Vídeo
Descrição
Entre o autor e o leitor, o original e o livro pronto, há várias etapas de trabalho para refinar a forma e o conteúdo de um livro para que ele alcance seu estágio final de produto, em papel ou digital. O conjunto dessa série de etapas é chamada de produção editorial. Desde a aquisição, passando pela edição de textos, projeto gráfico, catalogação e até a divulgação, o papel do produtor editorial é fundamental para controlar prazos, implementar processos e melhorar os trabalhos de outros profissionais envolvidos que vão impactar diretamente a qualidade final de um livro.
O curso Produção Editorial: do autor ao leitor foi pensado para o profissional que:
- Já trabalha no mercado editorial e quer ampliar seu conhecimento para tornar-se um produtor editorial;
- Está se formando em jornalismo, letras etc. e gostaria de entrar nessa área
- Produtores editoriais que buscam conceitos e ferramentas modernas.
O aluno terá um curso completo, que trará conceitos e ferramentas práticas para se tornar um produtor editorial de qualidade.
Objetivo
O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais desde a prospecção até a etapa de pós-produção e colaboração na criação de peças para a divulgação das obras.
Ao longo de 24h de aulas em formato EaD com transmissão ao vivo, o aluno irá:
- Entender as diferenças entre editor e produtor editorial.
- Conhecer os profissionais que participam da produção do livro e quais atribuições cabem a cada um deles.
- Adquirir ferramentas para fazer uma boa aquisição de títulos e escolhas de linhas editoriais.
- Elaborar e gerir bons cronogramas de projetos editoriais.
- Atuar na edição de texto, entender o processo de preparação ou copidesque e controlar as etapas de revisão de provas.
- Fazer orçamentos, criar controles e assegurar a qualidade de cada uma das etapas de produção.
- Gerir equipes internas e externas.
- Desenvolver projeto gráfico, diagramação e capa em parceria com profissionais de design. Aplicar o texto no projeto gráfico.
- Conhecer e gerenciar os processos de produção gráfica, como escolha de papel, cores e acabamentos de capa e miolo.
- Fazer fechamento de arquivo, criar paratextos editoriais.
- Solicitar ISBN e ficha catalográfica, criar metadados para cadastro.
- Entender o papel dos e-books no atual cenário e conhecer seus processos de desenvolvimento e programação.
Conteúdo
AULA 1 – Apresentação
- O que é produção editorial
- Diferença entre edição e produção editorial
- Quem faz a produção editorial
- Produtor editorial
- Editor / editor assistente / assistente editorial
- Coordenador editorial
- Produtor gráfico
- Etapas da produção editorial: do autor ao leitor
- Pré-produção
- Seleção de original
- Primeira edição ou line editing
- Preparação de texto e aprovação
- Produção
- Projeto gráfico
- Diagramação
- Revisões
- Paratextos editoriais
- Capa e produção gráficaFechamento
- Conferência de arquivos
- Produção gráfica
- Conversão para e-book
- Pós-produção
- Back-up de arquivos digitais
- Arquivamento de materiais impressos da produção
- Colaboração e supervisão de materiais de divulgação
- Pré-produção
AULA 2 – Gestão de projetos editoriais – Cronograma
- Importância de métodos de registro e controle
- Registro e compartilhamento de dados
- Controle de gestão: por projeto ou de toda a produção?
- Métodos de gerenciamento de projetos para editoras
- Planilhas Excel
- Google docs
- Ferramentas como Trello, Asana
- Controles pessoais e controles gerais
- Elaboração de cronograma
- Diálogo com os diversos setores para ter um cronograma eficiente
- Como elaborar um cronograma fácil no Excel
AULA 3 – Gestão de projetos editoriais – Orçamento e outros controles, gestão de equipe
- Orçamento da obra
- Valores tabelados da editora -> custo da obra
- Orçamento proposto -> cálculo de custos para cada etapa
- Outros controles e procedimentos:
- Registro de vaivém de provas
- Assinatura de provas (página a página)
- Como nomear arquivos para identificar o fluxo do trabalho
- Organização de pastas de trabalho
- Back-up de todos os arquivos
- Organização dos materiais físicos para back-up (o que guardar/quanto tempo/ por quê)
- Gestão de equipe externa e interna
AULA 4 – Pré-produção
- Seleção de originais
- Adequação do livro ao catálogo da editora
- Relevância do livro (função social do editor)
- Interesse comercial do livro
- Primeira edição ou line editing
- Primeira leitura do editor
- Etapa em que é mais comum mudanças estruturais no texto
- Pode ser uma etapa curta ou longa dependendo da maturidade do texto
- Tradução
- Proposta de prazo
- Acompanhamento
- Importância de o produtor entender essas etapas
- Controle de prazos (algumas obras têm data para sair)
AULA 5 – Preparação de texto e aprovação
- O que é preparação de texto ou copidesque
- Manual de estilo da editora
- Padronização
- Gramática
- Estilo
- Coesão e coerência
- Todo e qualquer tipo de furo que seja possível de corrigir
- Tipos de notas
- Impacto dessas decisões no projeto editorial (projeto gráfico, formato etc.)
AULA 6 – Projeto gráfico e diagramação
- Desenvolvimento do melhor projeto para o livro
- Seguir o padrão da editora
- Escolha de formato (14 x 21 cm, 16 x 23, etc.)
- Escolhas de fonte tipográfica
- Entrelinha e entreletras
- Margens confortáveis
- Notas
- Aplicação do texto no projeto gráfico
- Número de páginas para fechar cadernos
- Adequação da entrelinha e da entreletra para fechar páginas ou parágrafos.
- Emendas
AULA 7 – Trabalho com o texto, ISBN e ficha catalográfica
Revisões
- Etapa que há a revisão tanto ortográfica e gramatical quanto revisão da diagramação
- Marcas de revisão
- Revisor precisa conhecer processos editoriais
- Ideal que hajam tantas revisões quantas forem necessárias
- Ideal que a cada prova haja um cotejo da prova anterior
- ISBN e ficha catalográfica
AULA 8 – Paratextos editoriais
- Textos de apoio a obra que servem, em maior ou menor escala, para complementá-la e vendê-la
- Título e subtítulo, quarta capa, orelhas, apresentação, prefácio, posfácio e release
- Metadados
AULA 9 – Capa e produção gráfica
- Capa precisa vender o livro
- Capista não necessariamente precisa ser a mesma pessoa que fez o projeto gráfico ou a diagramação. Um bom capista não precisa ser um bom diagramador e vice-versa.
- Capa é um processo que pode correr em paralelo aos demais da produção editorial
- Produção gráfica inclui decisão de papel, cores e acabamento de capa e miolo
AULA 10 – Fechamento e gráfica
- Fechar os arquivos que vão para a gráfica
- Aprovação de plotter
- Acompanhamento de impressão
AULA 11 – E-book
- Essencial hoje em dia
- Desenvolvimento paralelo
- Programação
- Testar em diferentes devices
- Composição de preço não pode canibalizar o impresso.
AULA 12 – Pós-produção
- Back-up de arquivos digitais
- Gestão do back-up
- Arquivamento de materiais impressos da produção
- Colaboração e supervisão de materiais de divulgação
- Reimpressões / nova edição de obras
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
Carla Bettelli
Formada em Editoração pela ECA-USP, trabalhou por 8 anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras. Há dois anos colabora na produção editorial da Edipro, e nesse período supervisionou mais de 50 obras de segmentos diversos: literatura, ciências socias, filosofia, interesse geral e infantil; além de coordenar a recente entrada da editora no livro digital.