Marcos Marcionilo anunciado como curador do Jabuti desse ano
A Câmara Brasileira do Livro, que organiza o Prêmio Jabuti, confirmou a continuidade de Marcos Marcionilo, editor da Parábola Editorial e professor na LabPub, como curador. Marcionilo foi jurado do Jabuti em 2018 e depois integrou o conselho, enquanto Pedro Almeida foi o curador.
Ele segue à frente de um conselho que sofreu apenas uma mudança com relação ao ano passado: sai a poeta, pesquisadora e professora universitária Ana Elisa Ribeiro e entra o jornalista Rodrigo Casarin, responsável pelo Página 5, blog e podcast de literatura e mercado editorial da UOL. Os demais membros do conselho do Jabuti são Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo.
“Ter o Marcos por mais um ano conosco é um presente à comunidade literária. Ele agregou muito à premiação como curador no ano passado, da mesma maneira que vem somando desde 2018, quando foi jurado, e nos anos seguintes, quando fez parte do Conselho Curador”, declarou Vitor Tavares, presidente da CBL, à reportagem do site Publishnews (ver matéria completa aqui).
Marcos Marcionilo atualmente ministra o curso de Formação de Editor de Textos e tem outros dois pela frente esse ano: Gramática para Editores e Revisores, em 25 de abril, e Revisão e Preparação de Textos, em 27 de junho.