Descrição
Muitos profissionais da área do livro pensam, em algum momento da carreira, em abrir sua própria editora. Esta tem sido uma tendência do setor nos últimos anos. De certa forma, pode ser considerado um processo natural, pois quase todos que trabalham com livros gostam do que fazem, a área de atuação é decorrente da sua vocação.
Então, passado algum tempo trabalhando em uma editora estabelecida, é normal que editores e outros profissionais da área comecem a se questionar: “por que não criar uma editora com minhas características pessoais?”. E, na sequência, muitas dúvidas surgem: como planejar e fazer esta ideia acontecer?
O curso Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais serve para todos que desejam abrir uma editora agora ou no futuro, pois contempla todos os passos fundamentais para a realização deste projeto com foco no desenvolvimento de competências gerenciais e pessoais.
Num total de 12 horas de aula ao vivo e interação direta com os professores, os alunos serão orientados a pensar estrategicamente seu negócio, considerando aspectos legais para a abertura da empresa, como fazer um plano financeiro e um plano de marketing, entre outros tópicos relevantes. Com um detalhe fundamental para quem está começando: gastando menos dinheiro possível.
Objetivo
O curso Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais tem como objetivo auxiliar o aluno a abrir sua própria editora. Para isto serão abordados os seguintes tópicos:
- Plano estratégico
- Mapa pessoal e de competências
- Aspectos legais
- Plano de parcerias
- Plano financeiro
- Plano de marketing
- Crescimento sustentável
Conteúdo
Módulo 1 | Ponto de partida: estratégia e propósito
Aula 1 | Plano estratégico: o catálogo como proposta de valor
Explorando nichos e modelos de negócio
A partir do Business Model Canvas, uma discussão sobre o catálogo editorial no centro da proposta de valor e os diferenciais de cada modelo de negócio. Identificação dos possíveis clientes, fontes de receita e limitações e obstáculos que devem ser mitigados para a implementação e o sucesso do negócio.
Aula 2 | Mapa pessoal: momento atual e propósito empreendedor
Entendimento do momento atual de cada aluno do ponto de vista holístico, de como a vontade de empreender e/ou de seguir empreendendo se integra à sua vida e mapeamento de propósito e habilidades para criação e/ou reestruturação de sua editora, considerando o modelo de negócio desenhado.
Módulo 2 | Estruturação da empresa
O básico da burocracia e das parcerias
Aula 3 | Aspectos Legais: CNPJ, tributação, ISBN e contrato com autores e parcerias fundamentais: distribuição, impressão e outros
O que deve ser feito para começar a implementação da editora: como legalizar a empresa, escolher a melhor forma de tributação de acordo com o modelo de negócio, criar o ISBN dos livros e ter um contrato de direito autoral padrão. Desenvolvimento de um plano de atração de parceiros essenciais para a editora, considerando: distribuidora de livros físicos, distribuidora de livros digitais, agentes literários, gráficas offset e digital, agência para criação de site, plataforma de ecommerce e colaboradores editoriais, entre outros.
Aula 4 | Plano financeiro: produto padrão e viabilidade econômica
Elaboração de plano para concepção do produto padrão a partir da definição das seguintes variáveis: preço de capa, tiragem, ponto de equilíbrio, capital necessário, retorno do investimento e payback. Critérios para análise de viabilidade financeira de lançamentos.
Módulo 3 | Marketing e crescimento sustentável
Aula 5 | Plano de marketing: como se destacar gastando pouco ou nenhum dinheiro
Desenvolvimento de um plano de marketing simplificado e objetivo, com foco na divulgação da editora e de seus livros nos principais canais em que estão seu público leitor: mídias sociais, influenciadores digitais, mecanismos de busca etc.
Aula 6 | Crescimento sustentável
A importância de pensar na profissionalização. Desafios ao crescimento. Ferramentas de controle e métricas. Grupos de apoio e representações. Perspectivas de crescimento.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professora
Lizandra Magon de Almeida
Sócia-diretora da Editora Jandaíra e da Colmeia Edições, Lizandra é também presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e conselheira do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.
Com uma sólida trajetória no mercado editorial desde o ano 2000, Lizandra já atuou na Publifolha e prestou serviços para grandes editoras como Globo, Leya, Larousse, Siciliano e Summus, entre outras.
Jornalista, editora e tradutora, ela é formada em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, e possui pós-graduação em Gestão do Conhecimento e da Inovação pelo SENAC-SP, além de uma especialização em “O Livro para a Infância – Processos Contemporâneos de Criação, Circulação e Mediação”, pela A Casa Tombada.
Sua trajetória de aprendizado também inclui a participação no programa “10.000 Mulheres”, promovido pelo Goldman Sachs em parceria com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Atualmente, Lizandra oferece consultoria para novas editoras e faz parte do corpo docente de cursos especializados na formação de editores.