Descrição
Livro que se lê em smartphones, notebooks ou ereaders cada vez mais bem-equipados. O ebook não é mais revolução, é uma realidade incontornável. Não é mais o vilão dos livros físicos, mas uma possibilidade de maior acesso dos leitores, de mais negócios por parte de quem os publica, editoras ou diretamente os autores.
O livro digital é um caminho para a criação de editoras e para escritores que visam a autopublicação.
O objetivo deste curso é fazer com que os alunos sejam agentes ativos deste cenário, apresentando as questões fundamentais da produção e divulgação de ebooks e além: a elaboração em si do produto, a partir de softwares livres (não pagos). Ou seja, ferramentas acessíveis para transformar um original em um livro digital e colocá-lo à venda.
Público-alvo
Autores que visam autopublicação, editores independentes e diagramadores.
Objetivo
O curso Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda tem como objetivo tornar o participante apto a criar um ebook e disponibilizá-lo no mercado.
Conteúdo
Aula 1 – Introdução ao mercado + Criação de linha editorial (Joana De Conti)
- Panorama do mercado editorial brasileiro
- Como montar um selo e uma linha editorial
- Seleção de originais
Aula 2 – Edição de conteúdo (Joana De Conti)
- Análise de casos
- Preparação, revisão e copidesque do texto
- Sugestões para a edição de texto
- Definição da capa
Aula 3 – Metadados e outras informações do livro (Joana De Conti)
- O que são metadados e os melhores caminhos para suas escolhas
- Elaboração da sinopses
- ISBN e a ficha catalográfica
Aula 4 – Apresentação de formatos (Antonio Hermida)
- Contextualização de livros digitais
- Formatos e plataformas (padrões);
- Manual de estilo
- O ebook por dentro (introdução)
- Introdução aos programas utilizados
- Breve apresentação dos programas
- O que é software livre e aberto (ePub, odt e html)
- Quais as vantagens para você e sua editora
- O terror da descontinuidade
Aula 5 – Preparando e estilizando um arquivo de texto (Antonio Hermida)
- Melhores práticas de formatação e preparação de arquivo
- Exportando o ePub
- Introdução ao LibreOffice e ao formato
- Doc(x) vs Odt
- Extensões
- Melhores práticas de formatação e preparação de arquivo
- Exportando o ePub
Aula 6 – Por dentro do ePub (Antonio Hermida)
- Introdução a estrutura de um arquivo ePub e seus elementos fundamentais
- Noções estruturais e funcionamento de HTML e CSS
- Declarações semânticas
Aula 7 – Revisando, adequando e validando (Antonio Hermida)
- Revisão, limpeza, emendas simples e adequação de um arquivo
- “Tunando” o Sigil
- Dicionários
- Plug-ins
- Buscas salva
- Scripts
- Validando seus arquivos antes da venda
Aula 8 – Adaptações gráficas (Antonio Hermida)
- O que eu posso versus o que eu devo fazer em termos gráficos
- A importância da identidade visual
- Desconstruindo livros – alguns estudos de caso
Aula 9 – Distribuição (Joana De Conti)
- Autopublicação
- Distribuição direta ou via distribuidora
- Modelos de venda e distribuição
Aula 10 – Divulgação (Joana De Conti)
- Melhores práticas para divulgação
- Cases de sucesso
- Divulgação de um livro de um autor / editora independente
Formar de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
Joana de Conti
Joana De Conti trabalha com livros digitais há mais de dez anos. Começou sua carreira produzindo ebooks, trabalhou por alguns anos, em uma das maiores editoras brasileiras. Desde 2016 está na Bookwire Brasil como Head de PRS (Publishers Relation and Services), líder de equipe que atende quase 800 editoras de diversos tamanhos e gêneros. Sua principal experiência é com ebooks, mas está diretamente envolvida na distribuição de livros digitais, audiolivros e impressão sob demanda, ajudando editoras a melhorar o espaço digital e o desempenho de seus catálogos.
Antônio Hermida
Antonio Hermida é gerente de áudio na Bookwire Brasil. Antes, esteve à frente das produções, curadoria e conteúdo da Storytel Brasil e coordenou departamentos digitais na Cosac Naify, Zahar e Sesi-SP/Senac-SP. Como consultor, elaborou e adaptou inúmeros projetos para formatos digitais variados e áudio para editoras como Todavia, Carambaia, Ubu, Companhia das Letras, Globo, Intrínseca, entre outras.