Por mais calor em tempos de distância

By 27 de maio de 2020 Blog

Por mais calor em tempos de distância

A Primavera Literária, tradicional evento promovido pela LIBRE, navega pela internet com o ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE, com mais de 40 lives gratuitas em dois meses seguidos.

O meio editorial segue se mexendo para atravessar o que talvez se confirme como a pior crise do setor em todos os tempos. Com criatividade e iniciativa, o que é característico do nosso mundo do libro. Eis o espírito do ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE, que teve início no último dia 25 de maio e vai até 30 de julho, em 40 encontros com convidados nacionais e internacionais (França, Portugal entre outros países). A organização é da LIBRE, a Liga Brasileira de Editoras, que desde 2002 promove a PRIMAVERA LITERÁRIA, um evento já tradicional das editoras independentes coligadas. O ESQUENTA, além da Liga, conta com os apoios da Bookwire, da Metabooks, do Escritório do Livro da França e da gráfica Forma Certa. Os acessos são livres, gratuitos.

A comissão organizadora aposta nessa atividade, que vai ao ar toda segunda-feira à noite e quinta de manhã para “aquecer o mercado editorial independente”. A ideia central é que não se pode ficar parado e de que há possibilidade de se reinventar nessa crise, atendendo os leitores, protegendo esse ramo fundamental da cultura brasileira. A aposta é na colaboratividade dos membros da LIBRE. É preciso, afinal, divulgar e movimentar os catálogos, num mundo que será cada vez mais online.

Participam cerca de 50 editoras e mais de 100 autores, em cerca de 60 horas de programação. A primeira live foi ao ar no último dia 25: “Eventos online para o mercado editorial. Com mediação de Camila Perlingeiro, o encontro contou com o editor, dramaturgo e ator Jean Cândido Brasileiro, da editora Cândido, e com Carolina Herszenhut, da Aborda Produtora, organizadora do Festival Multicultural Cluster. Na mesma segunda-feira, a jornalista Mariana Barbosa, organizadora do livro Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas (Cobogó), e a advogada Evelyn Mello debateram a questão da circulação das notícias falsas com mediação de Haroldo Ceravolo Sereza.

Também já estão confirmadas as mesas “Mão na massa: o brincar em tempos de distanciamento social” (nesta manhã de quinta mesmo, 28 de maio, às 10 horas) e “Maternidade em tempos de pandemia” (dia 4 de junho, às 10h), com Shirley Hilgert e Nivea Salgado.

“Estamos enfrentando um momento de desafios. E, diante dessa situação terrível, temos de nos adaptar aos aos novos tempos, enfrentando os obstáculos do distanciamento social com criatividade e imaginação”, informaram os organizadores e curadores do festival Camila Perlingeiro, Haroldo Ceravolo Sereza, Paula Cajaty e Raquel Menezes. Para se ter uma dimensão de como foi ágil toda essa ação, um mês e meio apenas separam a primeira conversa entre eles com a ideia do evento online até o início, efetivamente, do ESQUENTA PRIMAVERA.

LIVRARIA INCLUÍDA

As editoras montaram uma parceria com a Livraria Martins Fontes, que montou um hotsite para atender a audiência do ESQUENTA, dando um destaque especial às obras das editoras participantes com grande. Há muitos anos que as editoras da LIBRE pensavam em formar um canal coletivo e online para a difusão e venda de seus títulos. No passado, no entanto, alguns obstáculos se revelaram intransponíveis, como a logística e a tecnologia limitada.

Assim, o ESQUENTA PRIMAVERA será também um primeiro ensaio de uma atuação conjunta das 150 editoras filiadas à entidade no mundo digital. Uma espécie de laboratório experimental para que a LIBRE avance na direção de construir e consolidar um projeto comercial colaborativo e comum das editoras independentes num futuro próximo.

A programação completa e a forma de acesso às lives será divulgada nas redes sociais da Liga Brasileira de Editoras.

Link para inscrições: https://pt-br.eventials.com/labpub/events/esquenta-primavera/

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More