Um poderoso imã chamado livro

By 28 de janeiro de 2020 Blog

Um poderoso imã chamado livro

Editora e redatora na Agência Senado, portal de notícias, Mayra Cunha é uma das alunas mais participativas na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL na LabPub. Ela e sua gata Margarida. Como a paixão pelos livros vaza por todos os poros do corpo, um tempo atrás Mayra foi convidada para produzir uma coluna semanal no programa “Autores e Livros” da Rádio Senado. O programa é dedicado à literatura e nessa coluna ela tem ” total liberdade para indicar livros, falar sobre questões ligadas ao assunto e comentar algumas coisas que jugar pertinentes”. Mas essa paixão pelos livros é um imã ainda mais forte, que está atraindo a jornalista para esse mundo nosso da produção mesmo do livro. Ela e Margarida, claro.

LabPub – Pode revelar um pouco das suas experiências e desejos no meio
editorial?

Mayra Cunha – Eu mantive um blog por 12 anos, onde escrevia crônicas sobre minha vida (de 2002 a 2014). Vários motivos me fizeram ir parando de escrever e tirar o blog do ar. Sempre li muito mas não tinha tido a oportunidade de colocar isso em prática como agora no programa. Trabalho no Senado há 18 anos e “viver do mundo político” dá uma canseira danada, como você pode imaginar. Esse convite pro programa me fez pensar em projetos paralelos na área da literatura, que me levou à pós da LabPub. Tenho várias coisas em mente pro futuro, ligadas à área, mas ainda não coloquei nenhum em prática. Estou aproveitando o curso justamente pra entender onde focar pra não sair atirando pra todo lado. Entre esses projetos, há um livro a ser escrito, estímulo à leitura de crianças e jovens, uma biblioteca colaborativa e um espaço de discussão (ano passado conduzi algumas rodas de conversa sobre literatura erótica que deram bastante certo, num espaço que fechou e pretendo levar pra outro lugar). Meu pai também é jornalista e tinha um programa na TV Câmara sobre literatura (A Casa da Palavra) e se aposentou há um mês. Temos conversado muito sobre fazermos algo em conjunto. Meus pais são leitores ávidos e me iniciaram desde pequena ao hábito da leitura.

LabPub – Como você observa que as pessoas, em geral, que consomem livros mas
não fazem parte do meio de produção de livros, entendem o processo de
publicação? Até que ponto as questões da edição de livros são conhecidas
pelos consumidores/leitores, na sua opinião?

Mayra Cunha – Olha, até eu que consumo literatura, sou da área de humanas e já pesquiso o meio literário há algum tempo, descobri o tanto de ideias equivocadas que eu tinha. Percebo que as pessoas leitoras que não sabem nada do processo, acham que é a coisa mais simples, fácil e rápida de se fazer. Pra ter uma ideia, comentei com uma amiga sobre a pós e meus projetos futuros e, em duas semanas, TRÊS pessoas me procuraram porque minha amiga disparou a fazer “propaganda” de que eu não só publicaria livros como também escreveria biograficas. kkkkkkkkk. Então acho que isso é um sintoma da falta de conhecimento do processo real. Sem dúvida, publicar um livro hoje é bem mais fácil que há uns 15 anos, mas sempre existirão obstáculos.

LabPub – Gata Margarida tornou-se um dos símbolos das relações que brotam dos cursos da LabPub. Fale mais dela, por favor.

Mayra Cunha – Hahahahahaha. A Margarida está comigo vai fazer três anos. Até o momento, é a dona da casa, pois não possuo outros animais de estimação. Como minha casa tem muitos livros, ela vive deitada por cima deles. E como, também, trabalho muito no computador, acho que o brilho da tela provoca um certo fascínio pra ela, que se “aboleta” no meu colo sempre que sento pra fazer qualquer coisa (o que inclui as aulas da pós). Ela é muito amável, dócil e carente. Foi abandonada em um contêiner de lixo ainda filhote e encontrada por uma amiga da minha irmã. Foi amor à primeira vista quando vi a foto dela e decidi adotá-la. Essa coisa do brilho da tela também serve pro celular. Vivo tirando fotos dela e ela faz poses. Hahahahaha. No Instagram eu criei a hashtag #agatamargarida pra achar as fotos dela com mais facilidade (tem que clicar em “recentes”). Eu nem usava muito o Instagram, depois dela várias pessoas passaram não só a acompanhar as fotos como a perguntar por ela quando me encontram. É mais conhecida que eu nas redes sociais. kkkkkkkk.

Abaixo, alguns links que a Mayra deixou para quem quiser escuta-la no programa “Autores e Livros” da Rádio Senado.

Link geral – https://www12.senado.leg.br/radio/1/autores-e-livros

Link do podcast no Spotify (programas de 2019 e 2020):
https://open.spotify.com/show/1iNo11tx5IOUTSDNzajrQJ

Minha coluna é logo a primeira, então é só dar play e ouvir a abertura do programa e a chamada para “Livro de Cabeceira”.

Falo sobre literatura erótica de um modo geral:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/autores-e-livros/nei-lopes-fala-do-rio-de-janeiro-da-periferia-e-da-negritude-no-seu-ultimo-romance-201cagora-serve-o-coracao201d

Estive na Fliaraxá do ano passado com uma amiga de férias e entrevistamos o Valter Hugo Mãe, homenageado de 2019. Eu comento aqui o evento de maneira geral:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/autores-e-livros/grande-nome-da-literatura-em-lingua-portuguesa-valter-hugo-mae-fala-ao-autores-livros

Aqui eu entrevisto o Antonio Prata, na Fliaraxá do ano passado:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/autores-e-livros/a-cronica-de-antonio-prata

Falo de “A Honra Perdida de Katharina Blum”, de Heinrich Boll:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/autores-e-livros/obra-de-toni-morrison-une-militancia-e-apuro-estetico

Falo sobre “Jovita Alves Feitosa”, de José Murilo de Carvalho:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/autores-e-livros/a-polemica-bishop-na-flip-2020

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More