Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
O curso Master em Edição Digital: ebook, audiolivro, podcast e conteúdo para redes sociais tem como objetivo tornar o participante apto a atuar no universo editorial digital, compreendendo as principais questões que envolvem a produção, comercialização e divulgação de livros em meios digitais.
34 horas de vídeoaulas
EM BREVE
EAD ao Vivo
EM BREVE
EM BREVE
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
Ainda hoje, grande parte dos profissionais envolvidos na indústria do livro se especializou em atividades do mundo físico ― livros impressos, máquinas offset, eventos de lançamento somente em livrarias etc.
Cada vez mais, parcela considerável do faturamento das editoras provém dos ebooks e, mais recentemente, dos audiolivros. Cada vez mais conteúdos multiplataformas fazem parte dos fazeres editoriais, além do livro em si. E a divulgação conta com a produção de vídeos e podcasts, mesmo quando há eventos presenciais.
Para atender a uma demanda crescente de editores que desejam se especializar no universo editorial digital, a LabPub desenvolveu o curso Master em Edição Digital: ebook, audiolivro, podcast e conteúdo para redes sociais.
Especialistas em seus temas apresentam ferramentas e processos de trabalho, sempre com exemplos práticos. O foco é em esclarecer as principais questões que envolvem essas produções ― ebooks, audiolivros, vídeos, podcasts. As técnicas são demonstradas, nesse sentido, não para que as pessoas aprendam a fazer tudo sozinhas, mas para que possam tomar decisões fundamentais a respeito da produção digital.
Revisores de textos que desejam atuar em um novo nicho. Professores de língua portuguesa que desejam atuar como revisores.
O curso Master em Edição Digital: ebook, audiolivro, podcast e conteúdo para redes sociais tem como objetivo tornar o participante apto a atuar no universo editorial digital, compreendendo as principais questões que envolvem a produção, comercialização e divulgação de livros em meios digitais.
MÓDULO 1 – EBOOK
5 aulas | 10 horas
Professor Fabio Uehara e Rafael Alt
Aula 1 – Apresentação & Conceitos (professor Fabio Uehara)
Toda publicação digital é ebook? Por que não? A história do livro digital no mundo e no Brasil. Principais formatos da atualidade. Estudos de caso: comparação entre um ebook simples e um ebook complexo. As principais possibilidades e alguns dos limites atuais da plataforma digital.
Aula 2 – Mercado & Vendas e processo editorial do ebook (professor Fabio Uehara)
Todo livro tem de ter uma edição digital também? Quais os impactos nos custos de produção e nas possibilidades de receita? Quanto se vende hoje em dia? Quais as perspectivas/tendências do mercado? Estudos de caso: sucessos e fracassos. Como determinar o preço de capa de um ebook. Venda: distribuição e canais próprios. Bibliotecas digitais. Compreendendo o consumidor: qual o perfil de quem consome livros digitais? Ereaders e afins: como funcionam. O Ebook nos processos editoriais: quais as diferenças em comparação à produção editorial de produtos físicos. Do original ao leitor: na lida com o texto/arquivo, ao que mais se deve prestar atenção na preparação e nas revisões. Como fazer a revisão de um ebook de maneira apropriada. É possível fazer correções depois da publicação?
Aulas 3 e 4 – Ebook: modos de fazer (professor Rafael Alt)
A partir de um texto original, o professor vai demonstrar, passo a passo, o que se faz com aquele arquivo até que se torne um ebook pronto para publicação. Os softwares mais usados (word, sigil, inDesign etc.). Conversão para epub3 e testes (o que pode dar errado). ISBN. Como se faz a publicação (KDP/Distribuidora). As variações: Quando tem imagem, quando tem notas de rodapé, quando tem links externos.
MÓDULO 2 – AUDIOLIVRO
5 aulas | 10 horas
Professor Clayton Heringer e Fabio Uehara
Aula 1 – Apresentação & Conceitos (professor Fabio Uehara)
O que você vai ver neste módulo. O que é considerado um audiolivro. A história do audiolivro, Brasil e Mundo (desde as fitas k7). Qual o perfil do consumidor de audiolivros no Brasil (é considerado um leitor, ainda que escutando o conteúdo? É alguém que apenas escuta ou lê e escuta livros?) Livro, ebook e audiolivro são concorrentes? Estudos de caso (apresentação de diferentes tipos de audiolivros).
Aula 2 – Mercado & Vendas (professor Fabio Uehara)
Quem são os principais players do mercado atual, no mundo e no Brasil. Quanto editoras faturam com audiolivros. Quanto custa produzir audiolivros – vale a pena sempre? Como são comercializados? O editor consegue estimar a receita de alguma forma, assim como pode fazer com livros físicos e ebooks? Modelos de comercialização e remuneração. O ponto de vista do consumidor: Como se compra um audiolivro? Como funcionam as assinaturas. Você é o dono de um audiolivro, como de um livro físico?
Aula 3 – Produção editorial e artística do audiolivro (professor Clayton Heringer)
A partir de exemplos, compreender os níveis de complexidade de audiolivros, suas implicações (seleção, pré-produção, escolha do narrador, direção, edição, mixagem e masterização), o tempo que costuma tomar essas etapas e estimativas de custos.
Aulas 4 e 5 – A produção de audiolivro (professor Clayton Heringer)
Entre a primeira e a segunda aulas os professores vão demonstrar o passo a passo da produção de um livro mais simples e de um mais complexo (duas vozes ou mais e música/sonorização). O propósito não é o de tornar o profissional apto a ser responsável direto pelo processo, mas o de oferecer o máximo de entendimento para que saiba tomar decisões a respeito de seu produto.
AULA ESPECIAL: PENSANDO AS CAPAS PARA EBOOKS E AUDIOLIVROS
1 videoaula | 2 horas
Professor: Delfin
Tipologia e imagem (fotos ou ilustrações): o que funciona e o que não, comparando com capas exclusivamente destinadas à impressão. Comunicação e/ou Arte: o que importa para a editora, o que importa ao consumidor.
MÓDULO 3 – METADADOS
2 videoaulas | 4 horas
Professoras: Cristiane Martins e Priscila Xavier
AULA ESPECIAL: POD (print on demand) ― COMO E EM QUE CONDIÇÕES FUNCIONA A IMPRESSÃO SOB DEMANDA
1 videoaula | 2 horas
Professor: Simei Jr.
MÓDULO 4 – DIVULGAÇÃO
4 aulas | 8 horas
Professor Fabio Uehara
Aulas 1 e 2: Produção de conteúdo para redes sociais– áudio, vídeo e imagem
Aulas 3 e 4: Produção de Podcast para o mercado editorial
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Designer gráfico, marido e pai. Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e 15 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente. Fez a produção do É Noia Minha da Camila Fremder e atualmente produz e edita Uma estrangeira, o podcast da Gabi Oliveira. Também tem o podcast pessoal Lanterna de papel. Tendo produzido mais de 250 episódios de podcasts e contando.
Cearense, produtor artístico e sócio da Tocalivros. Formado em Artes Cênicas e pós graduado em Direção e Dramaturgia. Trabalhou como ator, cenógrafo, professor, diretor, padeiro, figurinista, confeiteiro, iluminador, não necessariamente nessa ordem.
Bibliotecária e especialista em metadados, Cristiane Martins tem mais de 10 anos de experiência no mercado editorial. Desenvolveu importantes projetos na área, colaborando para a implementação e o desenvolvimento da boa gestão dos metadados do mercado do livro no Brasil. Atualmente é Gerente de Produto da MVB Brasil.
Bibliotecária com MBA em Book Publishing e especialista em metadados, Priscila Xavier tem mais de 15 anos de experiência no mercado editorial. Atuou como bibliotecária na Câmara Brasileira do Livro por 11 anos e desenvolveu importantes projetos na área, dentre eles oficinas para capacitação de bibliotecários do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Atualmente é Analista de Suporte Sênior da MVB Brasil.
Atua no mercado editorial desde 1999, trabalhando como book designer e diagramador. Pioneiro na produção de livros digitais no Brasil, conta com mais de 3000 ebooks produzidos para editoras como a Companhia das Letras, Intrínseca e Zahar, entre outras.
Com mais de 24 anos de atuação no mercado editorial, Simei tem vasta experiência em diversas áreas, sempre em cargos de liderança e em projetos de alta complexidade, todos implementados com notado sucesso. Formado em Sistemas de Informação e MBA em Gestão de Projetos, acumula passagens pela Superpedido, Grupo Ediouro, Singular Digital, Grupo IBEP, Metabooks (MVB Brasil), hoje ocupa o cargo de Head de PoD na Bookwire. Pai do Gael e torcedor
É proprietário do Studio DelRey de produção editorial, que atende editoras como Aleph, Saraiva, Globo, Nova Fronteira, Edipro, entre outras. Como capista de livros, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros.