Editor de Aquisição & Revisão de Textos
Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras.
REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA, com Marcos Marcionilo, a partir de 10 de junho, e FORMAÇÃO DE EDITOR DE AQUISIÇÃO, com Mariana Rolier, André Castro e Pedro Almeida, a partir do dia 16 de junho, são os destaques na grade da LabPub esse mês.
Seja qual for a plataforma – papel ou digital –, a revisão e a preparação de textos sempre são partes fundamentais da produção editorial. E você não pode imaginar professor melhor do que Marcos Marcionilo para comandar o curso, preocupado em apresentar questões teóricas e práticas do trabalho, debatendo a língua sob um ponto de vista contemporâneo e convidando você a entender a gramática como um ponto de partida da revisão e da preparação, não como jaula.
“Investimos tanto nesse mercado que ousamos oferecer formação EaD a editores de texto, preparadoras, revisores… E mais: ampliamos o público de nosso curso para jornalistas, professores, redatoras, por conta do caráter híbrido de nosso mercado. Os melhores profissionais que conheço são os de formação que chamo de [in]específica. Claro que temos formações acadêmicas específicas, mas todos sabemos que só aprende e se aperfeiçoa quem desenvolve uma prática fundamentada nos melhores princípios de tratamento textual, algo que advém unicamente da experiência”, acrescenta o professor e publisher da Parábola Editorial.
Entre o bolso e o bom senso
Novos livros são o sangue de uma editora. Encontrar novas obras de sucesso e obter retorno financeiro com elas são os objetivos mais importantes de qualquer casa editorial. O Editor de Aquisição é o profissional responsável por prospectar e negociar novos títulos para os catálogos. Ele decide se um manuscrito inédito ou uma obra publicada no exterior estão dentro do perfil da editora, se tem a ver com o que ela se propõe fazer como empresa e se possui valor como produto.
As aulas serão ministradas por quem entende tanto de conteúdo quanto por quem manja muito de planejamento e gestão financeira. As coisas andam juntas, certo?
“A aquisição não pode parar, é o coração do negócio. Se a editora não tem novos livros ela não gira, ela não é saudável. O que é essencial é tirar o pé do acelerador, pensar em negócios possíveis para o momento, sem ofertas malucas ou aquisições de vaidade. Em um momento como este todos estão em sintonia: autores, agentes, editores. É preciso negociar com os pés no chão e entender seu próprio limite. Há grandes oportunidades, histórias maravilhosas e (acho) uma redefinição de valor do que é um livro, um autor e um editor para o mercado editorial”, define a professora Mariana Rolier, que cuida justamente do conteúdo da Storytel no Brasil.
Para conhecer em detalhes esses dois cursos, entre em nosso site: www.labpub.com.br.