Dani Costa Russo virou a mesa
Crédito da foto: Bruna Costa Russo
LabPub – O que achou do curso FORMAÇÃO DE PUBLISHER? Você se inscreveu nele já com algum projeto em mente? Você tem uma editora ou planeja ter?
Dani Costa Russo – O curso atendeu plenamente a minha necessidade de aprender sobre a cadeia de livros, os processos do mercado editorial. A intenção era fazer transição de carreira, pois por toda a minha vida adulta trabalhei em redação de notícias, como jornalista, e senti que era hora de realizar outro sonho – o de publicar livros. Então, o curso foi a minha base, foi a partir dele que adquiri conhecimento de como eu poderia atuar nessa área. Comecei a Formação de Publisher com um projeto em mente, que foi o que desenvolvi no meu TCC. Não pensava em criar uma editora real, mas sabia que o que eu desenvolvesse na minha editora fictícia poderia ser colocado em prática onde eu viesse a trabalhar. Fazer o TCC para o curso foi essencial, pois entendi como posso executar ações que considero importantes em uma editora.
Pouco tempo depois de concluir o curso, assumi o selo editorial Auroras, de publicação de obras escritas por mulheres, da Penalux. Eu me sentia pronta para esse mercado, mas confesso que fiquei bem surpresa com o convite de ser a responsável por um selo! Para estar ainda mais apta a essa oportunidade, estou matriculada no curso Formação de Editor de Aquisição, da LabPub.
LabPub – Como se organizou para fazer o curso? Conseguia assistir às aulas ao vivo ou assistia depois? E para realizar as propostas práticas?
Dani Costa Russo – Já começo respondendo que EAD salva vidas! Eu estava em um momento muito delicado, tinha medo de falhar na transição de carreira. Eu precisava de estímulo, e de fazer as aulas no meu tempo. Assistia aulas em horas e horas seguidas, anotando tudo, elaborando meu TCC, realizando as atividades, nos dias que eu podia. Ah, as aulas extras são igualmente ótimas, eu as fiz também, apliquei o que aprendi nelas no meu TCC, sugiro não perdê-las.
LabPub – O que significa ser editor de livros hoje em dia, para você?
Dani Costa Russo – Ser atuante na literatura do nosso país, do nosso mundo. Essa atuação me impressiona, desde criança penso na importância dos livros na formação de um povo. Ser editora é ser uma parte da formação cultural das pessoas.