Descrição
O curso visa explorar os recursos tecnológicos à nossa disposição a fim de executar o trabalho de revisão e preparação de textos de maneira correta e mais eficiente.
Iniciaremos com o entendimento da base, de como eram realizadas as marcações no papel; isso é importante para entender como essas marcações evoluíram para os softwares.
Depois disso, partiremos para a aplicação prática de como se faz preparação e revisão nos softwares mais usuais atualmente.
Como a produção editorial de um texto se inicia na preparação, iniciaremos com a exploração do Word, com todos os pontos importantes para o uso correto e eficiente desse software. Depois, veremos, também, como aplicar as principais ferramentas no Google Docs.
Por fim, partiremos para a batida de emendas e revisão em PDF, com a marcação adequada para cada interferência no texto.
Logo, com base nesse percurso, quem realizar o curso estará apto a:
- Utilizar os recursos do Word para a preparação de textos.
- Usar as ferramentas Google Docs para a preparação de textos.
- Bater emendas no PDF.
- Saber como funcionam as marcações de revisão no PDF.
Objetivos
Tornar o preparador e revisor de textos apto a utilizar, da maneira correta, as ferramentas disponíveis mais usadas para a revisão e a preparação de textos.
Conteúdo
Aula 1 – Tudo tem um princípio
- Visão geral sobre a atuação na área
- A importância de realizar a marcação correta, além da própria técnica de revisão
- Por que é importante entender como eram feitas as marcações no papel
- Como eram utilizadas as marcas de revisão no papel
- Negociação com a editora: contagem de caracteres no Word e cálculo de laudas
Aula 2 – Preparação de textos no Word I
- Checklist e busca inicial
- Como controlar alterações
- Diferentes visualizações de marcações
- Como realizar comentários
- Criar e aplicar estilos – e por que estes são importantes
Aula 3 – Preparação de textos no Word II
- Uso correto das notas e das quebras
- Como aceitar ou rejeitar alterações
- Excluir e responder a comentários
- Esqueci de controlar alterações e já concluí a revisão. E agora?
- Juntar vários arquivos em um único – de maneira prática
Aula 4 – Google Docs
- Contagem de caracteres e cálculo de laudas
- Ativar as marcações
- Realizar comentários
- Aceitar e rejeitar alterações
- Criação e aplicação de estilos
Aula 5 – PDF
- Batida de emendas sem falhas
- Inclusão e exclusão de textos
- Realizar comentários
- Ferramentas de desenho: como e quando (não) utilizar
- Uso das cores como “código” de marcações
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professora
Lindsay Viola
Atua há mais de 15 anos no mercado editorial; iniciou sua carreira como revisora – algo em que nunca deixou de atuar –, mas já transitou por quase todos os papéis editoriais (e alguns não editoriais). Foi produtora editorial, editora de aquisição, além de ter atuado em marketing e área comercial.
Já realizou trabalhos para diversas editoras, dentre elas FTD, Saraiva, Novo Século, Autêntica. Trabalhou com diversas linhas editoriais: ficção, negócios, medicina, direito, não ficção.
Graduada em Letras – Português e Linguística pela USP, pós-graduada em Revisão de Textos pela PUC, com MBA em Book Publishing pelo Instituto Singularidades.