O livro Tarefas da edição é um dos frequentemente indicados pelo professor Marcos Marcionilo
Organizado por Ana Elisa Ribeiro e Cléber Araújo Cabral, o livro Tarefas da edição (Impressões de Minas, 2020), nasceu de uma disciplina do CEFET-MG, casa de importantes estudos da edição de livros no Brasil.
Publicado em 2020, ele traz uma série de ensaios no formato de verbetes, escritos por diferentes autores, que abordam questões ou itens da edição de livros. Ou seja, palavras que significam procedimentos ou conceitos.
Disse que são ensaios sob a forma de verbetes, porque buscam aproximações a essas palavras (por exemplo: Antologia, Anotação, Paratexto, Tipografia, Livro, Edição), colocam ideias, provocam reflexões.
A seguir, um trecho sobre a preparação de textos (ou sobre o sempre polêmico uso de vírgulas):
” […] o preparador deve procurar não intervir no estilo do autor, respeitando suas preferências lexicais, dentre outros aspectos mais subjetivos da linguagem – há autores, por exemplo, que usam a vírgula com rigor gramatical, outros apresentam uma escrita mais fluida, com poucas interrupções e, consequentemente, com pouco uso de vírgulas.” – Maria do Rosário A. Pereira
Houve edição impressa e há uma publicação digital, que está disponível para download gratuito AQUI.
Marcos Marcionilo, em seus cursos GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES ou FORMAÇÃO DE EDITOR DE TEXTOS costuma recomendar a consulta a este livro.