Indicadores de Desempenho Essenciais para Editoras
Todos que trabalham em empresas, sejam elas de grande ou de pequeno porte, já ouviram falar no termo KPI. Utilizado em diferentes em contextos, ele significa Key Performance Indicators (Indicadores-Chave de Performance).
Administrar um negócio é um grande desafio, especialmente em momentos econômicos turbulentos – o que é padrão no Brasil. Os concorrentes são muitos, e os consumidores, cada vez mais, querem pagar menos. Como consequência, os gestores estão sempre buscando melhorar seus resultados, seja minimizando os erros, seja estando à frente da concorrência. Os KPIs, quando perfeitamente compreendidos e usados de forma efetiva, tornam-se um poderoso aliado para atingir esses objetivos.
Em editoras bem administradas, os KPIs devem ser onipresentes. Devem ser contemplados em todas as reuniões importantes, servindo de guia para as tomadas de decisão. Mas vale destacar que um mesmo KPI que funciona para um tipo de negócio não necessariamente funciona para uma editora. Dadas as suas especificidades, as editoras devem buscar indicadores de desempenho que, de fato, levem em consideração suas particularidades. Nunca podem esquecer que tudo, absolutamente tudo, pode ser mensurado.
Outra observação importante é que não basta ter definido um conjunto de indicadores, é necessário entender seu significado, pois de outra forma será impossível para o administrador saber que decisão tomar para melhorar os indicadores selecionados. A editora deve entender os KPIs como um grande aliado em busca da eficiência, como uma bússola, mostrando a situação atual da companhia em comparação ao que se deseja.
Quando bem selecionados, compreendidos e implementados, os KPIs são capazes de mudar a realidade de uma editora sem causar grandes tumultos e distrações. Fazendo com que ela caminhe para o sucesso e a prosperidade.
Um bom conjunto de KPIs deve responder de forma satisfatória às seguintes perguntas:
- Existe uma relação entre o KPI escolhido e a estratégia do negócio?
- Eles respondem às perguntas não esclarecidas da empresa?
- É possível isolar a decisão a ser tomada pela gestão?
- A empresa já possui informações suficientes para elaborar os KPIs?
- O custo de obter as informações justifica sua escolha?
Apresento a seguir os KPIs que julgo mais importantes para administrar uma editora – totalizando 28 indicadores:
- KPIs Econômicos:
1.1 Do Balanço Patrimonial:
– Ciclo financeiro em dias (giro do estoque + recebimento de clientes – pagamentos)
– Capital de giro (Ativo circulante – passivo circulante)
– Giro do estoque (tempo médio de cobertura)
– Liquidez imediata (Ativo circulante – estoque / passivo circulante)
1.2 Da Demonstração do resultado do exercício:
– Faturamento líquido (Faturamento bruto – desconto comercial)
– Margem Bruta (Faturamento líquido – custo do produto vendido)
– Despesas Operacionais
– EBITDA (Margem bruta – despesas operacionais)
– Margem líquida (Margem operacional – depreciação – juros – não operacionais)
- KPIs Financeiros:
– Geração de caixa das atividades operacionais, financeiras e de investimento
– Prazo médio de recebimento
– Prazo médio de pagamento de gráficas
– Prazo médio de pagamento dos demais gastos
– Total de compra gráfica
– Total de compra editorial
– Total de compra de direitos autorais (apenas adiantamento)
– Gastos variáveis
– Gastos fixos
- KPIs de Lançamento:
– Número de lançamentos
– Tempo de produção
– Valor gasto
– Venda realizada x venda orçada
– Variação para ponto de equilíbrio
– Margem de contribuição
– Número de livros que chegaram ao ponto de equilíbrio
- KPIs Comerciais:
– Exemplares vendidos por canal
– Análise de envio de livros consignados / livros enviados – por cliente
– Desconto comercial – por cliente
Fonte: Key Performance Indicators / Bernard Marr – Londres: John Wiley & Sons, 2015.
André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia