Conheça a professora de PRODUÇÃO GRÁFICA PARA LIVROS

By 29 de julho de 2020 Blog

Conheça a professora de PRODUÇÃO GRÁFICA PARA LIVROS

Cecilia Arbolave comanda a turma 2 do curso, que começa dia 14 de setembro. Na entrevista ela conta como se interessou pela área e empolga ao falar das possibilidades da criação.

Não é apenas para quem já trabalha com produção gráfica ou deseja começar no setor: o curso PRODUÇÃO GRÁFICA PARA LIVROS fala também com autores e editores em geral. Quem garante é a professora! Cecilia Arbolave, jornalista, editora na Lote 42, nos faz rapidamente querer estar entre papeis e computadores para pensar em como os livros vão se apresentar aos leitores. Aqui é um daqueles casos em que ver cara é ver também coração. Esse curso tem como objetivo fazer um panorama da produção gráfica, apresentando os principais procedimentos de pré-impressão, impressão e acabamentos, sem deixar de abordar tipos de papeis, encadernação, tipografia e formas alternativas de explorar a criação de livros impressos.

LabPub — Pelo o que você percebe, as possibilidades da produção gráfica de livros hoje são bem utilizadas no mercado? Ou há muito ainda a se explorar em materiais, formatos etc?

Cecilia Arbolave — A qualidade impressa dos livros brasileiros é muito boa. Não só em relação a papéis, acabamentos e impressão, mas também ao design editorial, que explora a produção gráfica e faz projetos gráficos e capas atraentes, elegantes e com ousadia. No entanto, a produção gráfica oferece um enorme leque de possibilidades que nem sempre são exploradas. Experimentar demanda mais tempo, mais testes, mais trabalho. E entendo que dependendo do ritmo de publicação de uma editora, nem sempre dá para testar novos formatos para todas as obras. Mas acho que as prateleiras das livrarias e as bibliotecas dos leitores ficariam mais ricas com mais atenção dada à produção gráfica.

LabPub — Quem trabalha com texto também aproveita bem esse curso? Ou é muito específico para quem atua diretamente na produção gráfica?

Cecilia Arbolave — É um curso para todos! Entender o fluxo de produção de um livro, os processos e materiais envolvidos, ajuda a ter uma noção abrangente do que é um livro e como ele é feito. Muitas vezes sabendo de produção gráfica é possível propor soluções, mesmo não sendo da área. Uma vez ouvi a escritora gaúcha Veronica Stigger contar que no livro Sul, publicado pela Editora 34, ela criou um fragmento do livro pensando que as páginas do caderno poderiam ficar presas para que o leitor as rasgasse. Ela sabia do processo de acabamento e isso influenciou o processo criativo. Um exemplo de como a produção gráfica e a escrita podem se relacionar.

LabPub — Em recursos e mesmo na exploração de possibilidades, como você analisa a produção gráfica no mercado do livro do Brasil? Pode fazer comparação com alguns outros centros no mundo?

Cecilia Arbolave — Posso comparar com o mercado editorial argentino, com o qual tenho um contato um pouco maior porque acabo indo regularmente para lá e participando de eventos literários (ah, eu sou argentina!). Sinto que no Brasil, por mais que o custo dos insumos e dos processos de produção tenha aumentado nos últimos anos, temos, por um lado, muita variedade de papéis (nacionais e importados). Também contamos com tecnologia gráfica de ponta: o maquinário das gráficas brasileiras, ou pelo menos as de São Paulo, que são as que tenho mais contato, permite produzir livros com uma variedade ampla de acabamentos e de muita qualidade. Quando participo em feiras argentinas muitas vezes converso com colegas editores que olham para os papéis das edições que eu levo ou reparam nos formatos e me dizem que lá não daria para fazer igual. E eu vejo um pouco menos experimentação gráfica pelas minhas terras do que vejo aqui.

LabPub — Como você se interessou pela produção gráfica? Conte um pouco de sua trajetória, por favor.

Cecilia Arbolave — Entender como os livros são feitos sempre me interessou. Na nossa editora, a Lote 42, como somos uma equipe pequena, assumimos muitas funções e eu me aproximei dessa área. Nos primeiros livros eu ia na gráfica sem saber exatamente o que checar, mas aprendi na prática, com os próprios gráficos treinando meu olhar e me explicando os processos. Fiz também cursos e pesquisa própria para ampliar meu repertório. E como no nosso caso ainda temos sempre orçamentos apertados, para poder viabilizar alguns projetos tive que pesquisar soluções e materiais alternativos — e daí fui pegando o gosto!

LabPub — Pergunta filosófica (ou sem sentido, você vai dizer): se você elabora um livro muito mais bonito e atraente do que a relevância de seu próprio conteúdo, isso é enganar a leitora e o leitor?

Cecilia Arbolave — Complicado fazer essa separação forma/conteúdo porque em muitos casos o próprio formato pode também trazer camadas de sentido que o texto não revela. E ainda, quando forma e conteúdo se entrelaçam e conversam, o livro ganha uma potência enorme. De toda forma, acredito que a edição de um bom livro precisa ser trabalhada em todas suas camadas e que eventuais desequilíbrios podem prejudicar o resultado final.

Saiba mais sobre o conteúdo proposto e de como fazer sua matrícula:

https://www.labpub.com.br/producao-grafica-para-livros-t2/

 

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More