Por mais calor em tempos de distância
A Primavera Literária, tradicional evento promovido pela LIBRE, navega pela internet com o ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE, com mais de 40 lives gratuitas em dois meses seguidos.
O meio editorial segue se mexendo para atravessar o que talvez se confirme como a pior crise do setor em todos os tempos. Com criatividade e iniciativa, o que é característico do nosso mundo do libro. Eis o espírito do ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE, que teve início no último dia 25 de maio e vai até 30 de julho, em 40 encontros com convidados nacionais e internacionais (França, Portugal entre outros países). A organização é da LIBRE, a Liga Brasileira de Editoras, que desde 2002 promove a PRIMAVERA LITERÁRIA, um evento já tradicional das editoras independentes coligadas. O ESQUENTA, além da Liga, conta com os apoios da Bookwire, da Metabooks, do Escritório do Livro da França e da gráfica Forma Certa. Os acessos são livres, gratuitos.
A comissão organizadora aposta nessa atividade, que vai ao ar toda segunda-feira à noite e quinta de manhã para “aquecer o mercado editorial independente”. A ideia central é que não se pode ficar parado e de que há possibilidade de se reinventar nessa crise, atendendo os leitores, protegendo esse ramo fundamental da cultura brasileira. A aposta é na colaboratividade dos membros da LIBRE. É preciso, afinal, divulgar e movimentar os catálogos, num mundo que será cada vez mais online.
Participam cerca de 50 editoras e mais de 100 autores, em cerca de 60 horas de programação. A primeira live foi ao ar no último dia 25: “Eventos online para o mercado editorial. Com mediação de Camila Perlingeiro, o encontro contou com o editor, dramaturgo e ator Jean Cândido Brasileiro, da editora Cândido, e com Carolina Herszenhut, da Aborda Produtora, organizadora do Festival Multicultural Cluster. Na mesma segunda-feira, a jornalista Mariana Barbosa, organizadora do livro Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas (Cobogó), e a advogada Evelyn Mello debateram a questão da circulação das notícias falsas com mediação de Haroldo Ceravolo Sereza.
Também já estão confirmadas as mesas “Mão na massa: o brincar em tempos de distanciamento social” (nesta manhã de quinta mesmo, 28 de maio, às 10 horas) e “Maternidade em tempos de pandemia” (dia 4 de junho, às 10h), com Shirley Hilgert e Nivea Salgado.
“Estamos enfrentando um momento de desafios. E, diante dessa situação terrível, temos de nos adaptar aos aos novos tempos, enfrentando os obstáculos do distanciamento social com criatividade e imaginação”, informaram os organizadores e curadores do festival Camila Perlingeiro, Haroldo Ceravolo Sereza, Paula Cajaty e Raquel Menezes. Para se ter uma dimensão de como foi ágil toda essa ação, um mês e meio apenas separam a primeira conversa entre eles com a ideia do evento online até o início, efetivamente, do ESQUENTA PRIMAVERA.
LIVRARIA INCLUÍDA
As editoras montaram uma parceria com a Livraria Martins Fontes, que montou um hotsite para atender a audiência do ESQUENTA, dando um destaque especial às obras das editoras participantes com grande. Há muitos anos que as editoras da LIBRE pensavam em formar um canal coletivo e online para a difusão e venda de seus títulos. No passado, no entanto, alguns obstáculos se revelaram intransponíveis, como a logística e a tecnologia limitada.
Assim, o ESQUENTA PRIMAVERA será também um primeiro ensaio de uma atuação conjunta das 150 editoras filiadas à entidade no mundo digital. Uma espécie de laboratório experimental para que a LIBRE avance na direção de construir e consolidar um projeto comercial colaborativo e comum das editoras independentes num futuro próximo.
A programação completa e a forma de acesso às lives será divulgada nas redes sociais da Liga Brasileira de Editoras.
Link para inscrições: https://pt-br.eventials.com/labpub/events/esquenta-primavera/