Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
O curso Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver um projeto editorial que envolva os principais aspectos de uma editora.
18 horas de vídeoaulas
EM BREVE
EAD ao Vivo
EM BREVE
EM BREVE
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
Todos os anos milhares de livros são lançados, entre eles, autopublicações. O mercado editorial brasileiro se profissionaliza cada vez mais. As grandes editoras crescem, transformando autores em verdadeiras celebridades e adquirindo outras casas editoriais. Neste cenário, os adiantamentos de direitos autorais e as verbas de marketing só tendem a aumentar.
A pergunta que fica é: editoras pequenas podem se tornar vitoriosas, conquistando a sua sustentabilidade financeira, num mercado tão competitivo? E, dele, decorrem outras indagações: essas editoras são capazes de lançar um, dois ou mais livros, colocá-los nas principais lojas físicas e online, ou fazerem vendas diretas, e obterem lucro? Podem ter em seu catálogo autores que são celebridades ou transformá-los em uma? Podem construir uma marca forte a ponto de serem lembradas espontaneamente pelos seus leitores?
A resposta para essas perguntas, obviamente, é sim.
A capacidade de uma pequena editora identificar nichos e atuar fortemente para engajar o seu público só tem aumentado com o potencial de divulgação da internet, sobretudo, das mídias sociais.
Estima-se que 45% do mercado de livrarias está na mão de pequenas e médias editoras, com tendência de crescimento.
Mas, para competir de forma vitoriosa, é necessário conseguir identificar um nicho que seja um potencial mercado lucrativo. É dessa forma que uma pequena editora consegue obter sucesso.
Para isso, o primeiro passo para quem deseja criar uma editora é elaborar um Projeto Editorial.
Com o objetivo de auxiliar os profissionais que desejam criar uma editora ou até mesmo fazer uma reconfiguração estratégica em uma editora existente, a LabPub criou o curso Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso. Este curso on-line, com 18 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a entender os principais aspectos que envolvem a criação de uma editora ou de um selo editorial com foco na sua sustentabilidade financeira.
E, para revelar como tudo isso se dá na prática, convidamos três editoras para compartilhar como conseguiram criar suas empresas: Rita Mattar, editora e sócia da Fósforo, que publica livros de ficção literária e não ficção narrativa e jornalística relevantes na área de ciências humanas; Ana Basaglia, publisher da Editora Timo, especializada em parentalidade e que tem em seu catálogo obras do pediatra que se tornou uma celebridade, Dr. Carlos Gonzáles, e Daniela Padilha, da Jujuba, editora independente de literatura infantil, que já ganhou prêmios como Jabuti, Cátedra da Unesco e Revista Crescer.
Com base em qual fonte?
Profissionais e iniciantes, com conhecimento intermediário ou avançado de francês, interessados em traduzir textos editoriais.
O curso Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver um projeto editorial que envolva os principais aspectos de uma editora. Serão apresentados os seguintes pontos:
Módulo 1: Plano Editorial
Módulo 2: Plano Estratégico
Módulo 3: Pesquisa de Mercado
Módulo 4: Plano de Marketing
Módulo 5: Estrutura Financeira de um livro
Módulo 6: Plano de Pessoal e parcerias
Módulo 7 – Casos Reais
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Em mais de duas décadas de trajetória profissional, liderou uma centena de projetos de inteligência em negócios, marketing e comunicação para agências, consultorias, startups, e organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Hoje, atua como consultora independente, professora, mentora e palestrante, e integra, como líder de negócios, a rede da Organica, aceleradora de startups e grandes empresas. Iniciou sua atuação no mercado editorial quando assumiu a gerência de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há mais de dez anos dá consultoria para editoras, livrarias, autores e outras empresas do setor, fomentando sempre a bibliodiversidade e a sustentabilidade financeira. Entre os clientes atendidos, destacam-se Carambaia, Ercolano, FTD Educação, Instante, Grupo Autêntica (Gutenberg, Vestígio e Yellowfante), Grupo Ibep, Nacional, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo, VR Editoras, Livraria Martins Fontes Paulista, os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha, e Pormenores Revisão. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).
Publisher na Editora Timo, designer gráfico, professora universitária, mãe, empreendedora, voluntária. E feliz!
É graduada em Letras, com especialização em Escutas antropológicas das infâncias. Em 2010, criou a Jujuba, uma editora especializada em literatura infantil. Com diversos prêmios no catálogo, como Jabuti, Melhores Livros da Revista Crescer, Prêmio da Cátedra da Unesco e outros, em 2019 foi a editora convidada para representar o Brasil na Feira do livro de Bologna. No mesmo ano, lançou a coleção Literatura de Colo, com livros pensados para bebês.
Sócia da editora Fósforo, que lançou seus primeiros títulos em maio de 2021. Nos anos anteriores, foi editora da Três Estrelas, que integra o grupo Folha, e da Companhia das Letras, além de ter trabalhado na área de desenvolvimento da produtora de cinema RT Features.