Quando o designer da capa do livro ganha a autora como fã
Último ano antes da pandemia, fim de 2019. Patti Smith veio ao Brasil para se apresentar, ícone da música e da poesia norte-americana. Entre tantas marcas que deixou no público brasileiro, aqui temos uma: no professor da LabPub, podcaster e diretor editorial da Tocalivros, Fabio Uehara. Quando trabalhava no Grupo Companhia das Letras como diretor de arte, ele foi o responsável pela criação das capas dos livros de Patti Smith. E ganhou o reconhecimento da própria autora, num autógrafo especial.
Está no expediente dos livros — Capa: Fabio Uehara.
Está apenas no exemplar de Devoção (Companhia das Letras, 2019), na estante do capista, o autógrafo de Patti Smith para Uehara.
Ele conta nesta estreia do quadro Além do Expediente, do Blog LabPub, um pouco do trabalho do diretor de arte, responsável, entre outras coisas, por escolher os capistas para os livros. Não era função dele, normalmente. Pelas circunstâncias, Uehara acabou desenvolvendo o design da capa de Só garotos (Companhia das Letras, 2010) e então dos demais livros da autora.
Produção gráfica
Há detalhes muito legais da produção gráfica que influenciaram as escolhas do design, como a laminação especial e o efeito de transparência nas faixas de diferentes cores para os títulos. Com que tipos eu vou? Toda escolha importa muito.
A conversa inteira você pode assistir no vídeo:
Ah, e saiba que Uehara tem curso no horizonte aqui na LabPub. Esse ano ele já ministrou a FORMAÇÃO DE EDITOR DIGITAL, com 30 horas no total. E a partir de 5 de julho ele começa o curso PODCAST PARA EDITORAS.