PREPARAÇÃO ESTRATÉGICA PARA A FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT – DO PLANEJAMENTO À CONEXÃO COM O MERCADO GLOBAL

Com especialistas de diferentes áreas, você aprenderá a navegar pela programação, utilizar a plataforma oficial, organizar reuniões estratégicas, montar um catálogo eficiente e se apresentar de forma profissional, além de conhecer programas de apoio e redes de relacionamento internacionais.

Horas/Aula

08 horas

Início

06/09/2025

Modalidade

EAD ao Vivo

Investimento

R$99,00

Dias e Horários

06/09 – 10h às 12h10
12/09 – 19h às 21h10
19/09 – 19h às 21h10
20/09 – 10h às 12h10

Quero receber o desconto para este curso

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.

Quero receber o desconto para este curso

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.

Sobre o curso

Este curso online, com 8 horas de duração e 100% EAD ao vivo, foi pensado para profissionais do mercado editorial — editores, agentes, tradutores, autores e demais interessados — que querem aproveitar ao máximo as oportunidades da Feira do Livro de Frankfurt.
Com especialistas de diferentes áreas, você aprenderá a navegar pela programação, utilizar a plataforma oficial, organizar reuniões estratégicas, montar um catálogo eficiente e se apresentar de forma profissional, além de conhecer programas de apoio e redes de relacionamento internacionais.

Para quem é o curso

Revisores de textos que desejam atuar em um novo nicho. Professores de língua portuguesa que desejam atuar como revisores.

O que você aprenderá

A Pós-Graduação em Escrita Criativa e Carreira Literária tem como objetivos formar pessoas que:

  • Compreendam as questões próprias de cada gênero textual, além dos que predominantemente produzem. E, mesmo nestes, que ganhem a maior consciência possível de suas características, na atualidade e ao longo da História.
  • Tenham ampla noção de suas responsabilidades, limites e possibilidades dentro da cadeia de produção editorial, desde as mais enxutas às maiores editoras do mercado brasileiro.
  • Sejam capazes de analisar criticamente textos de diversas naturezas.
  • Possam trabalhar profissionalmente como produtores de textos, literários ou não.
  • Saibam dos elementos essenciais de gerenciamento da própria imagem e da carreira, de maneira sustentável.
  • Sintam-se motivadas a escrever e aprimorar sua escrita, sempre, de maneira profissional ou não, e ajudem a propagar a importância desse elementar direito humano.

Conteúdo programático

Aula 1 — 06/09 (2h)

Raio-X da Feira de Frankfurt: pavilhões, programação e plataforma Frankfurt Connect
Com Marife Boix Garcia

  • Como é estruturada a Feira: setores, pavilhões e áreas temáticas.
  • Principais eventos e programações paralelas.
  • Uso estratégico da plataforma Frankfurt Connect para planejar encontros e explorar oportunidades.
  • Tendências e destaques esperados para a edição de 2025 (#fbm25).


Aula 2 — 12/09 (2h)

Reuniões e Catálogo: como se preparar e se apresentar
Com Mariana Rolier

  • Marcando reuniões antes da feira;
  • Estratégias para selecionar e abordar contatos relevantes antes e durante a feira.
  • Comprando Direitos: Pensando em um catálogo atrativo e alinhado ao seu público-alvo.
  • Boas práticas para apresentações curtas e impactantes no ambiente internacional.


Aula 3 — 19/09 (2h)

Frankfurt Global Network: networking e visibilidade internacional
Com Gustavo Faraon

  • O que é a rede Frankfurt Global Network e como participar.
  • Como aproveitar o networking para conhecer novos mercados.
  • Estratégias para divulgar seu trabalho e criar conexões duradouras.

 
Aula 4 — 20/09 (2h)

Oportunidade além da edição: programas de apoio e prospecção nas editoras

  • Apresentação dos programas de apoio e bolsas para tradutores.
  • Como identificar editoras interessadas no seu idioma e área de especialização.
  • Ferramentas e recursos para otimizar a busca de contatos durante a feira.

Nossa Metodologia

Conclusão em até 2,5 anos – podendo ser concluído em 12 meses

Nossas pós-graduações foram elaboradas para que os alunos possam conclui-las em 12 meses. Em um ano de dedicação, já é possível colocar no currículo uma formação que fará diferença no mercado.

100% a distância

Todas as aulas são no formato EAD, sendo que a maioria é ao vivo, para que o aluno tenha interação com professores e outros alunos no momento da aula. Porém, todas as aulas ficam gravadas caso não seja possível assistir ao vivo

Professores atuantes no mercado

Todos os nossos professores* são profissionais de destaque das suas áreas. Com isso, o foco das aulas é a teoria aplicada nos processos reais do mercado editorial. O objetivo é que após uma aula, o aluno consiga aplicar imediatamente o conhecimento na sua carreia.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem, na LabPub, consiste em ação educativa capaz de otimizar os
percursos formativos do estudante, de organizar as oportunidades e as experiências
significativas de aprendizagem, em função desempenho obtido pelo estudante.

As Atividades serão realizadas no final do curso e consistirão em dois trabalhos distintos:
1. Livro original
2. Artigo: estudo crítico-genético

O pós-graduando deverá entregar à Secretaria da LabPub, nos prazos a serem oportunamente
informados, com antecedência de 6 meses:
1. um livro por ela/ele composto (original), de ficção ou não ficção, com no mínimo 50
páginas e máximo de 150 (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).
2. o estudo crítico a respeito de seu processo criativo, em forma de artigo, contendo as
motivações dessa escrita, as escolhas a respeito de forma e conteúdo, como se deu a produção
em termos de organização de horários e metas (incluindo o que não deu certo e como se
resolveu), uma proposta editorial para o livro e como entende o posicionamento do livro tanto
no mercado editorial quanto literariamente, no gênero a que corresponde.

É considerado aprovado, no curso, o estudante que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete).
Além da apresentação dos trabalhos finais, o aluno deverá ter frequentado, no mínimo, 75%
(setenta e cinco por cento) das aulas ministradas.

Reconhecido pelo MEC

A Pós-Graduação em Escrita Criativa e Carreira Literária é autorizada pelo Ministério da Educação. O diploma será emitido pela Faculdade LabPub.

CLIQUE AQUI E CONSULTE NO MEC

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificados de cada curso realizado. Ao fim, o diploma será emitido após a realização e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

MARIFÉ BOIX GARCIA

Vice-presidente responsável pelos mercados do sul da Europa e América Latina, com ampla experiência em programas de internacionalização.

MARIANA ROLIER

Atua há quase duas décadas no mercado editorial. Já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco, Leya, HarperCollins Brasil, StoryTel e Ediouro. Possui experiência na criação de selos e no lançamento de best-sellers, como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”. A editora também é membro da Fellowship da Feira do Livro de Frankfurt.

GUSTAVO FARAON

É cofundador da editora Dublinense, onde atua em várias frentes, entre elas no desenvolvimento de novos projetos, aquisições e licenciamentos. É formado em Jornalismo e tem mestrado em Comunicação pela UFRGS. Fez parte do Frankfurt Fellowship Programme e do Frankfurt Invitation Programme por duas oportunidades. Gosta de ler especialmente aquilo que não deveria estar lendo.

plugins premium WordPress