Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora

By 15 de janeiro de 2021 novembro 12th, 2024 Cursos, Todos
 
 

FORMAÇÃO DE PUBLISHER: OS FUNDAMENTOS PARA CONDUZIR UMA EDITORA

O curso Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora tem como
objetivo tornar o participante apto a gerenciar toda a cadeia produtiva do
livro, levando em conta todas a mudanças que o setor vem passando nos últimos anos.

Horas/Aula
24 horas de videoaulas
Início
10.03.2025
Modalidade
EAD ao Vivo
Dias
10, 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26, 28 e 31 de Março
02 e 04 de Abril
Terças, quintas e sextas
Das 19h às 21h10

Vídeo

Descrição

Mais do que trabalhar com o texto e na aquisição de obra, a função de Publisher abrange toda a cadeia produtiva do livro. Ele é o responsável por fazer o negócio funcionar, coordenando ou executando as diversas etapas necessárias para fazer com que um original escrito por um autor se torne um produto rentável.

As atividades que uma editora precisa desenvolver para colocar um livro no ponto de venda são amplos e complexos.

A ideia deste curso é auxiliar as pessoas que estão começando na carreira editorial, aqueles recém-chegados e até mesmo os mais experientes que desejam ouvir de profissionais experientes o que deve fazer um Publisher para tornar uma editora eficiente.

Aulas de Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora foram pensadas para resumir, em um único curso, o que um profissional deve ser saber para conduzir uma editora em um mercado que movimenta mais de R$ 5 bilhões por ano: as características de editoras bem-sucedidas; a aquisição de direitos de publicação; a história do mercado editorial brasileiro; canais de comercialização; produtos digitais; marketing; a produção editorial, do autor ao leitor; direitos autorais, além dos conceitos principais de gestão financeira.

Objetivo

O curso Formação de Publisher: os fundamentos para conduzir uma editora tem como objetivo tornar o participante apto a gerenciar toda a cadeia produtiva do livro, levando em conta todas a mudanças que o setor vem passando nos últimos anos.

Conteúdo

Módulo 1: Produção Editorial – Carla Bettelli (4 horas)

  • Edição é fazer escolhas;
  • Produção editorial;
  • Gestão do processo de produção;
  • Profissionais envolvidos nas diversas etapas;
  • As diferenças de produção em grandes e pequenas editoras;
  • As etapas de pré-produção: seleção de originais, line editing e preparação de texto;
  • O percurso na produção: projeto gráfico, revisões, paratextos e capa;
    Produção gráfica.

Módulo 2: 100 nomes da edição no Brasil – Leonardo Neto (2 horas)

  • Os maiores nomes da indústria editorial brasileira: Monteiro Lobato;
    Francisco de Paula Brito. Francisco Alves. Ênio Silveira. Érico Veríssimo;
  • José Olympio e outros;
  • Os pioneiros;
  • Os revolucionários;
  • Os combatentes.

Módulo 3: Produtos Digitais – e-book e audiolivro – Fabio Uehara (2 horas)

  • Escolhas editoriais;
  • Etapas de produção;
  • Formatos digitais;
  • Formas de comercialização;
  • Organização de conteúdo.

Módulo 4: Direitos Autorais – Neide Bueno (2 horas)

  • Introdução ao direito autoral e legislação vigente;
  • Como produzir um livro respeitando direitos de propriedade intelectual;
  • Biblioteca Nacional – ISBN, depósito legal, registro de conteúdo;
  • Cálculo de apuração de direitos autorais;
  • Pagamentos de remessas internacionais.

Módulo 5: Mercado em Notícias – Leonardo Neto (2 horas)

  • As notícias mais relevantes para entender o momento do mercado de livros;
  • Produção e venda;
  • Vendas no varejo;
  • Perfil do leitor;
  • A crise da Livraria Cultura e da Saraiva;
  • As boas notícias vindas das livrarias.

Módulo 6: Aquisição de Títulos e Autores – Mariana Rolier (2 horas)

  • O papel dos agentes literários e sua importância na formação de catálogos;
  • Comercialização de direitos autorais e reprodução;
  • A relação com o escritor e editores;
  • O processo de localizar e contratar escritores;
  • O processo de formação de catálogo;
  • Prospecção de autores e obras.

Módulo 7: Característica de uma editora de sucesso – Roberto Jannarelli (2 horas)

  • O que é uma editora;
  • O objetivo de uma editora;
  • Conhecimento, curadoria e processos;
  • A transformação de criadores à influenciadores;
  • Acreditar nas histórias;
  • Aposta em originais;
  • Vender ideias.

Módulo 8: Canais de Comercialização – Luciana Borges (2 horas)

  • Panorama do mercado;
  • Vendas para o setor público;
  • Vendas para o mercado privado;
  • Vendas para o terceiro setor;
  • Venda de produtos digitais.

Módulo 9: Marketing Digital – Taty Leite (4 horas)

  • Por onde começar;
  • Criando a ideia de autoridade;
  • Chamando atenção;
  • Funil de relacionamento;
  • A importância de uma estratégia criativa: público-alvo, detectável, compartilhável, inspiracional, acessível e consistente.

Módulo 10: Gestão Financeira – André Castro (2 horas)

  • A equação do ganho financeiro: lucro operacional e investimento em capital de giro;
  • A formação do lucro operacional: preço de capa, faturamento, custos e despesas variáveis, custos fixos;
  • Investimento em capital de giro: giro do estoque, prazo de recebimento de vendas, prazo de pagamento de compras, investimento de direito autoral.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

MARIANA ROLIER

Editora de Aquisição e Publishing Manager na Storytel Brasil. Atua há quase duas décadas no mercado editorial. Já teve passagens pela Globo, Planeta, Rocco, Leya e HarperCollins Brasil. Possui experiência na criação de selos e no lançamento de best-sellers, como a saga As Crônicas de Gelo e Fogo e O Orfanato da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares.

LEONARDO NETO

Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-GO. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla. Foi editor-chefe do Publishnews.com.br e vem realizando curadorias de grandes eventos editoriais, como as Bienais do Livro, do Rio e de São Paulo. É autor de 100 nomes da edição no Brasil (Oficina Raquel, 2020).

LUCIANA BORGES

Graduada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Pedagogia empresarial e Marketing pela Universidade Candido Mendes, também cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Atuou na fusão das Editoras Objetiva e Companhia das Letras quando assumiu a diretoria comercial do Grupo Companhia das Letras, onde trabalha até hoje. Com grande experiência nas áreas comercial, marketing e vendas institucionais foi responsável por grandes equipes e projetos importantes.

FABIO UEHARA

Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e há cerca de 20 anos entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. E atualmente é diretor de conteúdo da Tocalivros. Foi o responsável pela criação da Rádio Companhia, um dos podcasts pioneiros do mercado editorial, atuando como apresentador e produtor, e apresenta o Podcast do PublishNews semanalmente, entre outras produções.

TATIANY LEITE

Criadora do canal Vá ler um livro. Apaixonada por internet e literatura. Faz parte do canal Blablálogia e já trabalhou na MTV Brasil e YouTube Space SP e, além disso, teve seus textos publicados na Revista TPM, Trip, Revista Capricho, Revista da Cultura, Jornal Rascunho entre outros.

NEIDE BUENO

É Advogada, Parecerista, Docente e Pesquisadora, atuando há 30 anos na área de Propriedade Intelectual, Tecnologia e Inovação. Pesquisadora Sênior do GEDAI: Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial ligado ao Programa de Pós Graduação de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie). Pós-graduada em Direito e Tecnologia da Informação (POLI-USP); em Direito Privado (EPM) e em Direito Processual Civil (PUC/SP).

Ex-Diretora Cultural e atual membro do Conselho Fiscal e Consultivo da Associação Paulista de Propriedade Intelectual (ASPI). Membro da Comissão Permanente de Estudos de Fashion Law do IASP; das Comissões de Propriedade Intelectual da OAB/SP (Subseções Jabaquara e Guarujá); e da ABDA (Associação Brasileira de Direito Autoral).

Autora de diversos capítulos de livros e artigos sobre Propriedade Intelectual, Direito da Concorrência, Tecnologia e Inovação. Coorganizadora do livro “Comentários da Lei de Propriedade Industrial – Uma Análise Exclusiva feita por Mulheres”, publicado pela editora Revista dos Tribunais em 2023.

CARLA BETTELLI
Autora, tradutora e editora de livros infantis e de outros gêneros. Formada em Editoração pela ECA-USP, trabalhou por 8 anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras. Há dois anos colabora na produção editorial da Edipro, e nesse período supervisionou mais de 50 obras de segmentos diversos: literatura, ciências sociais, filosofia, interesse geral e infantil; além de coordenar a recente entrada da editora no livro digital.

ANDRÉ CASTRO

Cofundador e Diretor Acadêmico da LabPub. Profissional com quase 30 anos de experiência, tendo atuado como Diretor Executivo na Ediouro Publicações e na HSM do Brasil. Graduado em Ciências Contábeis (UFRJ), com MBA em Finanças Corporativas (IBMEC/RJ) e Management (IAG/PUC-RJ).

ROBERTO JANNARELLI

Roberto Jannarelli é editor de livros e escritor. Trabalha no mercado editorial há 15 anos, com passagens por grandes casas como Rocco e Intrínseca. Já atuou no segmento didático, de obras de referência, de livros gerais e hoje é Diretor Editorial da Antofágica, editora especializada em clássicos. É bacharel em Letras pela UFRJ, formado em Publishing Management pela FGV-RJ e tem pós-graduação em Literatura, Arte e Pensamento contemporâneo pela PUC-RJ.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA