Do mercado financeiro ao editorial
por Thiago André Monteiro
Conheça a trajetória de Thiago André Monteiro, que já fez três cursos na LabPub, entre gestão e escrita, montou o clube do livro Ichthus e um podcast sobre literatura.
Já que você quer saber como entrei no mercado editorial, segue um pequeno resumo de como, na verdade, caí nesse meio. Sou formado em Matemática Aplicada pela USP e trabalhei 11 anos no mercado financeiro. Durante boa parte desse período, cursei Teologia num seminário (Seminário Batista Logos), mas sem pretensões pastorais ou missionárias. O que eu buscava realmente era aumentar meu conhecimento sobre Deus e me aproximar espiritualmente dele. Parece que esse meu plano deu certo, pois, conforme os anos passavam, mais eu me perguntava: “O que estou fazendo da minha vida? Por que estou gastando os meus dias só em busca de dinheiro? Qual será o meu legado?”
Até que, no início de 2014, abandonei o mercado financeiro e comecei a trabalhar numa pequena editora cristã (Editora Batista Regular), aceitando receber menos de um terço do que eu ganhava. O presidente da editora, na época, tinha sido meu professor no seminário e sabia do meu descontentamento. Ele buscava alguém para reorganizar a editora e eu, uma oportunidade para mudar de ares. Foi a oportunidade para resgatar uma paixão antiga, a leitura. Enquanto eu organizava a editora com análises, planilhas e relatórios, comecei a me qualificar em praticamente todas as áreas do mercado editorial. Conheci os cursos da UNIL-UNESP, da Casa Educação e da LabPub e acabei fazendo uma dezena deles. Agora eu conhecia toda a cadeia de produção do livro, estratégias comerciais e de marketing, edição, preparação, revisão, gestão financeira editorial; até na parte da escrita me aperfeiçoei (outra paixão pessoal).
Em meados de 2017, comecei a juntar o conhecimento que estava adquirindo com o empreendedorismo. Conversei com a Carol Simão, minha amiga e colega na editora, sobre várias ideias e, depois de muito planejar, chegamos ao que hoje é o Clube Ichthus, um clube de assinatura de livros que mistura literatura dita “secular” com clássicos da literatura cristã. Nos organizamos por alguns meses e, em março de 2018, enviamos os primeiros kits para os nossos 2 primeiros assinantes. O clube foi crescendo devagar (como é difícil esse início!) e, em outubro de 2019, lançamos mais quatro planos, agora atendendo também o público infantil (dos 3 aos 17 anos). Ainda somos pequenos e temos batalhado muito para sermos reconhecidos e, assim, conquistar cada vez mais leitores.
Nasce o podcast
Com o tempo, percebemos que estávamos investindo um esforço enorme para gerar conteúdo (produzíamos do zero uma revista literária todo mês), mas só os associados do clube consumiam aquela informação. Decidimos, então, fazer mais uma mudança (e que empresa nova não vive correndo atrás delas, não é mesmo?). Mas aqui é necessário contar outra pequena história:
Em meados de 2018, um de nossos parceiros (e grandes amigos) nos convidou para gravar com eles um podcast literário. O irmaos.com é, com certeza, um dos podcasts mais antigos do Brasil. Eles queriam inaugurar um programa literário mensal onde conversaríamos de um jeito passional e não acadêmico sobre algum livro lido ao longo daquele mês. Foi assim que surgiu o Literário (www.irmaos.com/podcasts/podirmaos/literario). Nele gravamos episódios sobre vários clássicos da literatura, como O peregrino, Os sofrimentos do jovem Werther, Crime e Castigo, Crônicas de Nárnia, Orgulho e preconceito, Confissões de Agostinho, Viagem ao centro da Terra, O livro dos mártires, Jane Eyre, e tantos outros.
Voltando à grande mudança, decidimos trocar o foco de nossos esforços. Tudo aquilo (e muito mais) do que já produzíamos na revista literária que acompanhava nossos kits, e que, portanto, só atingia nossos associados, transformou-se no Ichthus Podcast. Em março de 2020, relançamos o nosso podcast, agora semanal, mais profissionalizado, com site próprio (ichthus.com.br), distribuído nas principais plataformas de áudio e com programas bem mais variados. Claro que nossa parceria com o irmaos.com no podcast Literário continua, mas agora queremos alcançar ainda mais pessoas, entregando um conteúdo divertido, informativo, de qualidade e de graça. Agora em março, por exemplo, estamos com nossa primeira campanha de leitura coletiva. Escolhemos o livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, aproveitando o tema de isolamento social que o mundo está sofrendo. No fim de abril vamos gravar nossa primeira live com todos os que aceitaram o desafio da leitura.