Dupla de sucesso: um livro e um curso
Primeiro veio o material de um curso presencial, que virou EAD, o conteúdo virou ebook e depois livro físico. E assim todos ganham com o curso FUNDAMENTOS DE ROTEIRO E NARRATIVA e o livro Criando Mundos, do Marcos DeBrito.
Dicas técnicas e práticas. Há muitos livros assim, você pode dizer. Mas poucos livros de não ficção foram escritos por autores também ficcionistas, como este de Marcos DeBrito. Isso significa que além de aprender muito sobre produção audiovisual o leitor dessa obra ganha também o prazer da leitura em si.
A proposta de Criando Mundos é dar um panorama muito amplo sobre a produção de filmes e vídeos, desde as concepções intelectuais aos problemas muito práticos de captação e distribuição. Ao mesmo tempo, alerta para os pontos em que deve-se aprofundar os conhecimentos. Quando alguém perguntar (a si mesmo, inclusive) como fazer para entrar nesse ramo, Criando mundos é uma porta. A outra é o próprio curso na LabPub, FUNDAMENTOS DE ROTEIRO E NARRATIVA: COMO CRIAR HISTÓRIAS PARA FILMES, que se pode conhecer clicando aqui.
O livro tem basicamente cinco partes. A primeira, “Direção”, trata das etapas da produção de filmes. A segunda, “Contando histórias”, da elaboração da história mesmo. E a terceira, “Roteiro cinematográfico”, ensina a pôr a história em forma de roteiro, com as indicações necessárias para a filmagem e até edição. As partes quatro e cinco são “Storyboard” e as “Considerações finais”.
A seguir, trechos da obra:
“Fazer cinema é foda! E é com essa dose cavalar de incentivo que começamos a moldar você para o mercado.”
“Aos poucos, a coisa se ajeita e o set flui (ou todos se matam), mas o desgaste mental e físico em parte da equipe é real e precisa de atenção para que o estresse não mine a produção.”
“Cinema é a arte do planejamento. Você vê aquele sujeito barbudo, com óculos de armação preta, fazendo cara de conteúdo, e provavelmente acha que pra fazer um filme basta ter uma boa ideia, juntar uma galera e botar pra quebrar. Longe disso! Bem longe.”
“Quando alguém falar que você é talentoso, tente ignorar o elogio e continue trabalhando firme, esforçando-se ao máximo. Apesar de ser algo real, o talento é um veneno para quem não é maduro o suficiente para saber que isso não basta.”
“Seja um Davi numa terra de Golias, pois a vitória – mesmo que difícil – é possível.”
Sobre o autor: Marcos DeBrito é cineasta e escritor de romances, reconhecido por seu estilo ousado de manipular imagens e letras. Natural de Florianópolis, Santa Catarina, mas tendo morado também em Brasília e no norte dos Estados Unidos, escolheu São Paulo para estudar e evoluir profissionalmente. É autor dos livros O escravo de Capela e A casa dos pesadelos (Faro Editorial) e do premiado filme Condado macabro, entre outras obras e realizações no cinema.