Descrição
Ao concluir seu livro, escritores enfrentam um desafio crucial: como destacar-se e atrair a atenção de editoras e leitores em um mercado literário competitivo?
O cenário editorial é rigoroso, e conquistar leitores é tão desafiador quanto a publicação em si. No entanto, neste curso, vamos além do convencional. Abordaremos estratégias personalizadas para romper com o comum e se destacar no cenário literário.
A chave do sucesso está na criação de uma estratégia de marketing adaptada especificamente para você e para sua carreira literária. Durante oito encontros, exploraremos teorias fundamentais, aplicando-as diretamente ao mercado literário e revelando os “quickwins” – ganhos rápidos, mas significativos, como definido pelas consultorias estratégicas internacionais.
Objetivo
Nosso curso tem como objetivo capacitar escritores a enxergarem o marketing como uma ferramenta essencial para alcançar seus objetivos, independentemente de sua atuação no meio literário ou editorial.
Conteúdo
1º encontro: Livros e seus leitores
- Apresentação do professor
- Visão geral do curso
- Teoria: A função (estratégica) do marketing
- Teoria: Os 5 Ps do marketing
- Aplicação: Foco no produto (qualidade do texto, evolução constante)
- Aplicação: Foco no público (público-alvo, testes e aprendizados, refinando definições)
- Aplicação: Foco na promoção
- Quickwin: o momento certo para pensar no marketing do seu livro
2º encontro: Quem é você ou quem deseja ser
- Teoria: Posicionamento de marca
- Teoria: Marketing de relacionamento e fidelização de leitores
- Aplicação: A curva de vendas
- Aplicação: A carreira do escritor (visão de longo prazo, direitos autorais)
- Aplicação: Um autor autêntico e memorável
- Quickwin: Qual é o seu diferencial?
3º encontro: Como e com quem caminhar
- Teoria: O plano de marketing do seu livro
- Aplicação: Formas de publicação e o agenciamento literário
- Aplicação: O caminho do escritor independente
- Aplicação: Construindo um portfólio literário consistente
- Quickwin: Erre à vontade
4º encontro: Entre letras, imagens, algoritmos
- Teoria: Marketing digital e as redes sociais
- Teoria: O marketing de conteúdo
- Aplicação: A presença digital sólida
- Aplicação: Os posts que engajam e os posts que instigam senso de comunidade
- Quickwin: Onde publicar seu conteúdo?
5º encontro: É um mercado, é um mercado, é um mercado
- Teoria: O funil de vendas do seu livro
- Aplicação: Marketing de conteúdo como construção de funil
- Quickwin: Como atrair o topo do funil?
- Aplicação: A estratégia de lançamento
- Quickwin: Criando picos de vendas: a pré-venda e a noite de autógrafo
6º encontro: Quem não comunica…
- Teoria: O plano de comunicação do autor
- Teoria: O valor da consistência
- Aplicação: Comunicando valor
- Aplicação: A publicidade paga e a espontânea
- Quickwin: Cavando entrevistas, lives e podcasts
7º encontro: Conhecer o terreno
- Teoria: Pesquisa de mercado
- Aplicação: O mercado literário nacional
- Aplicação: O que outros escritores estão fazendo?
- Aplicação: Networking em eventos e feiras
- Quickwin: Boas práticas para escritores
8º encontro: Aguçando os sentidos
- Teoria: Marketing holístico no sucesso de longo prazo
- Aplicação: Encontrando novas oportunidades
- Aplicação: Construção de parcerias
- Aplicação: A visão holística da carreira do escritor
- Quickwin: O poder da reciprocidade
Mensagem final
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professora
BRUNO CRISPIM
Autor de “O Segundo Caçador” (ed. Edufes), romance vencedor do Prêmio UFES de Literatura e de “Kaito: reze por uma boa morte” (ed. Ronin), fantasia urbana que se passa no Japão e que foi eleita livro do ano pelo Prêmio Book Brasil. É mestrando em Escrita Criativa pela PUC-RS.