Aula 1 – Por uma escrita mais afiada
Poesia é prática, de leitura e de escrita, que afia a criação literária em qualquer gênero. Como recursos próprios dos poemas já foram usados na escrita de prosa, até de romances? Estudo de casos, propostas práticas em aula e para a aula seguinte.
Aula 2 – Poema nem sempre é poesia
O que é poesia como gênero e poesia como efeito, sentimento provocado pela arte: significados possíveis em torno da mesma palavra. Poemas e suas formas mais utilizadas. Análise da produção dos participantes e proposta de escrita para a aula seguinte.
Aula 3 – Transformação e edificação de vivências
A memória é o tema provocador da aula. A partir de um conjunto de exemplos, demonstrando as escolhas dos autores, vamos produzir poemas a partir de vivências e sensações dos participantes. Análise das produções. Proposta de apresentação de referências para o encontro seguinte.
Aula 4 – Referências
Este encontro pede e dá referências de grandes nomes da poesia, na história e na contemporaneidade. Nada do que fazemos nasceu ontem e é preciso ter referências para tomar decisões autorais, para além do que já se convive por gosto. Os alunos apresentam suas referências e, a partir da turma, também o professor-orientador. Breve história da poesia ocidental, com ênfase nos séculos XX e XXI.
Aula 5 – Elementos dos poemas e os livros de poesia
A partir de poemas como exemplos, verificamos seus elementos mais usuais, como ritmo, rima, corte do verso, eu-lírico e a metáfora. Também vamos analisar publicações. Como é a edição de um livro de poemas? Deve haver um tema ou mais que dê unidade entre os textos? Proposta de escrita para ser apresentada na aula 7.
Aula 6 – Poesia e Fotografia: a imagem em verso
A construção de imagens inusitadas e fortes com palavras é das mais destacadas potências da poesia. Como a fotografia e seu estudo podem iluminar as questões da poesia? Em aula, vamos produzir poemas a partir de fotos.
Aula 7 – Sarau e a análise crítica de poemas
Dia de nos expor à leitura uns dos outros. Os autores participantes apresentam textos para análise da turma e o professor-orientador aproveita para apontar as melhores práticas dessa avaliação de textos literários.
Aula 8 – Poesia e denúncia social
Estudo de casos em que a denúncia de mazelas da sociedade e questões políticas foram transformadas em poemas. “Não existe poesia política. Existe poesia social”, dizia o poeta Thiago de Mello. Arte ou panfleto, como fazer diferença? Poesia desentranhada de notícias. Proposta de escrita para ser apresentada na aula 10.
Aula 9 – A guerra contra o lugar-comum
A gente mal percebe, ele surge no texto. É o lugar-comum: palavras e termos já muito usados, que emprestam à sua criação um sabor de “já li isso antes”. A literatura, ainda mais da poesia, é a busca pelo oposto desse efeito. Estudo das ocorrências mais… comuns. Como nada é proibido em arte, vamos também criar poemas inusitados a partir de lugares-comuns. O objetivo é ganhar maior consciência na criação, principalmente na leitura atenta à própria produção.
Aula 10 – Revisão de entendimentos e a poesia na prosa
O curso parte da importância da convivência de todo escritor com a poesia e volta ao tema, analisando em conjunto produções em prosa dos participantes, que demonstrem incorporar elementos da poesia, a busca por dar mais potência aos escritos.