Os pedidos de socorro financeiro do mercado editorial

By 12 de agosto de 2020 Blog

Os pedidos de socorro financeiro do mercado editorial

Livrarias, escritores, editoras em dificuldades: a pandemia do Covid-19 derrubou receitas e provocou demissões no meio do livro. Campanhas foram lançadas para amenizar os impactos.

Entre as principais iniciativas de auxílio ao meio editorial estão o “Projeto Retomada”, crowdfunding no Kickante para ajudar livrarias, e o “+ Livros”, crowdfunding no Catarse para auxílio a editoras, livrarias e autores. Além disso, houve campanha organizada em prol da manutenção da Editora Patuá (Bar e livraria Patuscada), outra pela editora Reformatório e, também em andamento, a “Blooks Resiste”, que tem 80 mil reais como meta, tendo atingido mais de 70%.

A boa e velha vaquinha, turbinada pelo alcance e possibilidades de divulgação das redes sociais na internet, vem se apresentando como meio de atenuar os efeitos da crise da pandemia no meio editorial, principalmente para os pequenos empreendedores.

A Editora Planeta, via LabPub, elaborou um plano de apoio financeiro que não foi com arrecadação tipo crowdfunding, mas realizando eventos ao vivo pela internet e lançamentos com a participação dos autores, destinando parte dos ganhos no #conectaplaneta a livrarias de rua, ponta entre as mais prejudicadas da cadeia do livro.

Nesta semana, como foi publicado pelo PublishNews, algumas das principais entidades de representação do mercado editorial (CBL, ANL e SNEL) anunciaram uma lista de 53 livrarias beneficiadas com um primeiro resultado do “Projeto Retomada”, sendo que a cada uma delas, em todo o Brasil, está destinada uma parcela de 5 mil reais. A depender da sequência da arrecadação, recebem outra parcela em setembro.

A “+ Livros”, que vai receber contribuições até 19 de agosto, esta semana havia arrecadado 467 mil reais — 62% da meta de 750 mil. De acordo também com o PublishNews, com o que já está garantido, 90 profissionais e empresas vão receber o benefício, número que crescerá com o aumento do montante arrecadado.

Nesses dois projetos, nem todos são contemplados: o “Retomada” recebeu um total de 213 inscrições e o “+ Livros”, mais de 600.

Abaixo, os links para quem deseja conhecer melhor as campanhas e contribuir:

https://www.catarse.me/maislivros

https://www.kickante.com.br/campanhas/retomada-das-livrarias

https://benfeitoria.com/blooksresiste

https://benfeitoria.com/reformatorio

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More