Ubu firma parceria com a LabPub
A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação.
Nessa semana, a Ubu promoveu um lançamento ao vivo pela internet, via LabPub: o livro Alienação e liberdade – Escritos psiquiátricos, do filósofo e psiquiatra francês Frantz Fanon, com tradução de Sebastião Nascimento. Também estamos celebrando o nascimento de uma parceria muito rica: a editora oferecerá 20% de desconto sobre o preço de capa de seus livros para alunos dos cursos LabPub. A aproximação com os leitores, se já era importante para a Ubu, por meio de diversos canais, com a nova realidade mostrou-se fundamental. Sobre isso, conversamos com Maria Chiaretti, que na equipe totalmente composta por mulheres da editora, entre outras coisas cuida do novo Circuito Ubu, um clube de assinatura e leitura.
LabPub — Como a Ubu tem se comunicado com as leitoras e leitores? As ferramentas são as mesmas que para todas as editoras (youTube, redes sociais etc) e apenas o tom e o conteúdo que mudam?
Maria Chiaretti — A Ubu procura se comunicar com os seus leitores e leitoras sobretudo por newsletters semanais, pelos posts diários pelo instagram e facebook e promovendo eventos presenciais de lançamento (quando ainda era possível). Somos uma editora independente que preza pela qualidade final das edições, e ao invés de criarmos news e posts meramente comerciais, investimos na criação de conteúdo, propondo materiais de leitura complementares baseados em pesquisas mais aprofundadas. Entendemos que a comunicação é uma continuidade desse trabalho cuidadoso da edição. Com uma equipe pequena, todas nós estabelecemos uma relação muito próxima com os leitores pela agilidade e pessoalidade das respostas em todos os nossos canais de atendimento. Basicamente o nosso SAC é feito por todas nós. Em 2019, para nos aproximar ainda mais dos nossos leitores, criamos o Circuito Ubu, um clube de assinatura e leitura de não-ficção em que enviamos mensalmente um pré-lançamento da Ubu.
LabPub — Essa comunicação mudou significativamente durante a pandemia?
Maria Chiaretti — Durante a pandemia, criamos uma série no IGTV e que também está no nosso canal do youtube chamada UbuTV. Ela consiste em um vídeo curto por semana em que convidamos autores e colabores para comentar um dos livros do nosso catálogo. Nós também aumentamos o número de newsletters e de parcerias para criar uma rede de apoio recíproca (estamos com uma parceria com plataforma de streaming Mubi em que os assinantes do Circuito têm 90 dias gratuitos por exemplo). Nós também começamos a fazer lives mensais no youtube para discutirmos as leituras Circuito junto aos assinantes. Desde o surgimento da editora investimos em um site para realizar vendas diretas, importantes para a manutenção de uma editora pequena como a nossa, mas não deixamos de ter uma ótima relação com outras plataformas de venda, como as livrarias (de grande e pequeno porte) e a Amazon. Um acontecimento importante foi o lançamento de um novo site, em que acrescentamos várias ferramentas para deixar a experiência de navegação dos compradores mais agradável e mais funcional para a nossa logística.