Design Editorial: Dos Fundamentos à Prática

By 10 de fevereiro de 2019 dezembro 1st, 2023 Todos
 

DESIGN EDITORIAL: DOS FUNDAMENTOS À PRÁTICA

O curso mostrará os fundamentos do design, um histórico
do universo editorial, seus elementos marcantes, a tecnologia e, é claro, o design
colocado em prática, por meio de estudo de capas e projetos gráficos.

Horas/Aula
18 horas de videoaulas
Início
21.11.2023
Modalidade
EAD ao Vivo
Dias
21, 27 e 28 de Novembro
04, 05, 11, 12, 18 e 19 de Dezembro
Segundas e terças
Das 19h às 21h10

Vídeo

Descrição

Dizem que não devemos comprar um livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso! A verdade é que uma boa capa é fundamental para chamar a atenção do leitor numa vitrine, prateleira ou site de uma livraria. Além disso, sabemos que um design editorial bem construído para um livro facilita a leitura, transmite sensações e faz com que os leitores identifiquem o estilo da editora.

No curso Design Editorial, conversaremos sobre o universo desta área que tanto encanta autores, editores e leitores. Passaremos pelos fundamentos do design, um histórico do universo editorial, seus elementos marcantes, a tecnologia e, é claro, o design colocado em prática, por meio de estudo de capas e projetos gráficos. Também aprenderemos como direcionar cada um desses produtos editoriais para o público certo e como fazer o controle dos aspectos técnicos deste produto.

Por fim, também conversaremos sobre o mercado, suas questões atuais e as que envolvem os livros digitais, que fazem parte de catálogos cada vez maiores no Brasil.

Objetivo

O curso Design editorial: dos fundamentos à prática tem como objetivos permitir aos participantes:

  • Dominar os conceitos do design e o papel do designer editorial
  • Conhecer a história do design e profissionais influentes na história editorial
  • Entender a evolução da tipografia
  • Aprender os sistemas de composição de um livro
  • Produzir capas e miolos que se comuniquem com os leitores-alvo
  • Utilizar recursos visuais na comunicação editorial
  • Elaborar e interpretar um briefing
  • Elaborar o projeto gráfico completo de um livro
  • Conhecer técnicas da produção gráfica
  • Saber pedir orçamento
  • Conhecer o mercado editorial e relacionar-se com editores e autores
  • Compreender as diferenças de projeto entre livro impresso e digital

Conteúdo

O curso está estruturado da seguinte forma

Fundamentos: o que é design editorial
• os termos técnicos
• os elementos componentes de um livro
• as habilitações de um designer editorial

Design editorial: uma história que precede a imprensa
• momentos importantes desta história
• personagens marcantes para o desenvolvimento do design editorial

Tipografia: a ferramenta fundamental para a palavra escrita
• a evolução das letras de imprensa até os dias de hoje
• A importância da tipografia para os livros

Composição: como o livro se torna livro
• o caminho até o desktop publishing atual
• sistemas de composição existentes

Capa: a porta de entrada do leitor para os livros
• Capas de livros que funcionam
• Fatores determinantes na escolha dos editores

Recursos visuais: potencializando a comunicação editorial
• Melhores recursos visuais para capas e miolos
• Como potencializar seus projetos com recursos visuais

Briefing: acertando o alvo
• Elementos fundamentais em um briefing
• Aprenda a construir um briefing
• Aprenda a interpretar um briefing

Casos práticos
• Apresentação de casos de produtos editoriais
• Resolução de dúvidas sobre os módulos
• Resolução de dúvidas sobre o trabalho de conclusão

Projeto gráfico: orientando a construção de um livro
• o projeto que orienta a diagramação de um livro
• as regras que compõem esta construção
• a diagramação do livro

Produção gráfica: garantindo a qualidade do produto editorial
• conferência de original
• técnicas importantes: cálculo de lombadas, sangria, cores
• orçamentos para gráficas

Mercado editorial: questões atuais para os profissionais do livro
• o relacionamento entre fornecedores e editora
• questões que afligem os profissionais do livro hoje em dia
• a precificação do trabalho editorial

Impresso e digital
• as diferenças entre o livro físico e o digital
• os seus mercados distintos

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

Delfin

É proprietário do Studio DelRey de produção editorial, que atende editoras como Aleph, Saraiva, Globo, Nova Fronteira, Edipro, entre outras. Como capista de livros, foi finalista do Jabuti 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer, autor e mais um tantinho de coisas fora do mercado de livros.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA