Descrição
A Inteligência Artificial está revolucionando diversos setores da sociedade, incluindo o mercado editorial. Este curso visa capacitar os participantes a entenderem os conceitos fundamentais da IA, suas aplicações práticas no mercado editorial e como ela pode ser utilizada para inovar e transformar negócios.
Também serão abordados temas como ética, legislação e os desafios e oportunidades que a IA traz para o setor.
Objetivos
O curso “Inteligência Artificial no Mercado Editorial” tem como objetivos permitir aos participantes:
- Compreender os fundamentos e conceitos da Inteligência Artificial.
- Entender a aplicação da IA no mercado editorial.
- Conhecer casos de sucesso e desafios da IA no setor.
- Aplicar a IA para inovar e transformar negócios editoriais.
- Entender a ética e legislação relacionada à IA.
- Realizar atividades práticas e estudos de caso focados no mercado editorial.
Conteúdo
Módulo 1: Introdução à Inteligência Artificial
- Boas-vindas e Objetivos do Curso
- Breve História da IA
- Conceitos Fundamentais de IA
- Aprendizado de Máquina e Suas Variações
- Como as Máquinas “Entendem” Humanos: NLP
Módulo 2: IA na Sociedade e no Mercado Editorial
- A Transformação Social pela IA
- Casos de Uso: Transporte, Saúde e Educação
- Desafios e Oportunidades da IA no Editorial
- A Revolução da IA no Mercado Editorial
Módulo 3: Negócios e Inovação com IA
- A IA Transformando Empresas
- Cultura de Inovação e Estratégias de Sucesso
- Aplicando IA na sua Editora
- Como criar bons prompts para o ChatGPT
- Usando o BING para pesquisas
Módulo 4: O Futuro do Trabalho e Educação com IA
- Desafios e Oportunidades no Trabalho
- A IA na Educação do Futuro
- Impacto Social e Transformação pela IA
- O que é a engenharia de prompt: o que preciso saber
Módulo 5: Criatividade e IA
- Potencializando a Criatividade com IA
- IA no Campo Artístico e Design de Capas
- O Futuro da Arte e Criação com IA
- Criando capas de livros com IA
Módulo 6: Ética e Legislação em IA
- Desafios Éticos e Soluções
- Viés, Justiça e Privacidade em IA
- Responsabilidades e Propriedade Intelectual
- Pensando novos modelos de negócios e contratos
Módulo 7: Aplicações da IA no Editorial
- IA na Produção e Distribuição de Livros
- Personalização e Experiência do Leitor
- Marketing Editorial e Tendências Futuras
- Melhorando o fluxo de trabalho com a IA
- IA na prática do dia a dia de uma editora
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
José Fernando Tavares
É especialista em produtos digitais com mais de 15 anos de experiência no mercado editorial, especializado em tecnologia para negócios e Inteligência Artificial para produtividade. Tem certificação EXIN BCS Artificial Intelligence Foundation. Fundou a Booknando, empresa especializada em publicações digitais acessíveis e a Volyo Audiobooks, focada na produção de audiolivros com uso de Inteligência Artificial. Com formação humanística, busca utilizar a tecnologia para melhorar o mundo. Tem paixão por vinhos e pelo aprendizado diário.