Dias
05, 12, 19 e 26 de Março
Sábados das 10h30 às 13h30
Descrição
Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de funcionários, preferem utilizar profissionais experientes e que já tenham um histórico de sucesso.
O resultado é um quadro em que há pouca renovação entre profissionais editoriais e poucos caminhos de entrada para gente nova. Além disso, os novos profissionais não costumam receber feedback sobre a qualidade de seus primeiros trabalhos para ajustar a rota e afinar a técnica.
Com o intuito de resolver esse impasse, a LabPub criou a série de cursos Real Job, que pretendem introduzir novos profissionais no mercado editorial, em trabalhos reais, em livros que serão publicados. E ainda com um acompanhamento de um profissional experiente.
O curso Real Job Capa de Livro é composto de uma parte teórica, em que serão revisitados os conceitos fundamentais da criação de uma capa, briefing enviado pela editora e apontamentos dos trabalhos a cada etapa para serem corrigidos.
No fim do trabalho, o profissional escolherá três propostas de capa que serão enviadas para a editora parceira. A capa final escolhida terá o nome do aluno e professor nos créditos do livro. Todos os alunos receberão um relatório com acertos e pontos de atenção, a fim de que se aprimorem para um próximo serviço.
Por se tratar de um curso que envolve um trabalho real, os prazos de entrega seguem a realidade do mercado. E necessário que o aluno tenha conhecimento dos programas de criação e edição de capas.
Pelo seu formato artesanal, as turmas tem vagas limitadas.
Objetivo
O curso Real Job – Capa de Livros tem como objetivo iniciar os alunos no mercado de serviços editoriais por meio de trabalhos reais. Através de quantro encontros no formato EAD ao vivo, ao terminar o curso o aluno estará apto a:
- Reconhecer as características de uma boa capa de livro;
- Elaborar e interpretar o briefing;
- Criar um capa a partir de um briefing;
- Executar as alterações;
- Identificar suas qualidades e pontos a melhorar
- Finalizar uma capa para apresentar nas editoras
Conteúdo
1a. aula: Revisão de conceitos fundamentais e apresentação do briefing e dos prazos
2a. aula: Análise das propostas iniciais e dos problemas encontrados, orientações para refinamento das propostas, dúvidas dos alunos
3a. aula: Análise das propostas revisadas, últimas alterações, dúvidas dos alunos
4a. aula: Análise de todas as capas e escolha das 3 capas que serão apresentadas à editora
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
Delfin
É proprietário do Studio DelRey de produção editorial, que atende editoras como Aleph, Saraiva, Globo, Nova Fronteira, Edipro, entre outras. Como capista de livros, foi finalista do Jabuti 2021 e 2011 e vencedor do Prêmio Getty 2012. É jornalista, editor, designer e autor.