Módulo 1 | Ponto de partida: estratégia e propósito
Aula 1 | Plano estratégico: o catálogo como proposta de valor
Explorando nichos e modelos de negócio
A partir do Business Model Canvas, uma discussão sobre o catálogo editorial no centro da proposta de valor e os diferenciais de cada modelo de negócio. Identificação dos possíveis clientes, fontes de receita e limitações e obstáculos que devem ser mitigados para a implementação e o sucesso do negócio.
Aula 2 | Mapa pessoal: momento atual e propósito empreendedor
Entendimento do momento atual de cada aluno do ponto de vista holístico, de como a vontade de empreender e/ou de seguir empreendendo se integra à sua vida e mapeamento de propósito e habilidades para criação e/ou reestruturação de sua editora, considerando o modelo de negócio desenhado.
Módulo 2 | Estruturação da empresa
O básico da burocracia e das parcerias
Aula 3 | Aspectos Legais: CNPJ, tributação, ISBN e contrato com autores e parcerias fundamentais: distribuição, impressão e outros
O que deve ser feito para começar a implementação da editora: como legalizar a empresa, escolher a melhor forma de tributação de acordo com o modelo de negócio, criar o ISBN dos livros e ter um contrato de direito autoral padrão. Desenvolvimento de um plano de atração de parceiros essenciais para a editora, considerando: distribuidora de livros físicos, distribuidora de livros digitais, agentes literários, gráficas offset e digital, agência para criação de site, plataforma de ecommerce e colaboradores editoriais, entre outros.
Aula 4 | Plano financeiro: produto padrão e viabilidade econômica
Elaboração de plano para concepção do produto padrão a partir da definição das seguintes variáveis: preço de capa, tiragem, ponto de equilíbrio, capital necessário, retorno do investimento e payback. Critérios para análise de viabilidade financeira de lançamentos.
Módulo 3 | Marketing e crescimento sustentável
Aula 5 | Plano de marketing: como se destacar gastando pouco ou nenhum dinheiro
Desenvolvimento de um plano de marketing simplificado e objetivo, com foco na divulgação da editora e de seus livros nos principais canais em que estão seu público leitor: mídias sociais, influenciadores digitais, mecanismos de busca etc.
Aula 6 | Crescimento sustentável
A importância de pensar na profissionalização. Desafios ao crescimento. Ferramentas de controle e métricas. Grupos de apoio e representações. Perspectivas de crescimento.