MÓDULO 1 – EBOOK
5 aulas | 10 horas
Professor Fabio Uehara e Rafael Alt
Aula 1 – Apresentação & Conceitos (professor Fabio Uehara)
Toda publicação digital é ebook? Por que não? A história do livro digital no mundo e no Brasil. Principais formatos da atualidade. Estudos de caso: comparação entre um ebook simples e um ebook complexo. As principais possibilidades e alguns dos limites atuais da plataforma digital.
Aula 2 – Mercado & Vendas e processo editorial do ebook (professor Fabio Uehara)
Todo livro tem de ter uma edição digital também? Quais os impactos nos custos de produção e nas possibilidades de receita? Quanto se vende hoje em dia? Quais as perspectivas/tendências do mercado? Estudos de caso: sucessos e fracassos. Como determinar o preço de capa de um ebook. Venda: distribuição e canais próprios. Bibliotecas digitais. Compreendendo o consumidor: qual o perfil de quem consome livros digitais? Ereaders e afins: como funcionam. O Ebook nos processos editoriais: quais as diferenças em comparação à produção editorial de produtos físicos. Do original ao leitor: na lida com o texto/arquivo, ao que mais se deve prestar atenção na preparação e nas revisões. Como fazer a revisão de um ebook de maneira apropriada. É possível fazer correções depois da publicação?
Aulas 3 e 4 – Ebook: modos de fazer (professor Rafael Alt)
A partir de um texto original, o professor vai demonstrar, passo a passo, o que se faz com aquele arquivo até que se torne um ebook pronto para publicação. Os softwares mais usados (word, sigil, inDesign etc.). Conversão para epub3 e testes (o que pode dar errado). ISBN. Como se faz a publicação (KDP/Distribuidora). As variações: Quando tem imagem, quando tem notas de rodapé, quando tem links externos.
MÓDULO 2 – AUDIOLIVRO
5 aulas | 10 horas
Professor Clayton Heringer e Fabio Uehara
Aula 1 – Apresentação & Conceitos (professor Fabio Uehara)
O que você vai ver neste módulo. O que é considerado um audiolivro. A história do audiolivro, Brasil e Mundo (desde as fitas k7). Qual o perfil do consumidor de audiolivros no Brasil (é considerado um leitor, ainda que escutando o conteúdo? É alguém que apenas escuta ou lê e escuta livros?) Livro, ebook e audiolivro são concorrentes? Estudos de caso (apresentação de diferentes tipos de audiolivros).
Aula 2 – Mercado & Vendas (professor Fabio Uehara)
Quem são os principais players do mercado atual, no mundo e no Brasil. Quanto editoras faturam com audiolivros. Quanto custa produzir audiolivros – vale a pena sempre? Como são comercializados? O editor consegue estimar a receita de alguma forma, assim como pode fazer com livros físicos e ebooks? Modelos de comercialização e remuneração. O ponto de vista do consumidor: Como se compra um audiolivro? Como funcionam as assinaturas. Você é o dono de um audiolivro, como de um livro físico?
Aula 3 – Produção editorial e artística do audiolivro (professor Clayton Heringer)
A partir de exemplos, compreender os níveis de complexidade de audiolivros, suas implicações (seleção, pré-produção, escolha do narrador, direção, edição, mixagem e masterização), o tempo que costuma tomar essas etapas e estimativas de custos.
Aulas 4 e 5 – A produção de audiolivro (professor Clayton Heringer)
Entre a primeira e a segunda aulas os professores vão demonstrar o passo a passo da produção de um livro mais simples e de um mais complexo (duas vozes ou mais e música/sonorização). O propósito não é o de tornar o profissional apto a ser responsável direto pelo processo, mas o de oferecer o máximo de entendimento para que saiba tomar decisões a respeito de seu produto.
AULA ESPECIAL: PENSANDO AS CAPAS PARA EBOOKS E AUDIOLIVROS
1 videoaula | 2 horas
Professor: Delfin
Tipologia e imagem (fotos ou ilustrações): o que funciona e o que não, comparando com capas exclusivamente destinadas à impressão. Comunicação e/ou Arte: o que importa para a editora, o que importa ao consumidor.
MÓDULO 3 – METADADOS
2 videoaulas | 4 horas
Professoras: Cristiane Martins e Priscila Xavier
- Como funcionam os metadados; O que é recomendado e o que é proibido
- Melhores usos dos metadados
- Como ser “encontrável” nas plataformas digitais
- Palavras-chaves, BISAC e THEMA (em casa método, mostrar um exemplo prático de como alimentar os dados passo a passo)
- Quem pode/deve elaborar os metadados
- Pontos de atenção e dicas
AULA ESPECIAL: POD (print on demand) ― COMO E EM QUE CONDIÇÕES FUNCIONA A IMPRESSÃO SOB DEMANDA
1 videoaula | 2 horas
Professor: Simei Jr.
MÓDULO 4 – DIVULGAÇÃO
4 aulas | 8 horas
Professor Fabio Uehara
Aulas 1 e 2: Produção de conteúdo para redes sociais– áudio, vídeo e imagem
- Produção de conteúdos para redes sociais, seja em áudio, vídeo ou imagem
- A questão do investimento e do retorno: o que é necessário compreender a respeito
- Do e-mail marketing para estratégias em redes sociais ao booktrailer e podcasts
- Booktrailers, vídeos e canais de sucesso (casos Antofágica, Boitempo, Pipoca e Nanquim e outros)
- O que se pode fazer por si e o que é recomendável delegar/terceirizar: objetivos, tempo, custos
- De uma aula para outra, um exercício: produzir um conteúdo destinado a divulgação no instagram de um livro a ser escolhido pelo professor: análise das escolhas de forma geral, em aula (sem revelar autoria).
Aulas 3 e 4: Produção de Podcast para o mercado editorial
- Por que criar um podcast
- Formatos e contexto do podcast
- Análise de casos: podcasts de editoras/autores/livrarias
- Planejamento: etapas para a produção
- Softwares necessários (gravação remota)
- Programas de edição
- Criando um podcast na prática