PELÉ, 80 ANOS: O REI DO FUTEBOL E O MUNDO DOS LIVROS
Aniversariante da semana, o maior jogador de futebol de todos os tempos é sempre destaque na livraria Realejo, em Santos, onde ele às vezes dá uma passadinha para pegar uma encomenda, como nessa foto que o livreiro Tahan postou no Instagram.
As duas principais livrarias de Santos, litoral de São Paulo, ficam muito próximas: a Martins Fontes e a Realejo, nos arredores da Praça da Independência, um dos locais de maior circulação de pessoas na cidade. Nenhuma delas existia nesses locais quando um menino chamado Edison Arantes do Nascimento chegou de Bauru para se apresentar ao Santos Futebol Clube, em 1956. Já em 1958 ele seria artilheiro do campeonato paulista e campeão do mundo pela Seleção Brasileira, na Copa da Suécia, aos 17 anos de idade. E em 1961 faria sua estreia em livro: com texto de Benedito Ruy Barbosa, uma biografia com base em entrevistas editada pela Francisco Alves (veja essa edição no vídeo, ao fim desse post).
Quem passa pela charmosa Realejo sempre vai dar de cara com livros sobre Pelé, que sempre estiveram presentes no mercado editorial brasileiro, mesmo quando escritos por estrangeiros. José Luiz Tahan, que também é editor, já publicou livros de Pelé, que neste 23 de outubro completa 80 anos de idade. Conversamos com ele:
LabPub — Na sua livraria, que fica em Santos, há quantos livros sobre Pelé? Quais se destacam?
José Luiz Tahan — Somos uma livraria que adora o futebol e sobre o Pelé temos principalmente três títulos, o Pelé 70, Pelé a importância do futebol e As joias do Rei Pelé. No passado tivemos alguns outros livros como o hoje raro De Edson a Pelé e outros.
LabPub — Como toda figura pública importante, Pelé também é contestado: há livros que toquem nos assuntos mais polêmicos sobre ele?
José Luiz Tahan — Nos livros existem passagens menos polêmicas, mas claro que elas existem, como por exemplo as questões financeiras pessoais e as incertezas vividas pelo Rei. Um dos mais completos livros é uma biografia traduzida e editada pela Sextante, nela há muitas histórias não tão conhecidas sobre o Rei.
LabPub — Como foi para você, como editor, publicar um livro sobre Pelé, e com Pelé inclusive presente no lançamento?
José Luiz Tahan — Publiquei três livros sobre o Pelé e ele esteve presente nos três lançamentos, acho que me encontrei com ele umas dez vezes, foi sempre emocionante, como editor e aficionado por futebol, poder conviver com o maior de todos.
LabPub —Na sua experiência, aniversários e outras efemérides ajudam mesmo a vender mais livros?
José Luiz Tahan — Sim, efemérides são remédios pra memória, ajudam sempre as livrarias e os livreiros.
O PRIMEIRO LIVRO
Neste vídeo abaixo, mostramos um dos primeiros livros que trataram de Pelé. No caso, uma biografia (ou autobiografia, já que escrita em primeira pessoa), produzida por um então repórter que viria a se tornar um dos principais autores de novela no Brasil, Benedito Ruy Barbosa. Eu sou Pelé, de 1961, foi publicada pela Livraria Francisco Alves. Veja essa edição em mais alguns detalhes: