Livros importantes e um modo de ser no mundo são celebrados em 25 de maio
Também é o dia da costureira, do massagista, do sapateado, da África, da tireoide, das crianças desaparecidas e o dia mundial dos vizinhos. Mas vamos focar nestas comemorações, a depender do ponto de vista, menos ou absolutamente mais importantes: o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, todos no mesmo 25 de maio.
Dia da Toalha foi criação de fãs do clássico livro Guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro (com tradução de Carlos Irineu da Costa, Marcia Heloisa Amarante Gonçalves e Paulo Henriques Britto, na edição comemorativa de 2021). É uma homenagem feita pouco depois da morte do autor, em maio de 2001. A referência é um trecho do livro, publicado pela primeira vez em 1979, na Inglaterra. Está no capítulo 3, quando o leitor é apresentado ao “mais extraordinário livro jamais publicado pelas grandes editoras da Ursa Menor — o Guia do Mochileiro das Galáxias […] sob a forma de um microcomponente eletrônico subméson oprqe, se fosse impresso de forma convencional, um mochileiro iria precisar de diversos prédios desconfortavelmente grandes para acomodar sua biblioteca”. Enfim, no tal guia é dito que todo mochileiro interestelar, além de nunca entrar em pânico, deve sempre ter uma toalha em sua mochila.
Daí que, nessa data, fãs do livro circulam por aí com toalhas penduradas nas mochilas.
É por esse mesmo motivo que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd? As histórias se cruzam, mas essa, em 1977, foi a data de estreia do primeiro filme da saga Star Wars, o filme 4, Uma nova esperança — aquele em que Darth Vader mata Obi Wan Kenobi e Luke Skywalker explode sua primeira Estrela da Morte. O motivo é autoexplicativo. Mas quando a gente procura saber mais com uma mestre em Ficção Científica como a professora Claudia Fusco, sempre há um contexto a somar:
“Acho que ser nerd já foi muito relacionado a fazer parte de um grupo de pessoas que amam uma coisa de nicho, em geral um produto da cultura pop – quadrinhos, ficção científica, fantasia… mas hoje, tudo isso é mainstream! então dá para dizer que, de uma forma ou de outra, o nerd lançou tendências encontrando essas paixões e colocando elas no mundo com profundidade e interesse. tá tudo bem levar o pop a sério!”
Fusco ministra na LabPub o curso História da Literatura Nerd. E nesse 25 de maio ela celebra, como muitos e muitas de nós, as duas datas (pelo menos):
“Nos últimos anos eu não saí com a minha toalhinha por causa desse inconveniente chamado pandemia… mas esse ano eu não perco a chance!”