MBA BOOK PUBLISHING

Ser um profissional de sucesso neste mercado nunca foi tão desafiador, no entanto as oportunidades também nunca foram tão grandes. Para ajudar o profissional nesta jornada, desenvolvemos o MBA Book Publishing.

Horas/Aula

360 horas

Início

10/03/2025

Modalidade

EAD ao Vivo

Investimento

DE 24X POR 20X DE R$ 450,00 ATÉ 17/01/2025

Dias e Horários

Dias úteis – normalmente 2 dias/semana – de 19hs as 21h10

Quero receber o desconto para este curso

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.

Quero receber o desconto para este curso

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.

Sobre o curso

O mercado editorial vem passado por inúmeras transformações, quase todas causadas pelos avanços tecnológicos. E tudo indica que estas mudanças não cessarão.

O impacto que a internet tem provocado no mercado de livros foi a maior desde Gutemberg.

A internet, junto com o ebook, gerou uma série de eventos que conjugados alterou para sempre a indústria do livro em todo o mundo.

Mas apesar de todas estas mudanças e por mais que seja impossível predizer como será a indústria do livro no futuro, a essência do que o editor faz, e precisa fazer, permanecerá igual. As atividades de Aquisição, adquirir os melhores títulos e autores; Desenvolvimento de Texto, deixar o texto agradável e de acordo com seu público; e Publicação, colocar os livros nos locais certos para o que o público adequado o encontre; continuam sendo as rotinas essenciais de qualquer editora ou profissional editorial.

Ser um profissional de sucesso neste mercado nunca foi tão desafiador, no entanto as oportunidades também nunca foram tão grandes.

Para ajudar o profissional nesta jornada, desenvolvemos o MBA Book Publishing.

Para quem é o curso

Revisores de textos que desejam atuar em um novo nicho. Professores de língua portuguesa que desejam atuar como revisores.

O que você aprenderá

O MBA Book Publishing tem como objetivo tornar o participante apto a liderar uma editora, seja própria ou de terceiros, conhecendo todo a cadeia de valor do livro, suas principais tendências, as ferramentas fundamentais de gestão e com o domínio das novas tecnologias. Para isto, ao final do MBA, os alunos estarão aptos a:

  • Elaborar um Projeto Editorial com todas as suas nuances e contemplando os diversos tipos de publicação.
  • Realizar a Produção Editorial de uma obra, apresentando as melhores práticas.
  • Entender como se dá a Aquisição de Títulos e Autores, nacionais e estrangeiros.
  • Identificar e elaborar obras com alto potencial de vendas.
  • Compreender como se elabora um Design Editorial que atende aos interesses do editor e que consiga transmitir de forma clara sua mensagem ao público final.
  • Conhecer o processo de Produção Gráfica, destacando suas várias etapas e tecnologias.
  • Elaborar um Contrato de Edição e realizar a administração deste contrato contemplando as leis que regulam os Direitos Autorais no Brasil.
  • Implementar uma política de Vendas levando em consideração as particularidades da editora e do mercado em geral.
  • Conhecer as melhores práticas de Marketing.
  • Utilizar o Marketing Digital e as Redes Sociais de forma efetiva e eficaz.
  • Gerenciar as Finanças de uma editora de maneira simples e objetiva.
  • Analisar criticamente os principais indicadores Contábeis utilizando o Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa.
  • Elaborar um Business Plan que contempla aspectos editoriais e financeiros.
  • Compreender as principais técnicas de Inovação e saber como implementar na editora e na carreira.
  • Elaborar um Planejamento e Controle de Produção Editorial de acordo com as melhores práticas de gerenciamento de projetos.
  • Compreender as principais características de um Líder e como gerenciar equipes de alta performance.
  • Conhecer com profundidade os principais segmentos editoriais: didáticos, juvenis, infantis, quadrinhos, religiosos, técnico e profissionais, autoajuda e interesse geral.

Conteúdo programático

1 – Formação de Publisher
2 – Inteligência Artificial aplicada a Gestão
3 – Direitos Autorais aplicado ao Mercado Editorial
4 – Design Thinking para o Mercado Editorial
5 – Editor de Aquisição: como prospectar novos livros
6 – Gestão de Projetos em Editoras
7 – Liderança e Gestão de Pessoas
8 – Social Media & Growth Hacking
9 – Marketing Avançado para Editoras: inteligência artificial e metadados
10 – Master em Vendas para Mercado Editorial
11 – Como Vender Direitos Autorais no Exterior: capacitação para negócios internacionais
12 – Logística aplicada ao Mercado Editorial
13 – Master em edição digital: ebook, audiolivro, podcast e conteúdo para redes sociais
14 – Gestão Financeira de Editoras
15 – Contabilidade Gerencial de Editoras
16 – Conteúdos Didáticos: produção editorial, mercado e transformação digital
17 – Como criar e manter uma editora independente
18 – Plano de Negócios de uma Editora

Nossa Metodologia

Conclusão em até 2,5 anos – podendo ser concluído em 12 meses

Nossas pós-graduações foram elaboradas para que os alunos possam conclui-las em 12 meses. Em um ano de dedicação, já é possível colocar no currículo uma formação que fará diferença no mercado.

100% a distância

Todas as aulas são no formato EAD, sendo que a maioria é ao vivo, para que o aluno tenha interação com professores e outros alunos no momento da aula. Porém, todas as aulas ficam gravadas caso não seja possível assistir no momento da transmissão.

Professores atuantes no mercado

Todos os nossos professores são profissionais de destaque das suas áreas. Com isso, o foco das aulas é a teoria aplicada nos processos reais do mercado editorial. O objetivo é que após uma aula, o aluno consiga aplicar imediatamente o conhecimento na sua carreia.

Reconhecido pelo MEC

A Pós-Graduação em Tradução Profissional é autorizada pelo Ministério da Educação. O diploma será emitido pela  Faculdade LabPub.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

Os professores estão sujeitos a mudanças. Alguns dos professores:

ÉRICO ASSIS

É tradutor, jornalista e professor. Como tradutor, colabora com as editoras Companhia das Letras, Panini, Darkside, HarperCollins Brasil e outras, tendo assinado mais de 300 obras. Como jornalista, tem colunas nos websites Omelete e Blog da Companhia, assim como colabora com os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e a revista QuatroCincoUm. Também mantém o podcast Notas dos Tradutores (junto a Mario Luiz C. Barroso e Carlos Rutz) e o website A Pilha. Foi professor universitário da área de Comunicação e dá cursos esporádicos de tradução. É doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro Balões de Pensamento. http://www.ericoassis.com.br/

CASSIUS MEDAUAR 

Jornalista pela Cásper Líbero, com experiência de vinte anos de mercado, especializou-se em HQ e é premiado diversas vezes com o HQ Mix. Após passar pela Abril Jovem, foi editor na histórica Conrad, onde comandou o lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Em seguida ajudou a mudar o mercado brasileiro de HQ com uma sequência de lançamentos dos selos Vertigo e Wildstorm para as brasileiras Pixel e Ediouro. Foi gerente de conteúdo da Editora JBC onde participou da mudança da linha editorial com lançamentos como Death Note Black Edition, Akira e Ghost in the Shell, além da criação do Concurso Nacional de Mangás. Atualmente é Gerente Editorial da Conrad.

GUILHERME KROLL

Com formação em editoração pela ECA-USP, é editor e sócio fundador da Balão Editorial, editora que publica obras variadas, como HQs, literatura e acadêmicos. A editora tem uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Além disso, teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba. Guilherme já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; já prestou serviços em todas as áreas editoriais e traduziu títulos para diversas editoras.

JULIA ROMEU

Trabalha como tradutora literária há mais de quinze anos e já traduziu obras de Jane Austen, Virginia Woolf, Charlotte Brontë, William Faulkner, Chimamanda Adichie e Elif Shafak, entre muitos outros autores. Suas traduções fazem parte do catálogo de editoras como Companhia das Letras, Record, Harper Collins e Cosac Naify. Atualmente, trabalha num livro intitulado Um lugar só dela: O feminismo em Jane Austen que sairá pela Bazar do Tempo no segundo semestre de 2021. Também é autora de teatro e de uma biografia infantil de Carmen Miranda, Carmen: A Grande Pequena Notável, escrita em parceria com Heloisa Seixas e publicada pela Pequena Zahar. É bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio e doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ, onde atua como docente.

MARIANA ROLIER

Editora de Aquisição e Publishing Manager na Storytel Brasil.  Atua há quase duas décadas no mercado editorial. Já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco, Leya e HarperCollins Brasil. Possui experiência na criação de selos e no lançamento de best-sellers, como a saga “As Crônicas de Gelo e Fogo” e “O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares”.

MARCOS MARCIONILO

Psicanalista em formação, fez filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também cursou o mestrado em filosofia contemporânea, com estudos sobre a psicanálise na obra de Michel Foucault, sob a orientação de Salma Tanus Muchail. É editor e sócio proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística. Atua também como tradutor, com mais de 80 obras traduzidas. É o atual curador do Prêmio do Jabuti.

LEONARDO NETO

Editor Chefe do PublishNews. Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-GO. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla.

plugins premium WordPress