VENDAS: NO FIM DAS CONTAS, É O QUE SALVA
Conversamos com uma das professoras do curso VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS, Mariana Rolier, sobre as perspectivas para 2021.
“Acredito que as chaves das vendas de livros no Brasil estão focadas em digitalização (ebooks, audiolivros e comunicação através de redes sociais) e relações diretas entre editora e leitor”, diz Mariana Rolier, que é responsável pelo conteúdo, no Brasil, da empresa sueca Storytel, de audiolivros. Rolier é editora com passagens por importantes editoras. No curso, vai falar justamente da venda de audiolivros, um dos setores da indústria editorial que mais crescem no mundo todo. Mas, pela vivência, ela tem uma visão bastante ampla do mundo do livro.
A conversa começou com a pergunta sobre as perspectivas para 2021, já que em 2020 as vendas não foram tão ruins como se esperava no início da pandemia. Depois de afirmar que os meios digitais são essenciais, ela ponderou:
“O papel das distribuidoras, plataformas e livrarias é fundamental e importante, mas a editora não pode deixar para estas plataformas a responsabilidade de formar sua audiência. Ela precisa oferecer ferramentas de venda e opções de formatos para leitores”.
Formato: palavra-chave. Especialista em audiolivros, é sobre as vendas desse setor do mundo editorial, um dos que mais crescem no mundo todo, que Rolier vai tratar no curso VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS, que começa em 2 de março, com 12 horas de videoaulas ao vivo. Além de Mariana Rolier, as demais professoras e professores são pessoas atuantes, de sucesso reconhecido no meio editorial brasileiro.
“Sim, no curso a intenção é acabar com os mitos sobre audiolivro e oferecer caminhos para produção e distribuição deste formato no país”, complementa a professora.
Para conhecer o curso VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS, acesse: https://www.labpub.com.br/curso-vendas-para-o-mercado-de-livros/
- Quem quiser conhecer melhor a trajetória e o pensamento da editora Mariana Rolier pode acessar a entrevista que ela concedeu ao programa PublishNews Entrevista, em marco do ano passado (link: https://www.youtube.com/watch?v=3hpOf1RST_A )