BALADA LITERÁRIA 2020 será online
Evento que acontece há 15 anos não cede às limitações da pandemia e mais uma vez será organizado pelo escritor Marcelino Freire, a partir do Piauí, da Bahia e de São Paulo.
Embrulha pra levar e leva pra casa! A Balada Literária, festa criada e organizada pelo escritor Marcelino Freire desde 2006, vai ser esse ano totalmente realizada pela internet. Você que se interessa por literatura e cobra dos outros eventos a representatividade racial, sexual, da pluralidade brasileira, então tem essa chance de apoiar de fato o evento, que desde sempre teve essa missão: dias 24 e 25 de agosto e também entre 3 e 7 de setembro.
A homenageada é a escritora Geni Guimarães, autora negra, nascida no interior de São Paulo, que já participou da Balada em outras edições, mas dessa vez é o nome principal, com o objetivo de iluminar para mais gente sua importante obra.
Com crise e sem crise, como diz Marcelino Freire, a Balada Literária coleciona grandes momentos com Antonio Candido, Ney Matogrosso, Conceição Evaristo, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Raduan Nassar, Augusto de Campos, Adriana Calcanhoto, Chico César, João Ubaldo Ribeiro, assim como pôde apresentar autoras e autores menos conhecidos: “é pra conhecer!”, comemora o organizador.
Entre os participantes desse ano estão Conceição Evaristo, Márcia Tiburi, Juraci Tavares, Douglas Machado, Sidney Santiago Kuanza, Zezé Motta, Miriam Alves, Esmeralda Ribeiro, Aza Njeri, Cátia de França, Ricardo Aleixo, Daniel Munduruku e Eliane Potiguara. O evento terá show de abertura com Gabi da Pele Preta, aulas, conversas, exibição de filmes e saraus. Conheça a programação pelo site www.baladaliteraria.com.br.