PRODUÇÃO GRÁFICA EDITORIAL

O curso Produção Gráfica Editorial, tem o objetivo de apresentar aos profissionais do mercado os principais procedimentos de pré-impressão, impressão e acabamento.

Horas/Aula

20 horas de vídeoaulas

Início

EM BREVE

Modalidade

EAD ao Vivo

Investimento

EM BREVE

Dias e Horários

EM BREVE

Quero receber o desconto para este curso

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.

Quero receber o desconto para este curso

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.

Sobre o curso

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Os livros impressos continuam sendo o principal formato de saída para conteúdo editorial.

A novidade é que, ao mesmo tempo em que os formatos digitais ganham espaço, os formatos impressos se reinventam para proporcionar diferentes experiências sensoriais aos leitores, explorando novos formatos, acabamentos, uso de cores, tecnologias de impressão, tipos de papéis e encadernação.

Os custos gráficos são uns dos mais elevados dentro da matriz de custos da produção de um livro. Mesmo trabalhando nos formatos mais tradicionais, o profissional de produção gráfica precisa compreender todo o processo de produção do livro para encontrar as soluções gráficas mais adequadas para cada publicação, avaliando a viabilidade financeira e técnica de projetos.

Assim, o curso Produção Gráfica Editorial, tem o objetivo de apresentar aos profissionais do mercado os principais procedimentos de pré-impressão, impressão e acabamento.

Em modalidade EaD com transmissão ao vivo, ao longo de dez aulas de 2h cada (totalizando 20 horas), o curso trará conteúdo teórico mesclado a uma variedade de casos reais para inspirar os alunos a inovar na produção de livros impressos.

Para quem é o curso

Profissionais editoriais: revisores, preparadores de texto, copidesques, tradutores, assistentes editoriais, editores.
Outros profissionais de texto que desejem ingressar no mercado editorial: professores, redatores, examinadores de redação, revisores de trabalhos acadêmicos, jornalistas.

O que você aprenderá - Objetivos Gerais

  • Levar o estudante a conhecer as características das principais técnicas do processo gráfico;
  • Transmitir ao estudante uma visão geral dos conceitos aplicados na produção gráfica editorial;
  • Apresentar as diversas metodologias utilizadas no mercado para a escolha da gráfica e equipamentos adequados à produção.

O que você aprenderá - Objetivos Específicos

  1. Sedimentar todos os conceitos e técnicas de produção gráfica editorial.
  2. Desenvolver no aluno a capacidade de planejamento e criação de arquivos adequados à produção gráfica.
  3. Conhecer sobre controle de processos e gerenciamento de cores visando avaliação da qualidade do produto acabado.
  4. Aprender sobre custos aplicados a todo o processo de produção gráfica.
  5. Conhecer os cuidados no manuseio e melhor forma de transporte nas áreas de logística e faturamento.

Competências a serem desenvolvidas ao término do curso

Conhecer os processos gráficos, custos envolvidos, matérias-primas, insumos, tipos de impressão e acabamento, arquivos digitais. Saber escolher a gráfica e processos adequados a cada tipo de projeto editorial.

Conteúdo programático

Módulo 1 – O que é o livro?

  • Como analisar as partes do livro e quais as decisões foram tomadas em sua fabricação.
  • Anatomia do livro: entendimento de cada uma das suas partes e suas variações de acordo com gêneros textuais, públicos-alvo, condições econômicas de quem edita e qualidade esperada.
  • Definir o trabalho do produtor gráfico.

 

Módulo 2 – Por onde começa o trabalho da editora e designer?

  • Apresentação de modelos textuais para análises das técnicas de tipografia aplicadas ao processo de planejamento visual e produção gráfica.
  • Título, autoria, editora, gênero, quantidade de páginas previstas ou desejadas, elementos gráficos adequados e inadequados.
  • Que decisões podem ser tomadas a partir desse momento? Quem toma essas decisões?
    • O que influi nos custos?
    • O que torna o produto mais valioso?
    • Tiragem
    • Dimensões dos livros – as mais comuns, a depender do gênero
    • Peso do livro

 

Módulo 3 – Papeis

  • Os mais usados no mercado e suas características
  • Os mais usados em fotografias e ilustração
  • É possível misturar papeis de diferentes tipos?
  • Livros para crianças – tem papel que não rasga?
  • Lei de isenção de impostos: como ter direito?

 

Módulo 4 – Capas

  • As escolhas possíveis
  • Colas e costuras
  • Capa dura
  • Lombadas, orelhas, fitilho, costura aparente
  • Guardas: possibilidades
  • Ousadia & Criatividade
  • Box – quando, como e quanto

 

Módulo 5 – Cores

  • Teoria e aplicação das cores: RGB, CMYK, Pantone, P&B
  • Recomendações para planejamento visual
  • Cores impressas x cores do monitor: como gerenciar as expectativas
  • Gerenciamento de cores: o que é e quem deve fazer

 

Módulo 6 – Gráficas

  • Tipos de impressão – offset, digital, POD
  • Tipos de acabamento
  • Prazo, qualidade, confiança, características
  • Transporte, armazenamento e embalagens.
  • Fechamento de arquivos: cuidados elementares
  • Imposição eletrônica: paginação x cadernos
  • Como compor cadernos
  • Como fazer orçamentos
  • Contratos

 

Módulo 7 – Sistemas de beneficiamento e acabamentos especiais

  • Livros em Braille
  • Faca especial
  • Vernizes: tipos, características e custos
  • Laminações: tipos, características e custos
  • Vernizes especiais
  • Relevo seco e americano
  • Hot Stamping

 

Módulo 8 – Tipos de livros e suas características

  • Livros ilustrados, com fotografias, didáticos, paradidáticos, científicos, ficção, biografias e histórias em quadrinhos
  • Edições de arte e edições comemorativas / especiais
  • Como escolher os papeis e processos
  • Revisão sobre os sistemas de impressão
  • Formatos adequados: escolha artística e técnica
  • Quais tipos de gráficas escolher

 

Módulo 9 – Problemas x causas x soluções

  • Apresentação dos principais problemas na produção gráfica
  • Quais são as causas e soluções
  • Quando há erro de quem é a culpa? Quem paga o prejuízo?
  • Como avaliar a qualidade de um produto gráfico
  • Como estão divididos os prazos de produção
  • Importância do relacionamento entre gráfica, editora e fornecedores
  • Importância do PCP na editora e gráfica
  • Papel do vendedor e produtor gráfico na atualidade

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificação

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

LUIS FELIPE PEREIRA BORGES DA CUNHA

Carreira com 33 anos de experiência em Artes Gráficas, com atuação nas áreas de impressão, marketing, vendas e desenvolvimento de negócios em mercados editoriais, promocionais e embalagens. É coordenador e professor do curso de Propaganda e Marketing na UNIP há 20 anos e executivo de novos negócios e inovação na Gráfica e Editora Impress, de Presidente Prudente. Ministra aulas de produção gráfica, design de embalagens, gerência de produto e preço, marketing digital, construção de marcas, trade marketing e plano de negócios. Trabalhou nas áreas técnicas e vendas em empresas multinacionais como ONEVISION, ADOBE, XEROX e KODAK e atuou no SENAI de Artes Gráficas como instrutor e professor de tecnologia gráfica por 14 anos. Possui curso técnico em Artes Gráficas com especializações nos EUA, Alemanha e França, é formado em Comunicação Social com ênfase em produção editorial, pós-graduação em mídias e mestrando em Engenharia de Produção com pesquisas na área da Indústria 4.0. É consultor e palestrante na área de Marketing.

plugins premium WordPress