Editores em isolamento
Sós porém conectados, a maior parte dos profissionais do livro no Brasil teve de remontar às pressas um ambiente de trabalho em casa.
A seção “Minha mesa”, que estava gostando tanto de xeretar os locais de trabalho dos seres editoriais por aí também teve de se adaptar. Continua xereta, claro (xereta é coisa muito antiga de dizer?). Mas em vez de revelar as arrumações e desarrumações nas editoras, passou a mostrar as mesas de home office. Olhando para o que já publicamos, percebemos que muitas pessoas já trabalhavam dessa maneira em nosso meio do livro. Por exemplo, a Camila Cabete (Kobo) e o Daniel Lameira (Antofágica e Aleph) – ver edições anteriores.
No “Minha mesa” de hoje, uma editora de didáticos e um especialista em HQs: Ellen Maria Vasconcellos, direto de Brasília, e Cassius Medauar, em São Paulo, um dos professores da LabPub.
Ellen Maria Vasconcellos, poeta, doutoranda da USP, é editora na Edebê, que produz o material didático para a Rede Salesiana de escolas e outras escolas privadas e sociais, passou a trabalhar em casa logo no início do isolamento (apesar de um de seus vizinhos lá em Brasília dizer que isso não é preciso). “É a mesma carga horária e reuniões feitas on-line”, ela conta. Da continuidade desse trabalho e sua entrega nos prazos já estabelecidos depende o material didático previsto para uso em 2021. Ellen também relata que os envolvidos nessa produção editorial assinaram termos de responsabilidade sobre as máquinas que levaram para casa e consigo próprios, comprometendo-se a cuidar de questões de segurança do trabalho, como o uso de apoio de punho e de pés, entre outros.
Ellen garante que não deixou a mesa assim bem arrumada só pra aparecer bem na foto. Acreditamos, vá…
Já o Cassius Medauar nos revela suas duas mesas! Duas! “Mesa clean em tempos de corona! Também é minha mesa da sala! Tenho me sentido confortável trabalhando nela atualmente! E tem que ficar clean porque desmonto se for comer!! Hahahah”. Surfista de alma, esse reconhecido tradutor e ganhador de prêmios importantes pela edição de HQs vai ter que segurar essa onda agora, a saudade do mar, que os tempos são de recolhimento. Enquanto isso, vai remando de uma mesa a outra dentro de casa mesmo.
“Eu trabalhava mais nessa [a pequena, da foto]! Mas comecei a perceber que ficava numa posição ruim! Aí mudei pra outra, a mesa principal. Mas ainda uso esta pela manhã, quando está sol demais na outra mesa!”.
Vamos combinar uma coisa? Mostre sua mesa de home office pra gente, autorizando a publicação. Topa? Na próxima edição, a mesa da Cassia Carrenho e quem sabe a sua também.
Como diriam aqueles cartazes em inglês por aí…
(Try to) Be calm and Stay at home!