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Descrição
Estar no topo do ranking dos resultados de busca do Google é o desejo de praticamente todas as empresas. Uma posição relevante garante à organização maior competitividade, visibilidade, e até mesmo geração de negócios e engajamento em causas. Ganhar relevância de forma orgânica, sem investimento em anúncios, requer estratégia e monitoramento constante, uma vez que mobiliza, simultaneamente, uma série de variáveis ligadas a tecnologia, experiência do usuário, conteúdo e relacionamento entre sites. Se, numa estratégia digital, o “conteúdo é rei”, é cada vez mais importante entender boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) e aplicá-la, garantindo destaque dos conteúdos nos mecanismos de pesquisa, bem como a sua adequação e atratividade para quem busca informações, para geração de tráfego para sites e a sua retenção.
O curso SEO para Editoras: estratégias para ganhar relevância no Google e se destacar da concorrência foi desenvolvido especificamente para editoras de livros visando compartilhar as melhores práticas de SEO. Num total de 14 horas de aula ao vivo e interação direta com a professora, os alunos serão orientados a agir de forma objetiva visando o aumento do tráfego e da relevância de suas estratégias digitais.
Objetivo
- Transmitir aos participantes uma visão abrangente de SEO a partir de seus quatro pilares fundamentais – tecnologia, experiência do usuário, conteúdo e relacionamento entre sites (link building).
- Revelar a importância do conteúdo numa estratégia de SEO e qual a sua intersecção com os demais pilares para aumentar relevância de plataformas digitais no Google.
- Ensinar como identificar o comportamento do público-alvo nos mecanismos de busca e realizar o mapeamento de campo semântico que embasará a definição de pautas, redação de textos e outros aspectos de conteúdo que contribuem para a indexação no Google a partir de ferramentas gratuitas.
- Ensinar boas práticas de conteúdo com foco em SEO de acordo com os objetivos da editora, seu segmento de atuação e o comportamento do público-alvo.
- Ensinar técnicas de utilização de ferramentas para monitoramento periódico de posição no ranking do Google e realizar exercícios para interpretação das informações obtidas.
Conteúdo
Módulo 1 – Introdução ao universo de SEO (Search Engine Optimization)
- definição de SEO a partir do entendimento de seus quatro pilares fundamentais e suas interconexões
- a importância da prática de SEO no processo de entrega de valor das organizações ao seu público
- o papel do SEO na jornada do usuário e no funil de vendas
Módulo 2 – Estratégia de conteúdo para SEO
- propostas de valor e personas: definição de temas de conexão (territórios de conteúdo)
- estudo de campo semântico: mapeamento de palavras-chave e temas de interesse das personas, criação de taxonomia e vocabulário-base
- exercícios para diagnóstico de performance de sites dos segmentos dos participantes
Módulo 3 – Boas práticas de conteúdo para SEO
- o emprego de palavras-chave na redação de textos a partir de exercícios práticos em aula
- conteúdo e tecnologia
- conteúdo e experiência do usuário
- conteúdo e link building
Módulo 4 – Como monitorar resultados e promover correções de rota
- como combinar Google Analytics, Google Search Console e outras ferramentas de monitoramento de SEO
- como coletar dados relevantes, entre os quais as palavras-chave e expressões de busca mais recorrentes
- como interpretar dados coletados
- como promover correções de rota
- como definir os próximos conteúdos com base no monitoramento
Benefícios para os participantes
O curso permitirá aos participantes compreenderem com profundidade todos os aspectos que influenciam o processo de criação de conteúdo com foco em SEO e apreenderem boas práticas de fácil aplicação no dia a dia para aumentar a posição de sites, de forma orgânica, nos resultados de busca.
A metodologia aplicada
O curso articula exposição de conceitos, exemplos e exercícios práticos realizados em aula sob orientação da facilitadora.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
DANIELA SENADOR
Em mais de duas décadas de trajetória profissional, liderou uma centena de projetos de inteligência em negócios, marketing e comunicação para agências, consultorias, startups, e organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Hoje, atua como consultora independente, professora, mentora e palestrante, e integra, como líder de negócios, a rede da Organica, aceleradora de startups e grandes empresas.
Iniciou sua atuação no mercado editorial quando assumiu a gerência de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há mais de dez anos dá consultoria para editoras, livrarias, autores e outras empresas do setor, fomentando sempre a bibliodiversidade e a sustentabilidade financeira. Entre os clientes atendidos, destacam-se Carambaia, Ercolano, FTD Educação, Instante, Grupo Autêntica (Gutenberg, Vestígio e Yellowfante), Grupo Ibep, Nacional, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo, VR Editoras, Livraria Martins Fontes Paulista, os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha, e Pormenores Revisão. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro.
Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).