O Computador Antes da Capa

By 12 de dezembro de 2019 Blog

O Computador Antes da Capa

Lápis, papel, tintas, pincel, fotografias. Tudo serve, tudo é lindo, a arte necessária, sempre. Mas precisa também do computador, de bom software, do contrário fica difícil hoje em dia fazer nascer a capa de um livro. Considerando-se que a grande maioria das editoras no mercado tem seus fluxos de criação baseados em certos programas e formatos, este não é um item secundário nas preocupações de capistas.

 Conversamos com Delfin, que na LabPub ministra o curso REAL JOB – CAPA DE LIVRO e o Design editorial – Dos fundamentos à prática, pra entender o que se usa, o que é indispensável, o que não é tão urgente para esse trabalho fascinante, que tanta diferença faz na história dos livros.

 Software

 O pacote Adobe é o básico necessário, usado pela maioria das editoras no Brasil. O básico quer dizer: Photoshop, Illustrator e InDesign. O Photoshop para tratar as imagens, o Illustrator para fazer as peças ilustradas, o InDesign para compor os elementos da capa do livro.

 “Tem gente que fecha as capas no próprio Illustrator. E tem gente que fecha até no Photoshop. Mas o InDesign é o padrão do mercado, um software de desktop publishing específico para fazer tanto miolo de livros quando revistas e capas de livro. Tem gente que usa softwares paralelos. Gente que ainda utiliza o QuarkXPress. Mas ele tem uma incompatibilidade com o pacote Adobe usado pela maioria das editoras. Há também quem use o CorelDraw, muito popular, e não tem problema nenhum! Ele gera arquivos no formato Illustrator – é um software muito interessante para quem sabe usar, que teve problemas no passado, que não apresenta mais”, explica Delfin, mostrando possibilidades e limites dos programas, de acordo com as escolhas que os profissionais fazem.

 Hardware

 Primeira pergunta que costuma surgir: precisa ser Mac? Delfin concorda que os computadores Apple têm uma vocação para as artes visuais. Mas tranquiliza os usuários em tempos de Dólar tão valorizado em relação ao Real: PCs trabalham muito bem, suficientemente bem.

 “Não precisa ser computador de última geração. Tem é que ter um mínimo de capacidade de memória, para realizar um tratamento decente de imagens e para a instalação dos programas”.

 Ano 2015 em diante é a recomendação que faz. Se for PC, que o processador seja Intel Core i3, i5 ou i7 2ª geração. E que o sistema operacional seja Windows 8 pelo menos. “Tem quem consiga trabalhar no Windows 7. Mas vale uma atenção: programas muito desatualizados podem não ser lidos por programas mais modernos”. Além disso, Delfin lembra que computadores mais antigos costumam provocar mais lentidão no processo.

 Outras dicas: Delfin alerta que o trabalho exige um nível alto de detalhamento. A tela de um notebook pode não ser suficiente, e exigir que se dê zoom frequentemente. “Fechamento de arquivos exige muita precisão. Sugiro pelo menos uma tela de 24 polegadas”. Ele também lembra da tipologia, material básico para o capista. Para quem está mais em fase de formação nesse meio, talvez não seja necessário no momento comprar fontes e sim baixar o que for possível de fontes gratuitas. “Desenhar sua tipologia também é muito legal”. Por fim, banco de imagens. No curso REAL JOB – CAPA DE LIVRO, ele vai falar mais do tema, ensinar a usar, mostrar as possibilidades. Mas já deixa escapar uma dica bacana: se você tiver intimidade com a fotografia, fazer as próprias fotos pode emprestar originalidade aos seus trabalhos.

Quem assina: Redação LabPub

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More