Viver de vender ebooks
Entrevistamos Cinthya Müller, a respeito de algumas “lendas” do meio editorial e também sobre seu módulo no curso VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS, que começa no próximo dia 18 de fevereiro. Ela já fez de tudo um pouco nas editoras em que trabalhou – antes de vendas: produção gráfica, coordenação de manuseio de colecionáveis, estratégias de distribuição, contratação de transportes. Tem 16 anos de trajetória no meio e atualmente integra a equipe comercial da Editora Planeta, com a missão de alavancar as vendas de ebooks.
LabPub – É lugar-comum, quando se fala em “vendas”, dizer que bom vendedor tem de ter “lábia”. Os significados disso vão da boa retórica do profissional, a disposição em conversar, até a malandragem mesmo. No meio editorial, como é? Como você define o que é um bem vendedor, uma boa vendedora de livros?
Cinthya Müller – Acredito que essa crença se refere ao modelo comercial de um passado não muito distante. Hoje um bom vendedor é antes de tudo um profissional que entende as necessidades e as particularidades dos clientes, cada livraria tem um perfil, tanto de seleção de títulos como de negociação. A figura do vendedor está sendo atualizada para um analista que faz a gestão do estoque do cliente, mesmo porque os compradores hoje também são bastante analíticos, é uma atualização de mindset.
LabPub – Algumas pessoas dizem que quase todos os profissionais de venda de livros disputam as mesmas poucas pessoas no país. Na sua observação, é isso mesmo? Se é, há mais gente pelo país que anda fora do radar?
Cinthya Müller – Vou sempre refutar essa ideia de que temos poucos leitores. O que eu vejo, depois de 17 anos atuando no mercado, é que a forma de consumir a literatura mudou. Concordo que temos muitos leitores que ainda não conseguimos impactar e o grande desafio é como entregar o produto. Temos uma geração que mal lê no papel, como envolver essa galera? Como entregar o conteúdo para pessoas com restrições visuais ou até analfabetas? Temos que repensar o que é o livro e quando acharmos essa resposta o alcance desse radar vai aumentar muito.
LabPub – O que você pode adiantar sobre sua aula no curso VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS?
Cinthya Müller – Vamos falar sobre o que é esse mercado que todos acham que vive de bons descontos. A venda de e-books não está apenas ligada aos preços mais convidativos, vamos falar de metadados, de ações direcionadas, dos formatos e formas de entregá-los. A ideia é sair do óbvio, porque sim, um mercado tão recente já está sendo visto apenas como uma fórmula matemática e acomodada.
Além de Cinthya Müller, o curso conta com Luciana Borges, Diego Drummond e Mariana Rolier. São seis módulos, EAD ao vivo (terças e quintas, das 19h às 21h10). Conhecimento a quem deseja começar no ramo, a quem sente necessidade de atualização e também a quem está ligado à produção editorial, ou seja: para quem lida com texto, é recomendável que também entenda as questões de mercado.