LABFEST – MANGÁS E QUADRINHOS ORIENTAIS
O LABFEST é o festival literário da LabPub e terá edições temáticas.
O objetivo é trazer um conhecimento mais profundo dos temas, nichos e gêneros do nosso mercado aos nossos alunos e profissionais da indústria editorial. O evento terá palestras, oficinas e promoções promovidos pela escola. Os participantes poderão adquirir livros com desconto durante o evento na loja virtual da LabPub.
Nesta edição o foco estará nos quadrinhos orientais – mangá e manhwa e conta com a curadoria do jornalista Leonardo Neto.
Investimento
Gratuito – alunos das Pós-Graduações e MBA da LabPub
- Envie email para secretaria@labpub.com.br ou 11 98487 8852
R$49,90 – alunos de cursos livres e ex-alunos da LabPub
- Envie email para secretaria@labpub.com.br ou 11 98487 8852
R$99,00 – público geral
Faça o pagamento pelo link ao lado. Você receberá a confirmação por email até 24 horas depois.
Programação
10h-11h – CRIANDO QUADRINHOS ORIENTAIS
- Raoni Marqs
- Cah Poszar
- Chris Tex
11h-12h – ENTENDA A HALLYU, A ONDA COREANA
14h-15h – ALÉM DOS MANGÁS: MINI-CURSO DE TRADUÇÃO DE QUADRINHOS – INGLÊS-PORTUGUÊS
- Érico Assis
15h-16h – O MERCADO DE QUADRINHOS ORIENTAIS NO BRASIL
- Ismael Borges
- Marina Shoji
16h-17h – MINI-OFICINA DE CRIAÇÃO DE ROTEIROS PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
- Max andrade
Convidados
CHRIS TEX
É diretor, roteirista, quadrinista e professor de roteiro para videogame. Em 2023, finalizou o seu projeto mais ambicioso: “Wind Princess”, um curta-metragem que mostra uma aventura épica de ficção científica de NAUSICAÄ, do Vale do Vento, homenageando o universo do artista Hayao Miyazaki. A estreia mundial aconteceu no Fantasia Film Festival e a obra foi selecionada para o Stiges Filme Festival, o maior festival de fantasia no mundo. Na primeira semana, atingiu mais de 1 milhão de views no YouTube. Ainda no universo do audiovisual, tem no seu currículo os projetos “Sayonara”, selecionado para o Festival de Cinema de Cleveland (EUA), “Escola de gênios”, série veiculada pelo canal Gloob, e “Placa de Rubi”, com Whindersson Nunes. Sua primeira HQ autoral foi “Blackout” (JBC), criada em parceria com Santtos, com quem ele criou também “Samurai Doggy”, publicado pela Aftershock em diversos países, e “Jiraiya, o incrível ninja” (JBC).
CAH POSZAR
É quadrinista, ilustradora e designer. Produz quadrinhos autorais há mais de 15 anos, tendo publicado tanto de forma independente quanto por editoras. Seu principal título, Teerra & Windy é atualmente publicado pela Editora JBC, uma das maiores editoras de mangás do Brasil. Seu próximo título de quadrinhos, a coletânea Jornada Fantástica, será lançado agora em dezembro durante a CCXP 23, e também será uma publicação da Editora JBC. Além dos quadrinhos autorais, trabalha como designer na Mauricio de Sousa Produções, sendo responsável principalmente pelos Style Guides das licenças MSP. Também já trabalhou com criação para outros personagens licenciados, como Barbie, Polly, Wonder Woman, Hotwheels e muitos mais.
RAONI MARQS
É escritor e desenhista, formado em Cinema. Influenciado pelos primeiros lançamentos da JBC no Brasil, tornou-se fã de mangás e decidiu fazer os próprios quadrinhos de forma independente desde 2014. Também é autor do livro “Como Escrever Histórias”, é sócio do selo de quadrinhos da Omelete Company, além de ter se destacado como story artist e roteirista nas séries Ico Bit Zip e Irmão do Jorel, ambas indicadas ao Emmy Kids.
ÉRICO ASSIS
É jornalista e professor. Como tradutor, colabora com as editoras Companhia das Letras, Panini, Darkside, HarperCollins Brasil e outras, tendo assinado mais de 300 obras. Como jornalista, tem colunas nos websites Omelete e Blog da Companhia, assim como colabora com os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e a revista QuatroCincoUm. Também mantém o podcast Notas dos Tradutores (junto a Mario Luiz C. Barroso e Carlos Rutz) e o website A Pilha. Foi professor universitário da área de Comunicação e dá cursos esporádicos de tradução. É doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro Balões de Pensamento.
ISMAEL BORGES
Com 17 de experiência no mercado editorial, tendo passado por editoria, livraria e distribuidora, hoje é Country Manager da Nielsen Book, a maior e mais tradicional empresa de serviços de inteligência de mercado especializada em livro com atuação nos maiores mercados mundiais. Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Latu Sensu na USP em Gestão de Comunicação e MBA em Marketing na FGV.
MAX ANDRADE
Nascido em 1991 no interior de Minas Gerais, iniciou a carreira nos quadrinhos em 2008. Nesses 15 anos, foram mais de 2.000 páginas desenhadas e 30 publicações impressas entre álbuns solo e coletâneas. Escreveu e desenhou a série Tools Challenge, completa em 7 volumes, uma das maiores obras de um autor só na história do quadrinho brasileiro; The HYPE, junto com Marcel Ibaldo, vencedora do Troféu HQMix; Juquinha – O Solitário Acidente da Matéria, e muitas outras. Foi premiado no concurso internacional Silent Manga Audition que o levou ao Japão 3 vezes. Em 2022 lançou Anjinho: Além, na coleção Graphic MSP, de releituras dos clássicos personagens da Turma da Mônica de Mauricio de Sousa.
DANIELA MAZUR
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e pesquisadora vinculada ao MidiÁsia e ao TeleVisões. É especializada em estudos da Onda Coreana e fluxos midiáticos de culturas pop leste asiáticas.
GUI LORANDI
É o idealizador da Loja Monstra, livraria especializada em quadrinhos em São Paulo estabelecida em 2018. Em 2021 abriu a Editora Monstra, selo editorial de quadrinhos da casa, publicando autores nacionais e internacionais. Gui não tem formação acadêmica.