Descrição
O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.
Os profissionais de uma editora ou selo especializado enfrentam desafios próprios. Trabalhar em um mercado de nicho, com eventos e feiras, leitores diferenciados, crítica especializada e etapas de produção editorial é um desafio cotidiano.
O curso Formação de Editor de HQ e Mangá mostrará todo esse universo atual e também um cenário de oportunidades e desafios para que o profissional consiga desenvolver projetos de sucesso dentro de sua editora, trabalhando nas empresas do setor ou de forma independente.
Além das aulas teóricas, profissionais convidados de diferentes segmentos ajudarão a compreender especificidades práticas de suas áreas técnicas.
Objetivo
O curso Formação de Editor de HQ e Mangá: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos tem como objetivo tornar o participante apto a:
- entender as particularidades do mercado de HQs
- conhecer e gerenciar todas as etapas da produção editorial, da criação de uma linha editorial e seleção de originais até a distribuição
- desenvolver competências nas habilidades para a edição de HQs e mangás.
Conteúdo
Aula 1 – História & Mercado dos Quadrinhos
Um breve histórico das Histórias em Quadrinhos e Mangás no Brasil e no Mundo, seguido de um aprofundamento maior no período 1990-2024, contextualizando o mercado dentro da economia dos períodos mais recentes e apresentação de cases desse período.
Aula 2 – Editando uma HQ
Etapas de produção: Como editar uma HQ licenciada. Como editar uma HQ brasileira. Os desafios da edição de textos. A relação editor x redação x colaboradores. Os elementos complementares à obra de HQ.
Aula 3 – Edição de arte e produção gráfica
Edição de arte e diagramação. As decisões sobre o suporte: papel e digital. As particularidades dos ebooks. Balonamento. Letras e letreiramento. Produção gráfica e acabamento. Participação especial da jornalista, designer e editora de arte convidada, Marina de Campos.
Aula 4 – Seleção de originais
Como identificar originais ou publicações estrangeiras com qualidade e que despertem interesse do público de sua editora ou publicações no Brasil. Como avaliar o impacto dos custos e poder decidir pela edição e publicação de obras. Os primeiros contatos com autores e editoras.
Aula 5 – Catarse: um case de financiamento coletivo
O Kickstarter nos EUA. O Catarse e o Apoia-se no Brasil. Destrinchando o Catarse: um passo a passo de como montar o seu projeto.
Aula 6 – As particularidades da edição de mangá
Estudo aprofundado de cases de mangás. A impressão invertida. A questão da tradução dos mangás e da numeração dos balões. Aula ministrada por professor convidado.
Aula 7 – Divulgação e Distribuição
Redes sociais, canais próprios, eventos, newsletters, lives. Principais prêmios. Os canais tradicionais e alternativos da distribuição de HQ. As armadilhas da distribuição. O tempo e os custos na distribuição.
Aula 8 – Cuidados técnicos e estudos de caso
A montagem do espelho da edição. Como cuidar do ISBN e da Ficha Catalográfica. Apresentação e análise de cases de edição.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
MARIO LUIZ C. BARROSO
Jornalista pela ECA/USP, com experiência de 35 anos de mercado, especialista em edição e tradução de HQs. Premiado 6 vezes com o Troféu HQ Mix, Mario possui mais de 17.000 créditos em histórias em quadrinhos, recordista acima dos mais diversos profissionais da área no Brasil (www.guiadosquadrinhos.com) e EUA (www.comicvine.gamespot.com). Começou a carreira como tradutor no Estúdio Art & Comics (hoje, Mythos Editora) sob orientação dos veteranos Jotapê Martins & Hélcio de Carvalho. Transferindo-se para a Abril Jovem, passou 10 anos à frente das publicações Marvel e DC Comics, sendo o editor responsável por lançar os primeiros títulos da Image Comics no Brasil em 1996. Após fundar o Studio M17 em 1998, vem prestando serviços para a própria Abril, Panini, Globo, Salvat, Eaglemoss, Pipoca & Nanquim, Trem Fantasma, entre outras. Como consultor editorial, realiza assessorias pontuais a empresas como a Hyperion Comics e a Skript Editora.