Os pedidos de socorro financeiro do mercado editorial
Livrarias, escritores, editoras em dificuldades: a pandemia do Covid-19 derrubou receitas e provocou demissões no meio do livro. Campanhas foram lançadas para amenizar os impactos.
Entre as principais iniciativas de auxílio ao meio editorial estão o “Projeto Retomada”, crowdfunding no Kickante para ajudar livrarias, e o “+ Livros”, crowdfunding no Catarse para auxílio a editoras, livrarias e autores. Além disso, houve campanha organizada em prol da manutenção da Editora Patuá (Bar e livraria Patuscada), outra pela editora Reformatório e, também em andamento, a “Blooks Resiste”, que tem 80 mil reais como meta, tendo atingido mais de 70%.
A boa e velha vaquinha, turbinada pelo alcance e possibilidades de divulgação das redes sociais na internet, vem se apresentando como meio de atenuar os efeitos da crise da pandemia no meio editorial, principalmente para os pequenos empreendedores.
A Editora Planeta, via LabPub, elaborou um plano de apoio financeiro que não foi com arrecadação tipo crowdfunding, mas realizando eventos ao vivo pela internet e lançamentos com a participação dos autores, destinando parte dos ganhos no #conectaplaneta a livrarias de rua, ponta entre as mais prejudicadas da cadeia do livro.
Nesta semana, como foi publicado pelo PublishNews, algumas das principais entidades de representação do mercado editorial (CBL, ANL e SNEL) anunciaram uma lista de 53 livrarias beneficiadas com um primeiro resultado do “Projeto Retomada”, sendo que a cada uma delas, em todo o Brasil, está destinada uma parcela de 5 mil reais. A depender da sequência da arrecadação, recebem outra parcela em setembro.
A “+ Livros”, que vai receber contribuições até 19 de agosto, esta semana havia arrecadado 467 mil reais — 62% da meta de 750 mil. De acordo também com o PublishNews, com o que já está garantido, 90 profissionais e empresas vão receber o benefício, número que crescerá com o aumento do montante arrecadado.
Nesses dois projetos, nem todos são contemplados: o “Retomada” recebeu um total de 213 inscrições e o “+ Livros”, mais de 600.
Abaixo, os links para quem deseja conhecer melhor as campanhas e contribuir:
https://www.catarse.me/maislivros
https://www.kickante.com.br/campanhas/retomada-das-livrarias