Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
O principal objetivo é que você amplie seus horizontes e tenha elementos para se encontrar na escrita de poemas. Nossa crença é a de que não se trata apenas de dom, talento. Nossa crença é a de que toda pessoa pode escrever bons e significativos poemas.
16 horas de vídeoaulas
10/03/2025
EAD ao Vivo
R$690,00 EM 10X R$69,00
10, 14, 17, 21, 24, 28 e 31 de Março
4, 7 e 11 de Abril
Segundas e Sextas das 19h00 às 21h00
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
A chave da poesia é ter convivência com poemas, que às vezes dão a impressão de serem muito claros e outras vezes mais desafiadores. Compreender melhor as questões próprias desse gênero ajuda muito. É a partir da prática, leitura e escrita entre os participantes, que a oficina vai apresentar os conceitos e elementos dos poemas ― textos necessários para poetas, mas também ao desenvolvimento de autores de prosa. Em todas as aulas haverá conversas tanto de temas específicos quanto atenção para a produção dos autores participantes. A oficina procura mostrar a vantagem que criadores de textos em geral têm ao conviver com a leitura e a escrita de poemas. O que torna uns textos mais potentes e tira a força de outros? Como analisar textos em verso e pensar em seu próprio livro de poemas?
Destinado a escritores iniciantes ou experientes, poetas, prosadores e qualquer pessoa interessada em explorar a escrita literária com foco na poesia, buscando aprofundar seu repertório criativo e crítico.
A oficina apresenta as principais questões da escrita de poemas e prioriza a participação das autoras e dos autores inscritos, a fim de criar uma experiência inspiradora e dar o máximo de retorno analítico sobre a produção de todos.
Aula 1 – Por uma escrita mais afiada
Poesia é prática, de leitura e de escrita, que afia a criação literária em qualquer gênero. Como recursos próprios dos poemas já foram usados na escrita de prosa, até de romances? Estudo de casos, propostas práticas em aula e para a aula seguinte.
Aula 2 – Poema nem sempre é poesia
O que é poesia como gênero e poesia como efeito, sentimento provocado pela arte: significados possíveis em torno da mesma palavra. Poemas e suas formas mais utilizadas. Análise da produção dos participantes e proposta de escrita para a aula seguinte.
Aula 3 – Transformação e edificação de vivências
A memória é o tema provocador da aula. A partir de um conjunto de exemplos, demonstrando as escolhas dos autores, vamos produzir poemas a partir de vivências e sensações dos participantes. Análise das produções. Proposta de apresentação de referências para o encontro seguinte.
Aula 4 – Referências
Este encontro pede e dá referências de grandes nomes da poesia, na história e na contemporaneidade. Nada do que fazemos nasceu ontem e é preciso ter referências para tomar decisões autorais, para além do que já se convive por gosto. Os alunos apresentam suas referências e, a partir da turma, também o professor-orientador. Breve história da poesia ocidental, com ênfase nos séculos XX e XXI.
Aula 5 – Elementos dos poemas e os livros de poesia
A partir de poemas como exemplos, verificamos seus elementos mais usuais, como ritmo, rima, corte do verso, eu-lírico e a metáfora. Também vamos analisar publicações. Como é a edição de um livro de poemas? Deve haver um tema ou mais que dê unidade entre os textos? Proposta de escrita para ser apresentada na aula 7.
Aula 6 – Poesia e Fotografia: a imagem em verso
A construção de imagens inusitadas e fortes com palavras é das mais destacadas potências da poesia. Como a fotografia e seu estudo podem iluminar as questões da poesia? Em aula, vamos produzir poemas a partir de fotos.
Aula 7 – Sarau e a análise crítica de poemas
Dia de nos expor à leitura uns dos outros. Os autores participantes apresentam textos para análise da turma e o professor-orientador aproveita para apontar as melhores práticas dessa avaliação de textos literários.
Aula 8 – Poesia e denúncia social
Estudo de casos em que a denúncia de mazelas da sociedade e questões políticas foram transformadas em poemas. “Não existe poesia política. Existe poesia social”, dizia o poeta Thiago de Mello. Arte ou panfleto, como fazer diferença? Poesia desentranhada de notícias. Proposta de escrita para ser apresentada na aula 10.
Aula 9 – A guerra contra o lugar-comum
A gente mal percebe, ele surge no texto. É o lugar-comum: palavras e termos já muito usados, que emprestam à sua criação um sabor de “já li isso antes”. A literatura, ainda mais da poesia, é a busca pelo oposto desse efeito. Estudo das ocorrências mais… comuns. Como nada é proibido em arte, vamos também criar poemas inusitados a partir de lugares-comuns. O objetivo é ganhar maior consciência na criação, principalmente na leitura atenta à própria produção.
Aula 10 – Revisão de entendimentos e a poesia na prosa
O curso parte da importância da convivência de todo escritor com a poesia e volta ao tema, analisando em conjunto produções em prosa dos participantes, que demonstrem incorporar elementos da poesia, a busca por dar mais potência aos escritos.
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Jornalista e professor de criação literária. Ministra as Oficinas Avançadas da Pós-Graduação em Escrita Literária da LabPub. Tem dois livros de poemas publicados: Vento noroeste (Editora Patuá, 2014) e Bazar (Ateliê de Palavras, 2017). Resenhista do jornal literário Rascunho há dez anos. Mantém espaço no Substack dedicado ao ensino e desenvolvimento de escrita literária, o Dois Elefantes: Escrita & Literatura. Mestre em Filosofia/Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP e pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz. Foi repórter em emissoras como TV Cultura e ESPN Brasil.