Saudade de viajar, né?

By 8 de julho de 2020 Blog

Saudade de viajar, né?

Os editores Marcos Marcionilo e Cassius Medauar — professores da LabPub e membros do conselho do prêmio Jabuti — relembram conosco viagens marcantes de trabalho.

Não que alguém possa dizer: “nossa, como viaja! mal para em casa”. Mas no mundo do livro muitas vezes surgem viagens a trabalho, principalmente para festivais de literatura, como a Flip, pequenas, grandes ou enormes feiras do livro, como a de Frankfurt. Mas como é característica desse nosso meio a proximidade maior entre os profissionais, mais do que a competitividade, tais momentos se tornam facilmente muito bons de se lembrar. A nosso convite, dois editores toparam dividir conosco algumas lembranças.

Cassius Medauar: “Aquele abraço, Gaiman!”

Eis uma viagem inesquecível para um dos professores do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE HQ na LabPub, Cassius Medauar: “É uma imbatível, a melhor de todas… Em 2001 eu estava na Conrad Editora. Era maio. Num sábado pela manhã, cedinho, peguei a ponte aérea de São Paulo para o Rio de Janeiro. Sexta-feira tinha sido meu aniversário. Fui encontrar o Neil Gaiman, acompanhá-lo Bienal do Rio. Essas duas fotos registram o dia: uma na bienal, outra no Cristo Redentor. Engraçado que foi para perto, né? Mas foi a mais legal, porque foi para acompanhar um autor como ele, muito bacana. E foi como se fosse um presente de aniversário para mim”.

Marcos Marcionilo: “Saudade de viajar, né, minha filha?”

O fundador e editor da Parábola Editorial, professor, entre outros, do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE TEXTOS, Marcos Marcionilo, pegou no álbum e na memória uma viagem que marca, digamos, os bons encontros caseiros além-mar, conforme ele conta:

“Sim, Doutor Drauzio! Uma saudade imensa de ir a Frankfurt encontrar e conversar com editoras(es) dos mais variados lugares e situações no mundo, andar centenas de quilômetros de quarta-feira a domingo por todos aqueles halls gigantescos, planejar um Brasil de leitores e, à noite, ter duas, três festas, com Mariana Rolier e Pedro Almeida, essas inspirações vivas, só pra mim. Doutor Drauzio, com o Brasil no rol dos cancelados e com esse câmbio dos infernos, quando poderemos voltar a circular e a editar em compasso com o mundo?”

Foto: Pedro Almeida

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More