Descrição
Como ensinou o professor C.K. Prahalad, vivemos uma nova era da inovação onde, cada vez menos, as grandes inovações serão em produtos. A inovação ocorrerá em Modelos de Negócios. Descobrir novas formas de atuar, em mercados saturados, será o diferencial das empresas prósperas.
Para auxiliar os editores empreendedores, atuais ou futuros, a criar um modelo de negócio vitorioso, desenvolvemos o curso Plano de Negócios para Editoras de Livros.
Mostraremos como desenvolver as partes mais importantes de um Plano de Negócios: o planejamento estratégico, o planejamento financeiro, análise do ambiente externo, roadmap de implementação e análise de riscos.
Mesclando teoria com prática, os participantes aprenderão como desenvolver um business plan que de fato ajude a tirar boas ideias do papel. E isso de uma forma simples e direta.
Objetivo
O curso Plano de Negócios para Editoras de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver um Plano de Negócios voltado ao mercado de livros.
Conteúdo
Módulo 1: Planejamento Estratégico
- Missão, visão e valores
- Como o modelo de negócio funciona: plano editorial
- Proposições de valor
- Público-alvo
- Cadeia de valor da empresa
- Plano de Marketing
- Recursos-chave
- Governança
Módulo 2: Planejamento Financeiro
- Estrutura financeira modal dos produtos
- Plano de investimentos
- Projeção de resultados: demonstrativo de resultados do exercício
- Fluxo de caixa
- Valuation
Módulo 3: Análise do Ambiente Externo
- Macroambiente: situação sociopolítica e econômica do país
- Microambiente: situação e tendências do setor
- Análise concorrencial
- Pontos fortes, fracos, oportunidade e ameaças (SWOT)
- Vantagens competitivas do modelo de negócio
Módulo 4: Roadmap de Implementação
- Fases de implementação e cronograma
Módulo 5: Análise de Riscos
- Limitações e obstáculos
- Fatores críticos de sucesso
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
DANIELA SENADOR
Em mais de duas décadas de trajetória profissional, liderou uma centena de projetos de inteligência em negócios, marketing e comunicação para agências, consultorias, startups, e organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Hoje, atua como consultora independente, professora, mentora e palestrante, e integra, como líder de negócios, a rede da Organica, aceleradora de startups e grandes empresas.
Iniciou sua atuação no mercado editorial quando assumiu a gerência de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há mais de dez anos dá consultoria para editoras, livrarias, autores e outras empresas do setor, fomentando sempre a bibliodiversidade e a sustentabilidade financeira. Entre os clientes atendidos, destacam-se Carambaia, Ercolano, FTD Educação, Instante, Grupo Autêntica (Gutenberg, Vestígio e Yellowfante), Grupo Ibep, Nacional, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo, VR Editoras, Livraria Martins Fontes Paulista, os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha, e Pormenores Revisão. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro.
Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).