Descrição
Você vai criar um curso a distância durante as aulas!
Toda editora de livros necessita inovar urgentemente.
O mercado editorial está assistindo a uma deterioração dos meios tradicionais de se ganhar dinheiro. Livrarias atravessam uma crise sem precedentes. Além disso, o hábito dos consumidores mudou radicalmente: os celulares e a internet alteraram para sempre toda a indústria da mídia.
Diante de tal realidade o que os editores podem fazer? Basicamente buscar novas formas de obter receita.
Neste cenário disruptivo, o editor de livros possui uma grande vantagem: sua capacidade de escolher e dar forma a um bom conteúdo. E nunca se consumiu tanto conteúdo como hoje, pois estão mais baratos e disponíveis.
E este conteúdo não deve mais ficar preso apenas ao livro. O tempo de se fixar em velhos paradigmas acabou.
A produção e comercialização de cursos a distância pode ser uma alternativa ao modelo editorial tradicional. Através da conexão entre bons autores e bom conteúdo, os editores podem entrar no promissor mercado de EaD (Ensino a Distância).
Para mostrar como se elabora um curso a distância, e todas as suas especificidades, a LabPub criou o curso Ensino a distância para editoras: como produzir e comercializar cursos online.
Estruturado em 12 módulos, abrangendo desde a escolha das melhores plataformas de EaD até os custos envolvidos e o controle da evasão; os participantes aprenderão como criar e comercializar um curso a distância. E isso de uma forma prática e com uma das melhores profissionais do mercado.
Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, ajudará os alunos a entender tudo o que envolve um curso à distância – tanto os aspectos teóricos quanto práticos – e com um grande diferencial: todos criarão um curso durante as aulas!
Objetivo
O curso Ensino a distância para editoras: como produzir e comercializar cursos online tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver e comercializar cursos a distância.
Conteúdo
PARTE I – CONCEITOS GERAIS
Módulo 1 – Introdução
- Valorização do conhecimento
- Necessidade de constante atualização
- Necessidade de criar meios para atender o aumento da demanda por educação
- Tecnologias educacionais e inovações na sala de aula
- Avanços da tecnologia – cenário das tecnologias educacionais
- Novo ambiente de Ensino/Aprendizagem
- Flexibilização curricular
- O impacto da revolução digital sobre a pedagogia
Módulo 2 – Cenários e tendências da EaD
- Porque a Educação a Distância se tornou tão importante?
- Mercado global de EaD
- Principais fatores do crescimento da EaD
PARTE II – PLANEJAMENTO E GESTÃO DE UM CURSO EAD
Módulo 1 – Plano de negócios para EaD:
- Como conceber um novo cenário pedagógico e um sistema de aprendizagem a distância?
- No que é preciso pensar para planejar, implementar e avaliar cursos na modalidade de EaD?
- Planejamento estratégico
- Atividades de planejamento de um curso
- Modelos de EaD no Brasil
- Estabelecendo um sistema de EaD
- Decisões na elaboração do curso
- Gestão de sistemas de EaD
- Por onde começar?
- Por quê? (Justificativa para implantar EaD)
- O quê? (Que cursos?)
- Como? (Que meios?)
- Quando? (Qual a duração?)
- Quanto? (Custos?)
Módulo 2 – Desenho do curso:
- Fatores a serem considerados na seleção da tecnologia
- Princípios de elaboração do curso
- Potencializando estratégias pedagógicas
- Elementos fundamentais em um curso a distância
- Engenharia pedagógica
- Dez parâmetros de engenharia pedagógica
- Competência & habilidades
- Tipos de materiais pedagógicos
- Meios didáticos de comunicação
- Avaliação de aprendizagem
- Ferramentas para apoiar a aprendizagem
Módulo 3 – Desenho instrucional:
- O que é desenho instrucional?
- Atividades online
- Objetivos de cada etapa
- Produção de um curso
- Implementação
- Especificação
- Agentes do processo: designer instrucional, conteudista, programador e web designer
- Objetivo geral do DI das disciplinas
- O papel do DI em cursos de EAD
Módulo 4 – Avaliações:
- Avaliação do aluno
- Avaliação geral do curso
Módulo 5 – Gestão pedagógica em EaD:
- Estruturação da equipe
- Equipe de elaboração dos cursos
- Perfil de professores/tutor para EaD
Módulo 6 – Software para EAD:
- Funções, autoria, entrega e acesso
- Learning Management System (LMS) – Sistema Gerenciador do Processo de Aprendizagem
- Seleção de LMS
- Quais as características desejáveis de um LMS?
- Vantagens no uso de LMS
Módulo 7 – Evasão:
- Razões para a evasão
- Metodologia de investigação
- Média dos índices de evasão
- Estratégias para aumentar a retenção dos alunos
Módulo 8 – Custos:
- Custo de divulgação do curso
- Despesas com a seleção dos alunos
- Capacitação de professores e tutores
- Remuneração de professores e coordenadores
- Terceirização de desenvolvimento de objetos de aprendizagem
- Direitos de uso de imagens gráficas
- Gerenciador de cursos, conteúdos e comunidades
- Valor da licença anual
- Manutenção e suporte técnico
Módulo 9 – Objetos de aprendizagem:
- Conteúdo on-line de autoestudo
- Tipos de objetos de aprendizagem
- repositórios de objetos de aprendizagem
- Exemplos práticos
Módulo 10 – Assuntos diversos de ensino a distância:
- Blended learning
- Aula invertida
- Aprendizagem baseada em jogos
- Mobile learning
- E-portfolio
Professores
Marta de Campos Maia
Administradora de Empresas pela FAAP e Doutora pela FGV-EAESP, Marta de Campos Maia atuou como Coordenadora de Educação a Distância da FGV-EAESP e Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação da FAAP e da FGV-EAESP. Atualmente, atua como professora da FGV-EAESP nos cursos de graduação e de pós-graduação e no INSPER nos MBA Executivos. Trabalha como palestrante e como consultora de empresas e de instituições de ensino desde 1998. Conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância. É autora de capítulos de livros e de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior. É parecerista dos periódicos Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, da Revista Proposições da FE-UNICAMP, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP e da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) da ABED. Também atua como assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).