Entrevista com Raick Tavares: Escritor, apresentador de rádio, colunista literário e roteirista
Raick Tavares é de tudo um pouco. Como a profissão de autor de conteúdo pede nos dias de hoje. Escreve, apresenta um programa de rádio, tem coluna literária e escreve roteiros. No começo do ano, Raick ganhou uma bolsa no curso Academia de Autores e, nessa entrevista fala sobre sua carreira e como o curso tem o ajudado.
LabPub: Você trabalha numa rádio e também é autor. O que veio primeiro? Como foi sua trajetória nesse mercado cultural?
Raick: Primeiro veio o rádio. Trabalho nessa área desde os meus 13 anos e já estou na quinta emissora. Sempre fui fascinado pelo mundo da comunicação.
Eu entrei no mercado cultural de cabeça em 2014, arriscando minha primeira publicação, mas fui muito imprudente e fui com um olhar romântico. Acabei me dando muito mal financeiramente porque não soube bem como investir nessa área e a falta de experiência me fez entrar em muitas enrascadas.
LP: Você já tem livros publicados? Como foi a experiência de publicar um livro?
R: No ano 2014 e 2015 publiquei dois livros, depois disso publiquei apenas na internet e participei de concursos, cheguei a ser finalista de alguns, mas nunca à publicação.
O ano de 2016 foi o mais dramático e depressivo da minha vida. Se não fosse a força da minha esposa (Suuh) e os livros, teria parado de escrever.
Desse ano em diante, disse a mim mesmo que só publicaria se fosse por meio de uma editora tradicional. Em meio a tudo isso, a Editora Alicanto viu potencial no livro no romance Pra Hoje, Respire e resolveu comprar essa briga, adquirindo os direitos. No mesmo ano, a Editora Arcadia também adquiriu os direitos de um dos meus primeiros livros, Sempre e um dia a mais, hoje fora de catálogo. Diante de todos os impasses, valeu esperar! Pela primeira vez me sinto de fato um escritor profissional.
E hoje, é com muita alegria que deixo o convite a todos os leitores, para comparecerem à Feira do Livro de Brasília no dia 15 de junho, no lançamento do meu romance Pra Hoje, Respire, no estante da Associação dos Escritores do DF.
LP: Você faz o curso Academia de Autores, de que forma o curso ajudou, na prática, a sua carreira?
O curso me trouxe ainda mais luz. Falei isso para um dos professores que gosto muito, admiro e digo abertamente aqui que é meu crush de Editor, o Pedro Almeida.
Além de abranger tudo que o autor precisava saber, desde como conseguir um agente a como escrever uma carta de apresentação, o curso aborda assuntos diversos, como autopublicação, produção editorial, agenciamento literário, áudio livros, cinema e roteiro.
Enfim, esse é o curso para quem quer conhecer realmente o mercado do livro em suas camadas diversas. Os professores são os melhores nas suas áreas. Alguns eu já conhecia, mas outros me fizeram virar fã pela forma prática de explicação, dinamismo e, acessibilidade, algo muito importante. Todos foram simpáticos estendendo ainda mais seus conselhos.
O curso Academia de Autores é o curso que nós, amantes das palavras, precisamos antes de entrar de cabeça no mercado. Eu recomendo para todo tipo de autor, mesmo aquele que já está no mercado porque você terá uma nova visão e saberá aplicar com mais autoridade sua carreira, alavancando melhor sua audiência e podendo alcançar aquela publicação tão desejada.
Deixe seus links de contatos:
- Facebook: https://www.facebook.com/raicktavares/
- Twitter: https://twitter.com/RaickTavares
- Instagram: https://www.instagram.com/raicktavares/
Estou com alguns contos para leitura gratuita no wattpad.com. Quem quiser conhecer a minha escrita, só clicar: https://www.wattpad.com/user/RaickTavares