Cabral, Coralina, Drummond e você

By 8 de julho de 2020 Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e compartilhar o amor aos versos.

Estão abertas as matrículas para a OFICINA DE POESIA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CAMINHOS PARA SUA ESCRITA. Ela tem oito encontros, a partir de 11 de agosto, apresentando poemas motivadores que permitirão a conversa sobre os elementos do texto, as diferentes escolhas possíveis, as questões próprias do gênero. É uma oficina pensada para incentivar a escrita de cada participante, sem metas, sem cobranças — só incentivo. Abaixo, uma breve conversa com o professor, Andre Argolo, autor do livro Vento Noroeste (Editora Patuá), pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz e mestrando no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

LabPub — Poeta nasce pronto ou poesia se aprende a escrever, por exemplo, em uma oficina?

André Argolo — As duas coisas e nenhuma das coisas.  Não se pode negar que algumas pessoas parecem ter nascido para escrever poemas, o que chamamos de talento comumente, não é? Mas adoro uma frase do poeta Décio Pignatari (que está no livro O que é comunicação poética). Ele diz algo como “não é porque teve o Pelé que não vamos jogar bola”. É simples e resume bem: porque houve Drummond eu não posso escrever poemas? Vou escrever em maiúsculas pra deixar bem claro o princípio básico de nossa proposta: TODA PESSOA PODE ESCREVER BONS POEMAS. No entanto esse aprendizado é diferente. Não tem uma técnica que serve pra tudo. É uma construção, um despertar. A oficina é o lugar de se testar caminhos, de experimentar sem medo. A gente ali se inspira em vários sentidos, nos poemas que estudamos, nos que os colegas de curso apresentam (se e quando desejam), e no que esse remexer de palavras e conceitos faz brotar em nossa mente. Então, se aprende sim a escrever poemas, pela observação, pela prática, pela troca. Só não é algo que vem pronto. Por isso é tão humanizador.

LabPub — Quem tem interesse em participar da oficina precisa ser formado em Letras ou ter experiência com a literatura?

André Argolo — A poesia não exige diploma nenhum! Não é aula de gramática. Conhecer bem a língua e ter o hábito da leitura só ajuda, claro. Mas na oficina o objetivo é um crescimento único de cada participante. O que se busca é essa evolução absolutamente particular. Não tem competição. A poesia pede justamente o que é mais próprio da gente. Se meu universo de palavras couber num pequeno saco plástico, vou compor com ele. Se tenho uma mala cheia, melhor, tenho mais opção, mais possibilidades. Mas o resultado não se compara. Há participantes que vão conhecer já muito bem todos os poemas que vamos apresentar. Para outras pessoas, serão quase todos uma novidade. O que vale é o desdobramento do que estaremos tratando, ou seja, como as ideias vão se instalar na cabeça de cada um, provocando escritas diferentes. A partir de uma mesma provocação surgem textos completamente diversos. É uma riqueza sem fim.

 LabPub — Você é quem produz o conteúdo desta newsletter. E é o professor da OFICINA DE POESIA. Não é muita cara de pau entrevistar a si próprio?

André Argolo — Sim, certamente é. Poderia ser um típico problema de ego inflamado. Mas, em minha defesa, acuso essa minha trajetória errante, que vai do jornalismo à literatura. Fazer o quê? É minha primeira formação a escrita de notícias, reportagens, textos de informação. Mas minha segunda formação é em escrita literária. Se der tempo nessa vida, ainda posso ser antropólogo! Todo caminho vale a pena. Melhor ainda quando vira poema.

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de HQ e Mangás

O mercado de Histórias em Quadrinhos e Mangás é um nicho com características únicas e, para ser um editor de sucesso o profissional da área, é necessário desenvolver habilidades específicas.…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução Médica Inglês-Português

Pensamos na tradução médica para livros de medicina, de farmácia, odontologia, enfermagem. Remédios, partes do corpo, órgãos internos, procedimentos específicos, técnicas, doenças etc. Mas vai além, porque tudo isso não…
Read More
19 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Preparação e revisão de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More