias no marketing de influência
- Cases de sucesso
- Análise de resultados
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
Vinícius Barreto
Vinícius Barreto é administrador e tem MBA em Marketing pela ESPM. No mercado editorial atuou na Livraria da Travessa, na agência de publicidade #coisadelivreiro e na Editora Rocco. Atualmente é Especialista em Marketing no Grupo Ediouro.
Já atendeu clientes como Storytel Brasil, Grupo Autêntica, Mini Mega Leitor, Grupo Pensamento, Astral Cultural, Primavera Editorial, Editora Trama, Editora Leya e Clube Panaceia.
Anna de Castro Coelho
Graduada em Comunicação Social pela UFRJ, com especialização em Gestão de projetos e 9 anos de experiência em Marketing Digital. Trabalhou durante 5 anos na agência #coisadelivreiro, especializada no mercado literário, em campanhas para grandes editoras, livrarias e projetos relacionados à literatura de empresas de outros segmentos. Atualmente, faz parte do time de Marketing do Grupo Ediouro.