Descrição
Muito se fala nessa história do que é escrever para crianças. Afinal, existem regras? Como lidar com os temas, com a forma? A verdade é que boa literatura não tem idade, muito menos limites, além do bom senso. Como disse, certa vez, a neta de Tatiana Belinky: “Se não faz rir, ou chorar, ou ter medo, ou ter raiva, não interessa”.
Para escrever literatura infantojuvenil, é preciso despir-se de opiniões já estabelecidas, está mais afinado com subversão do que com sistema de regras, com identificação, aproximação a partir do que somos. Com a energia criativa de quando éramos crianças, pré-adolescentes, com o despertar da diversão, da sensibilidade, da curiosidade e da imaginação.
É preciso humor, é preciso fantasia, é preciso se entregar, dar o melhor de si. Neste sentido o texto literário dedicado aos pequenos leitores, ou não tão pequenos assim, aproxima-se, às vezes, do texto poético, do fantástico, do mistério, do humor, pelo princípio de experiência e potencialidade inerente a sua essência imaginosa e delirante.
É claro que nem sempre os textos precisam ir por esse caminho, textos mais realistas também tem o seu lugar garantido. O que não se pode perder para nenhuma literatura é o despertar do sensível; início e abertura de toda e qualquer produção artística.
A partir da leitura atenta de autores clássicos, modernos e contemporâneos da LIJ, o escritor Marcelo Maluf irá propor aos participantes a produção de textos, a fim de trabalhar caminhos e possiblidades para a escrita da ficção infantojuvenil.
Objetivo
Aprimorar técnicas de escrita literária, ampliar o repertório cultural, desenvolver a escrita criativa. Dar aos participantes ferramentas básicas para a construção de uma narrativa ficcional em literatura infantojuvenil.
Conteúdo
No presente curso investigaremos alguns aspectos fundamentais da literatura infantojuvenil:
- Se não faz rir, ou chorar, ou ter medo, ou ter raiva, não interessa! Caminhos e possibilidades da LIJ. O que vem a ser escrever para crianças? As três maneiras de C.S. Lewis e o conselho de Roald Dahl. Ousadia, atrevimento e correr riscos.
- O narrador em volta da fogueira: A arte de contar histórias. A procura de uma boa história: Motivação/Tema/Gênese: Lendas, contos populares e mitos. Memória e Infância.
- A dinâmica da narrativa: conexão com a infância, a importância do planejamento e dos diálogos.
- Personagens e enredo na literatura infantojuvenil: Trama, heróis e vilões.
- As possibilidades e usos do humor: o humor suave na reinvenção do cotidiano, o nonsense e o jogo de palavras e ideias.
- O imaginário Fantástico: O insólito, a fantasia e o realismo fantástico.
- Lugares e seres imaginários: Territórios e criaturas.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
Marcelo Maluf
Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. É romancista, contista e autor de livros infantojuvenis. Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” (2015), foi finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016). Entre os seus livros para crianças, estão: O coração que saiu pela boca (Camaleão/Alta books, 2023), Você já olhou para o céu? (Elo, 2023) livro finalista do 17º Prêmio Barco a Vapor, O mistério de todas as coisas (Abacatte Ed. 2022) As mil e uma histórias de Manuela (Autêntica, 2013), Meu pai sabe voar (FTD, 2009) escrito em parceria com Daniela Pinotti, entre outros.