Conheça as ideias da editora Ana Flávia Zammataro
Ela concluiu o MBA BOOK PUBLISHING, criou o plano de uma nova editora e aplica o que aprendeu em seu dia a dia como Editora Executiva.
LabPub – Qual o título do seu TCC? Faça um resumo do estudo por favor. E nos
conte o que achou mais desafiador nesse trabalho de conclusão do MBA BOOK PUBLISHING.
Ana Flávia Dias Zammataro – O título do TCC é o título da editora para a qual eu fiz o Business Plan: Editora História nos quadrinhos. A proposta do meu TCC foi a de apresentar a Editora História nos Quadrinhos como um novo segmento do mercado editorial através de demonstrativos de análise de mercado e de valores que asseguram sua implantação, sua segurança e sua continuidade no mercado. O segmento de atuação da editora História nos Quadrinhos é a literatura de não-ficção no formato história em quadrinhos tendo como público leitor jovens na idade escolar, especificamente dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Como estratégias para ganhar mercado, nossa proposta seria investir na difusão dos produtos nas redes sociais, sobretudo em plataformas digitais para que seus leitores sejam sensibilizados e atingidos. Com esse projeto, a pretensão é de chegar a uma receita bruta de R$ 2.396.000,00 ao final da projeção financeira. Tive que me “reinventar” para produzir esse trabalho, ou seja, desenvolver habilidades para trabalhar com conteúdos afeitos à Gestão financeira, e isso foi o mais desafiador para mim.
LabPub – Como avalia sua vivência nesse curso? Que áreas acha que teve melhor aproveitamento?
Ana Flávia Dias Zammataro – Foi uma experiência muito positiva, expandi minha visão sobre o universo das editoras, conheci profissionais talentosos, e muitos deles deram aula para nós no curso. Tive a oportunidade de conhecer também alguns dos trabalhos desses profissionais, que me colocaram diante de infinitas possibilidades de trabalho com o livro, desde as primeiras ações para sua concepção, até as formas de diagramação e arte mais arrojadas. Os cursos de edição de texto e de projeto gráfico foram muito proveitosos para mim, pois me trouxeram mais possibilidades de trabalho com os textos, em seu conteúdo e formato, e também suas imagens.
LabPub – Como é sua atuação profissional no momento? O que projeta para sua
trajetória no meio editorial?
Ana Flávia Dias Zammataro – Sou Editora Executiva em uma editoria de materiais didáticos, a Scriba Soluções Editoriais. Pretendo continuar me aperfeiçoando e me atualizando a respeito do mercado de livros, por meio de estudos, cursos, a exemplo do MBA que fiz na LabPub, e assim me capacitar cada vez mais para o meu trabalho.
LabPub – Hora da lista: três livros publicados que você admira muito, pela
edição de uma forma geral e com os quais gostaria de ter trabalhado (de
acordo com sua especialidade).
Ana Flávia Dias Zammataro
1) Persépolis, (de Marjane Satrapi, publicado pela Quadrinhos na Cia) – um dos primeiros livros que me colocaram em contato com o quadrinho de não-ficção. Por trazer uma narrativa envolvente e por fazer parte da minha memória afetiva, é um livro que gostaria muito de ter trabalhado.
2) Livros da Coleção Boitatá (publicados pela Editora Boitempo) – O capital para crianças, O que são classes sociais, As mulheres e os homens, A ditadura é assim, A democracia pode ser assim. Essa coleção trabalha com temas de não-ficção, muitos deles delicados e complexos, porém com linguagem textual e imagética acessível ao universo infanto-juvenil para o qual se destinam. São livros com os quais gostaria muito de ter trabalhado.
3) Queria ter ficado mais (várias autoras, publicado ela Lote 42) – Não é da minha especialidade, mas me apaixonei pelas histórias, pelo formato arrojado do livro (em forma de cartas), pela edição, pela arte, pela diagramação. Enfim, um livro com o qual eu gostaria muito de ter trabalhado.